4 MOTIVOS PARA TRABALHAR O LETRAMENTO DIGITAL COM AS CRIANÇAS

YZG | Cultura
Campanha 70 anos

08

FEV

As crianças estão tendo contato com as novas tecnologias cada vez mais cedo. Por isso, o letramento digital é fundamental para educá-las para usar aparelhos eletrônicos e consumir conteúdos da internet com consciência. Durante a infância, as crianças já se divertem e aprendem com a ajuda do mundo virtual, um contato que estará muito presente quando forem adolescentes e adultos. 

Seja para estudos, seja para lazer ou trabalho, o uso da internet e dos meios digitais envolve regras e boas práticas para se fazer parte das redes virtuais! Saiba mais a seguir sobre o assunto e os principais motivos para trabalhar o letramento digital com as crianças desde cedo! 

O que é letramento digital?

O letramento digital pode ser entendido como uma alfabetização para os meios digitais, e também como a capacidade de ler e escrever em dispositivos eletrônicos, como smartphones e computadores. Além dessa definição, é um conceito que envolve o ensino e a interpretação de conhecimentos do meio virtual, como símbolos, mecanismos, códigos e plataformas que devem ser entendidos pelos usuários durante o uso das tecnologias; e também o consumo de informações de forma consciente. 

1. Desenvolvimento do pensamento crítico

Com o letramento digital, as crianças são preparadas para consumir os mais variados tipos de conteúdos que podem ser encontrados na internet, porém de maneira mais crítica. Elas saberão como distinguir o que é um fato comprovado e o que é uma suposição ou opinião, por exemplo. O pensamento crítico é uma das competências requeridas para o futuro das crianças no século 21.

As crianças também serão capazes de compreender se uma informação que leram é falsa ou não, além de saber como verificar se um dado é verdadeiro antes de compartilhar com mais pessoas. Esse é um aprendizado muito importante na atualidade, devido ao combate às fake news, espalhadas principalmente através das redes sociais.

2. Incentivo para a resolução de problemas

As crianças podem desenvolver as principais competências requeridas no século 21 desde cedo durante os estudos, como a capacidade de resolver problemas e passar por desafios usando o raciocínio crítico e lógico. 

Trabalhar o letramento digital com as crianças mostra a elas como fazer reflexões e críticas construtivas de forma saudável, além de como achar soluções eficazes quando tiverem que encarar diferentes tipos de desafios. 

Durante o desenvolvimento do letramento digital, são feitas atividades relacionadas a técnicas de programação, que desenvolvem a boa resolução de problemas e também incentivam o contato com as linguagens de programação e robótica, abrindo caminhos para o futuro profissional das crianças. 

3. Crianças mais responsáveis nas redes sociais

Quando as crianças entram em contato com o letramento digital, elas têm um apoio para serem mais responsáveis com o uso das redes sociais e de outras ferramentas da internet. Esse aprendizado também as estimulam a usar as redes sociais corretamente. Assim, adquirem responsabilidade sobre o conteúdo que consomem e produzem na internet, evitando fazer comentários que podem ofender outras pessoas, por exemplo. 

4. Desenvolvimento do foco e da comunicação

A comunicação e o foco das crianças também são habilidades desenvolvidas durante o ensino do letramento digital. Desenvolver a comunicação é fundamental para que, desde cedo, as crianças interajam mais e melhor com os colegas, além de prepará-las para as futuras relações.

As crianças aprenderão a colaborar umas com as outras e ficarão focadas nos processos que devem realizar por estarem em um projeto que visa um objetivo. Trabalhando em equipe, elas vão compartilhar os conhecimentos para alcançar o resultado desejado, além de ter contato com novas opiniões.

Conclusão

Trabalhar o letramento digital desde cedo, reunindo atividades que chamam a atenção dos alunos, é um caminho trilhado para atingir resultados incríveis! Para esse processo de aprendizagem, o conhecimento de inglês também tem um papel fundamental, já que muitos termos e expressões do idioma são usados no meio tecnológico e da programação, por exemplo.

Confira outros conteúdos sobre o desenvolvimento das crianças no blog do Yázigi:

5 aplicativos educativos que ajudam no desenvolvimento das crianças

Como a culinária ajuda no aprendizado das crianças?

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um Cidadão do Mundo!

Tweetar
Compartilhar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning