5 TÉCNICAS DE PINTURA PARA AS CRIANÇAS

YZG | Cultura
Campanha 70 anos

15

JUN

A pintura é um importante estimulante para o desenvolvimento das crianças. Além de incentivar o lado artístico, ela também pode ser usada para ajudar os pequenos a expressar as suas emoções e sentimentos e estimulam a coordenação motora, entre outros benefícios. Neste texto vamos te mostrar algumas técnicas de pintura para apresentar para as crianças. Acompanhe!

1 - Pintura carimbo

Separe alguns objetos que podem ser sujados, uma folha em branco (ou uma tela), algumas tintas de cores diferentes, um pincel e um recipiente para misturar as tintas. Pronto! Esses são os materiais necessários para fazer aflorar a criatividade do seu filho. A criança deverá misturar as tintas que desejar, pegar o objeto escolhido e passar a tinta nele. Depois é só encostá-lo na folha em branco ou na tela e apertar um pouco. A técnica é chamada de carimbo, porque simula a mesma ideia dos carimbos.

2 - Pintura com canudo

Utilizando um canudo, as crianças também podem dar asas à imaginação e fazer diferentes pinturas. Basta pingar um pouco de tinta em uma superfície (papel ou tela, por exemplo) e, com a ajuda de um canudo, assoprar a tinta para as partes em branco, criando um desenho abstrato e muito criativo.

3 - Pintura aquarela

As tintas para aquarela também podem ser usadas pelas crianças, e resultam em experiências prazerosas e desenvolvedoras. Com a aquarela eles podem criar desenhos concretos ou abstratos, misturando cores e utilizando diferentes tipos de pincéis.

4 - Pintura em gradação

A técnica de gradação consiste em fazer a pintura partindo de cores mais fortes até as mais fracas ou vice-versa. Ela pode ser interessante para fazer a criança entender as diferentes tonalidades das cores, desenvolver a noção do espaço que cada cor terá no desenho e estimular a concentração, já que é uma técnica que necessita de mais atenção para ser feita.

5 - Pintura com pontilhismo

Se você quer estimular a concentração e a paciência das crianças, ensine a técnica do pontilhismo. Para usá-la a criança pode, antes, fazer um desenho com lápis grafite ou de cor e, depois, com a ajuda de um cotonete ou com a parte do lápis que não é apontada, molhar na tinta e preencher o desenho ponto a ponto.

O que acha de ensinar as crianças algumas dessas técnicas? Os resultados vão muito além do estético e o que importa, realmente, é o desenvolvimento dos pequenos. 

Continue aqui no blog do Yázigi e confira outros materiais. Acesse:

Os benefícios da pintura na infância

Teatro na infância: saiba os benefícios dessa prática

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um Cidadão do Mundo!

Tweetar
Compartilhar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning