9 COMIDAS TÍPICAS DOS PAÍSES QUE FALAM ESPANHOL

YZG | Cultura
Campanha 70 anos

26

MAR

Já parou para pensar se você conhece alguma comida típica dos países que falam espanhol? Muitos pratos do México, da Espanha e da Argentina, por exemplo, são conhecidos no Brasil. Por isso, se você quiser experimentá-los, basta verificar se algum lugar da cidade em que você mora oferece essas comidas ou pesquisar receitas para preparar esses pratos em casa.

Acompanhe o texto e conheça nove comidas típicas dos países que falam espanhol!

  • Guacamole (México)

O guacamole é muito famoso no Brasil e é uma comida típica do México! Esse acompanhamento da culinária mexicana é servido com saladas, nachos de milho ou recheando tacos e burritos. O tradicional guacamole é feito com abacate, tomate, pico de gallo (uma mistura de tomate, cebola, cebolinha, coentro e, às vezes, milho amarelo), cebola roxa, limão… e outros ingredientes que podem ser adicionados ou, se você não curtir algum, retirados. O importante é não tirar o abacate da cena, beleza?

  • Tacos (México)

Outra comida típica mexicana que pode ter o guacamole, que apresentamos no tópico anterior, são os tacos! Esse prato do México, também muito popular nos Estados Unidos, é feito com uma tortilla de milho crocante, se for frita, ou na versão “soft”, ou seja, com uma massa macia. Os tacos podem ser recheados de chilli com carne (um prato elaborado com feijão e pimenta, às vezes com carne também!), pico-de-gallo, carne, queijo, sour cream, entre outros recheios que deixam essa comida superdiversificada!

  • Burrito (México)

Outro protagonista da culinária mexicana é o burrito, e com certeza você já ouviu falar dele! Também muito famoso nos Estados Unidos, na culinária Tex-Mex, é feito com uma tortilla de farinha recheada com vários ingredientes, como carne, frango, chilli, guacamole, salsa, vegetais, entre outros ingredientes e acompanhamentos típicos do México. Tudo isso é enroladinho junto dentro da massa e você pode comer com as mãos mesmo!

  • Paella (Espanha)

Um dos pratos mais famosos da Espanha e típico da gastronomia valenciana (de Valência, região da Espanha) é a paella. É uma comida à base de arroz, complementada com carnes, verduras, diversos tipos de feijão, tomate e açafrão. A paella foi se modernizando e, hoje em dia, é feita com muitos frutos do mar, como mariscos e camarões. É a comida típica dos finais de semana dos espanhóis, quando reúnem a família e os amigos.

  • Gazpacho (Espanha)

Outro prato típico espanhol é o gazpacho, uma sopa fria à base de tomate, pepino e pimentão. Além de ser popular no sul da Espanha, também faz sucesso no sul do país vizinho, Portugal. Mesmo sendo uma sopa, o gazpacho é muito consumido no verão nas regiões de mais calor por não ser quente, como estamos acostumados no Brasil. 

  • Ceviche (Peru)

Agora é a vez de visitar o Peru! O ceviche é uma comida típica do Peru, feita com peixe cru marinado em suco de limão ou outra fruta cítrica. É importante que esse peixe seja branco e sem muita gordura. Além disso, polvo ou camarão também podem ser usados para elaborar esse prato. No Peru, alguns ingredientes essenciais para o ceviche são a cebola e o piri-piri, uma pimenta.

  • Choripán (Argentina)

O choripán é um lanche típico da Argentina, feito com duas fatias de pão recheadas com uma linguiça de chorizo. Geralmente, é temperado com chimichurri (azeite temperado com ervas) ou salsa criolla, um molho feito com cebola, pimentão, tomate, azeite, vinagre, pimenta e cominho. Os choripanes são consumidos como uma refeição rápida pelos argentinos e também por uruguaios. Seu nome vem da junção de chorizo + pan

  • Parrillada (Argentina)

Vamos continuar conhecendo a Argentina! A parrillada é um prato típico, ou talvez possamos chamar de um momento típico argentino. Pode ser considerado semelhante ao nosso churrasco, porém a parrilla é um assado de carnes feito separado do carvão, assim o aroma e o sabor da carne não são alterados. 

A carne também não é furada com os espetos, fazendo com que seu suco permaneça nela. O tempo e a altura em que os assados estão também são importantes durante esse processo. Todos esses detalhes são para deixar a parrilla ainda mais saborosa!

  • Empanadas (Argentina)

Apesar de serem encontradas também no Chile e na Espanha, as empanadas mais famosas são as argentinas. O sucesso é tanto que virou uma comida típica da Argentina e também pode ser encontrada no Brasil. Chamadas de “empanadas tucumanas” no país, esses salgados podem ser recheados com carne bovina cortada em pequenos cubos e temperada com vários condimentos. Às vezes pode ter azeitonas, uvas passas e ovos cozidos.

Conclusão

Gostou de conhecer algumas comidas típicas de países que falam espanhol? Existem muitas delícias espalhadas por esses e outros países que têm a língua espanhola como idioma oficial. Que tal buscar receitas para experimentar essas delícias? Se você já comeu alguma dessas comidas, conta pra gente nos comentários!

Acompanhe o blog do Yázigi e confira outros artigos relacionados ao espanhol.

Como falar os nomes das frutas em espanhol

5 semelhanças entre Brasil e Espanha

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um Cidadão do Mundo!

Twitter Tweetar
Facebook Compartilhar
WhatsApp Enviar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning