5 MOTIVOS PARA AS CRIANÇAS APRENDEREM ROBÓTICA NA INFÂNCIA

YZG | Cultura
Campanha 70 anos

18

JAN

Em uma sociedade cada vez mais robotizada e cheia de máquinas, é compreensível que em algum momento elas chegassem ao ambiente educacional. Mas calma, não estamos falando que os robôs assumirão o papel de professores ou funções dos alunos! O ponto central dessa discussão é que o aprendizado de robótica pode ser benéfico para o desenvolvimento das crianças.

Nas linhas a seguir, você encontrará alguns motivos pelos quais os pais devem dar uma atenção especial a esse tipo de ensino e do porquê de cada vez mais escolas estarem adotando essa disciplina em suas grades curriculares.

1 - Organização de ideias

Ao ter contato com os conceitos de robótica e com a linguagem de programação, as crianças reconhecem que é preciso serem organizadas em suas ideias para conseguirem desenvolver algum projeto.

Isso se deve ao fato de ser um trabalho minucioso, que exige atenção e planejamento de quem está pensando no resultado final. O tempo e a prática recorrente das atividades de robótica desperta nos pequenos o senso de organização, pois se tornam capazes de detalhar cada etapa do processo de elaboração e de montagem de um equipamento.

2 - Raciocínio lógico

Aliado ao desenvolvimento do pensamento organizado, está o raciocínio lógico. Essa forma de pensar, influenciada pela linguagem de programação, incentiva as crianças a pensar em todas as ações que precisam ser executadas pelo computador.

Dessa maneira, é exercitada a parte do cérebro responsável pela análise crítica das situações, sejam elas do dia a dia profissional, sejam do pessoal, fazendo com que tenham a capacidade de encontrar saídas para diferentes tipos de problemas que possam enfrentar.

3 - Criatividade

Elaborar um projeto exige uma capacidade criativa significativa dos pequenos, mas isso não quer dizer que é preciso nascer com essa habilidade. A prática das atividades de robótica na infância serve também para despertar esse sentimento criativo e alimentá-lo até que floresça com mais naturalidade em diversas situações.

No dia a dia das atividades, a criatividade, unida à curiosidade, estimula as crianças a testar possibilidades de composições e a elaborar formas de execução daquilo que foi pensado anteriormente.

4 - Trabalho em equipe

Uma capacidade importante e muito valorizada no mercado de trabalho é a de saber trabalhar em equipe. Não é raro encontrar nas empresas aqueles colaboradores que têm excelente desempenho, mas que na hora de executar uma tarefa em parceria com alguém, acabam perdendo o controle das emoções e não conseguem se relacionar profissionalmente.

Por essa exigência e necessidade, as crianças são ensinadas nas escolas a trabalhar em parceria com seus colegas, e a robótica é uma das atividades em que é nítido esse desenvolvimento.

Durante as aulas, os estudantes percebem que todo o processo de elaboração e montagem de um projeto é composto por diversas etapas, e que quando são divididas entre um determinado número de participantes da equipe, se torna mais fácil executar o plano.

Sendo assim, eles aprendem o valor de se trabalhar em conjunto e reconhecem a necessidade de conversar e de ouvir o que os demais têm para falar.

5 - Incentivo ao aprendizado

O campo da robótica está fortemente associado ao universo das exatas, devido aos números e conceitos matemáticos e físicos presentes na prática. Mas além disso, o inglês também se faz muito presente, uma vez que diversos termos e conceitos são expostos e explicados no idioma.

Com isso, aprender robótica aproxima as crianças dessas disciplinas, que são, muitas vezes, vistas como bichos de sete cabeças por eles.

Conclusão

As atividades relacionadas à robótica, quando executadas ainda na infância, tendem a potencializar o aprendizado das crianças e a desenvolver habilidades que serão aproveitadas no futuro em diversas áreas. 

Por isso, procure uma instituição de ensino que valorize esse tipo de aprendizado e que dê recursos para que seu filho se aventure nesse universo.

Que tal conhecer mais sobre algumas práticas importantes para o desenvolvimento das crianças? Confira os nossos conteúdos no blog do Yázigi!
 

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um Cidadão do Mundo!

Tweetar
Compartilhar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning