6 DICAS PARA INCENTIVAR AS CRIANÇAS A TRABALHAR EM GRUPO

YZG | Cultura
Campanha 70 anos

23

DEZ

Logo cedo, as crianças gostam de colaborar, aprender, observar e participar das atividades do cotidiano que acontecem ao redor delas. É característico dos pequenos ter facilidade para trabalhar em equipe, mas é preciso incentivá-los a participar dessa prática. Os pais e educadores têm o papel de estimular o trabalho em grupo, além de outras habilidades envolvidas nesses momentos. 

Hoje em dia, competências como autonomia e senso de liderança são cada vez mais valorizadas. Dessa forma, o trabalho em grupo faz com que os pequenos começem a se preparar para o futuro profissional e a construção de relações interpessoais. Quer saber como incentivar as crianças a trabalhar em grupo? Confira o texto a seguir!

11 pontos importantes desenvolvidos pelo trabalho em grupo

  1. Integração ao meio social
  2. Respeito às diferenças
  3. Redução da timidez
  4. Desenvolvimento da liderança
  5. Estímulo da criatividade
  6. Aprimoramento da comunicação
  7. Sentimento de pertencimento a um grupo
  8. Estímulo à colaboração
  9. Exercício da empatia
  10. Desenvolvimento do senso crítico
  11. Capacidade de resolver problemas

Como incentivar as crianças a trabalhar em grupo? 

Para que as crianças trabalhem bem em grupo e desenvolvam as competências de forma adequada, é necessário que recebam os incentivos corretos. Os professores ou os pais podem seguir algumas dicas para que esse ensino tenha bons resultados. Acompanhe:

  • Contribuição nas tarefas da casa

Algumas tarefas de casa podem ser realizadas pelas crianças, assim elas contribuirão no dia a dia da família e sentirão que realmente fazem parte daquele lugar. 

Os pais podem incentivar os filhos a retirar a mesa, lavar e guardar a louça (que não quebre ou machuque os pequenos), colocar o lixo para fora de casa, carregar e guardar compras, além de arrumar o quarto. Essas são práticas diárias que incentivarão o trabalho em grupo.

  • Participação em campanhas e ações voluntárias

Existem diversas campanhas e ações ao longo do ano que são desenvolvidas para as pessoas contribuírem com outras ou ajudarem uma instituição. É importante incentivar as crianças a participar dessas ações, como campanhas de arrecadação de agasalho, mantimentos e brinquedos, sempre reforçando o porquê de estarem fazendo aquilo.

Dessa forma, a criança perceberá que participar dessas campanhas é muito importante para ter um bom resultado. Além disso, ela entenderá que quando as pessoas fazem algo juntas, conseguem alcançar objetivos mais facilmente, tendo um impacto significativo. 

  • Crianças assumindo responsabilidades 

As crianças podem ter responsabilidades também sobre tarefas importantes, como selecionar brinquedos para serem doados, separar os materiais recicláveis ou cuidar do animal de estimação. Assim, desde cedo elas conseguem entender que serão responsáveis por momentos importantes que refletem na vida de todos que estão ao seu redor, seja em casa, seja na escola.

  • Pais pedindo ajuda para as crianças

Outra dica é para os pais pedirem ajuda para as crianças em algumas tarefas, mesmo que seja possível fazê-las sem elas. Com o pedido dos pais, os pequenos sentirão que são importantes para que uma ação seja finalizada. Essa é uma ótima forma de ensinar para a criança como realizar corretamente uma tarefa e de mostrar que, no futuro, ela poderá fazer isso sozinha.

  • Promover interação com outras crianças

É preciso que as crianças tenham interação com outras para incentivar o trabalho em equipe. Por isso, é importante promover momentos para que elas socializem e sintam-se parte de um grupo. Isso pode ser feito ao levá-las a um parque com outras crianças, fazer gincanas, ler histórias para os irmãos ou outros colegas, dividir os brinquedos, entre outras atividades simples. 

  • Participar do Yázigi Explore

Para estimular o trabalho em grupo, que tal matricular o seu filho no Yázigi Explore? Nesse after school bilíngue, as crianças vão interagir com outras e adquirir novos conhecimentos através da arte, do próprio corpo e da tecnologia. Juntas, elas vão aprender e desenvolver novas habilidades para atingir um objetivo final. 

Conclusão 

Essas são as dicas que o Yázigi reuniu para você saber como incentivar as crianças a trabalhar em grupo, em casa ou na escola. Esse é um hábito para ser criado desde cedo, promovendo resultados importantes no futuro, já que desenvolve habilidades e ajuda os pequenos a se tornarem Cidadãos do Mundo! 

Quer ler outros conteúdos para os pequenos? Então confira o nosso blog!

O que é pensamento crítico e como desenvolvê-lo na infância?

Quais são as principais competências a serem desenvolvidas na infância?

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um Cidadão do Mundo!

Twitter Tweetar
Facebook Compartilhar
WhatsApp Enviar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning