5 MOTIVOS PARA INSERIR A PROGRAMAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS

YZG | Cultura
Campanha 70 anos

28

SET

A realização de novas atividades sempre é benéfica para as crianças, uma vez que estão em uma fase mais propícia para a absorção de novos conteúdos. A programação vem sendo uma área bastante trabalhada nas instituições de ensino como forma de desenvolver nos pequenos novas habilidades e capacidades.

No texto de hoje, você vai conhecer alguns motivos para inserir essa prática no cotidiano de estudos de uma criança. Acompanhe!

  1. Descobertas de novas habilidades

A programação desperta uma série de habilidades que, muitas vezes, a criança nem sabe que possui, e ajuda na formação intelectual e socioemocional de cada uma. Um dos principais benefícios é a descoberta de um hobby extremamente interessante e que pode, no futuro, vir a ser uma profissão.

Além disso, a programação também ensina as crianças a lidar com a frustração e com o trabalho em equipe. Saber que em alguns momentos da vida as coisas podem acontecer de maneira diferente do que foi planejado é fundamental para que saibam compreender toda uma situação e repensar estratégias sem que isso se torne um enorme problema e que a criança desista de tal projeto.

Já o trabalho em equipe fortalece a relação de confiança e amizade entre os colegas de sala de aula. Essas atividades em que as interações são necessárias garantem também que eles aprendam a conviver com as diferenças, respeitem a opinião do outro e saibam discutir pontos de vista de modo educado e respeitoso.

  1. Contato com o inglês

Enquanto desenvolve em uma nova área do conhecimento, como é a programação, ela também consegue aumentar o seu contato com a língua inglesa, uma vez que muitos termos, palavras e programas relacionados a essa área são em inglês.

Nas escolas de idiomas, por exemplo, essa atividade pode ser explorada como uma maneira de colocar em prática o que é ensinado dentro das salas de aulas de forma divertida e desafiadora para as crianças. Não é necessário incentivar a elaboração de projetos enormes; o que realmente importa, nesse caso, é fazer com que os pequenos conheçam uma nova área e consigam desenvolver o inglês de forma natural.

  1. Melhora a concentração

Outro motivo para que a programação seja inserida no desenvolvimento da criança é a melhora na concentração durante a execução de diversas atividades. Isso acontece porque programar exige atenção e foco especiais para que os comandos sejam executados de forma correta.

Essa característica também pode ser aplicada durante o estudo de inglês, possibilitando que as crianças estejam mais atentas aos conceitos, regras gramaticais, pronúncia e vocabulário, absorvendo cada vez mais conhecimento.

  1. Estimula o raciocínio lógico

A linguagem de programação pode ser um tanto quanto complexa, mas isso não quer dizer que não pode ser aprendida. Quando as crianças conhecem os conceitos e os colocam em prática, elas estão desenvolvendo o raciocínio lógico, habilidade tão importante e valorizada atualmente.

O contato com a programação faz com que as crianças saibam como organizar os pensamentos, planejar as ações, analisar as possibilidades e executar um plano de forma mais eficaz. Essa habilidade também pode ser levada para o cotidiano do aprendizado de inglês, já que elas conseguem, dessa forma, criar analogias entre palavras e significados, além de entender mais facilmente como funciona a gramática do idioma.

  1. Pensamento no futuro

Por fim, podemos dizer que a programação, quando inserida ainda na infância, pode abrir um caminho profissional muito fértil. Através das aulas e desse contato mais lúdico, isso pode despertar nas crianças a vontade de seguir carreira nessa área.

Além disso, inserir a programação no desenvolvimento delas ainda no período escolar é um diferencial que pode ser colocado no currículo e faz com que ela chegue ao período de escolha profissional já encaminhada e com uma base forte de conhecimento.

Os benefícios da programação na vida das crianças são diversos e ajudam os pequenos no aprendizado de outras disciplinas, como o inglês. Por isso, incentive-as a conhecer mais sobre essa área.

Quer ver mais conteúdos sobre inglês na infância e no aprendizado infantil? Então acesse o blog do Yázigi e confira muitos outros textos sobre o tema. 

4 atividades para as crianças aprenderem inglês se divertindo

O que é aprendizagem criativa?

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um Cidadão do Mundo!

Tweetar
Compartilhar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning