5 DICAS PARA ESTIMULAR A CRIATIVIDADE DO SEU FILHO DENTRO DE CASA

YZG | Cultura
Campanha 70 anos

13

JUL

A criatividade é uma habilidade que traz diversos benefícios, e quando estimulada e desenvolvida na infância, pode gerar boas experiências para as crianças. Os pais podem e devem propor aos filhos atividades e exercícios que os façam usar a criatividade e, assim, aprimorar essa competência tão valiosa. Neste texto daremos dicas de como isso pode ser feito dentro de casa. Acompanhe!

1 -Ofereça desafios

As crianças podem ser estimuladas a serem criativas quando estão diante de desafios ou situações novas; por isso, criar ambientes em que os pequenos possam explorar novos sentidos, saídas e soluções é muito importante para o seu desenvolvimento. 

Nesse processo de descoberta, os pais podem desempenhar o papel de instigar os filhos a exporem suas ideias e buscarem resolver suas questões de maneira autônoma. Os responsáveis, no entanto, devem orientá-los e dar condições para que os pequenos consigam desenvolver a criatividade.

2 - Desperte o pensamento crítico

O pensamento crítico está diretamente ligado ao desenvolvimento da criatividade e vice-versa. Essa habilidade é muito importante, pois faz com que a criança observe o que está acontecendo e se questione sobre outras formas de lidar com determinadas situações, ou seja, a criatividade se mostra necessária para fazer com que os pequenos consigam elaborar melhor seus raciocínios.

Além disso, os pais podem estimular essa prática fazendo questionamentos enquanto a criança estiver realizando alguma atividade, por exemplo. O objetivo é incentivá-la a ter uma visão mais ampla que leve em consideração consequências ou benefícios de determinadas ações. 

3 - Responda aos questionamentos

Dentro de casa, os pais devem estar preparados para responderem às perguntas das crianças, pois a curiosidade está ligada ao desenvolvimento da criatividade. Diante disso, é fundamental que os pequenos tenham suas dúvidas respondidas e atendidas para que não fiquem sem respostas e, assim, tenham o processo de desenvolvimento da criatividade limitado. Além disso, os responsáveis não devem reprimir os questionamentos, pois esse sentimento de negação também pode ser prejudicial para a criança. 

Quando os pais não souberem responder às perguntas dos filhos, mentir não é o caminho. O ideal é que, juntos, pesquisem sobre determinado assunto e descubram, juntos, a resposta para o questionamento em questão. Além de ser um momento bem bacana entre pais e filhos, isso também pode gerar boas memórias e incentivar os pequenos a fazerem pesquisas sobre outros assuntos que despertem sua curiosidade.

4 - Apresente as artes

As diferentes manifestações artísticas são baseadas, antes de tudo, na criatividade de seus criadores, não é mesmo? Por exemplo, uma pintura: ela é pensada e desenvolvida por meio das ideias do pintor, e essas ideias surgem das suas experiências de vida e da capacidade de criação. 

As artes, portanto, podem ensinar a criança a desenvolver o seu lado criativo, seja no sentido de consumir produtos artísticos, como obras de arte, pinturas, músicas, entre outros, seja se aventurando nas artes. Nessa realidade, os pais podem oferecer materiais variados, como tinta, papel, lápis de cor, canetas coloridas e instrumentos musicais, para que os filhos tenham esse contato maior e exercitem a criatividade.

5 - Proponha atividades

Além dessas dicas que demos acima, que incentivam o desenvolvimento da criatividade de maneira autônoma, os pais podem propor atividades práticas que visam o estímulo criativo de maneira lúdica e divertida.

Você pode, por exemplo, falar para a criança customizar um caderno escolar, elaborar um desenho utilizando elementos encontrados em casa ou usar massinha de modelar para criar pequenas esculturas. Pintar telas e papéis com tintas e aprender a tocar instrumentos musicais também são atividades que contribuem para estimular a criatividade dos pequenos. 

Não se esqueça também de que os livros e as histórias em quadrinhos podem ser interessantes nesse processo, já que possibilitam a viagem por diferentes lugares mesmo sem sair de casa, o que desenvolve, além da criatividade, o senso crítico e também aumenta o vocabulário. Lembrando que o objetivo dessas práticas não é exigir que as crianças façam um trabalho perfeito esteticamente, mas que deem asas à imaginação. 

Quando se estuda um novo idioma, aquelas pessoas que têm o lado criativo mais apurado conseguem compreender e se desenvolver com mais facilidade, já que a mente trabalha de maneira mais livre e é capaz de entender mais facilmente ideias diferentes das a que estão acostumadas . Por isso, o papel dos pais no desenvolvimento da criatividade das crianças é fundamental, pensando sempre na capacitação intelectual de seus filhos.

Não perca as novidades do blog do Yázigi! Acesse e acompanhe.

Como a cultura influencia no desenvolvimento das crianças?

Como fazer as crianças terem interesse por fotografia?

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um Cidadão do Mundo!

Tweetar
Compartilhar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning