SUSTENTABILIDADE: IDEIAS DE LAZER PARA SUA ROTINA

YZG | Cidadão do mundo
Campanha 70 anos

11

FEV

Hoje em dia, muitas das nossas ideias de lazer estão ligadas ao consumo. Fazer compras e comer em fast foods são bons exemplos. A sustentabilidade fica de lado nesses momentos. 

Porém, é possível ter uma rotina de lazer mais sustentável sem perder a diversão. Algumas atividades são gratuitas, simples e podem encher seu dia a dia de momentos prazerosos. 

Quer criar uma rotina com mais sustentabilidade? Confira abaixo algumas dicas de atividades sustentáveis. Além disso, descubra como falar sobre elas em inglês! 

Lazer com sustentabilidade: 6 ideias para o seu dia a dia 

Ter uma rotina de atividades sustentáveis não quer dizer ter uma rotina sem graça. Muitos lazeres simples e divertidos apoiam a sustentabilidade. 

O principal é afastar a ideia de consumo do lazer. Afinal, compras não são a única maneira de se manter entretido. 

Confira nossas dicas a seguir: 

1. Prepare um prato especial

Para muitas pessoas, cozinhar não passa de uma obrigação. Mas você já pensou em o quanto comer fora ou pedir comida o tempo todo pode ser prejudicial para o meio ambiente? 

O transporte para entrega ou ida ao restaurante e as embalagens vão se acumulando. Sua carteira também sente a diferença quando comer fora é a primeira opção. 

Sendo assim, que tal aprender a cozinhar? Preparar uma receita é uma forma divertida de preencher seu tempo e, no final, ainda ter uma ótima refeição. 

Se você é novato na cozinha, busque por receitas bem simples e rápidas. Comece pelos básicos e descubra o que você gosta mais de fazer. 

Mas se você já sabe cozinhar, que tal sair da rotina com um prato completamente novo? Escolha algo que você nunca fez e se aventure! Quem sabe você não encontra uma nova especialidade? 

Vocabulário: 

  • To cook = cozinhar

  • Recipe = receita

  • To follow a recipe = seguir uma receita

enlightened Você vai gostar dessa leitura: Como a culinária ajuda no aprendizado das crianças.

2. Visite a feira do bairro

A maneira como comemos tem grande influência na sustentabilidade. Comer alimentos locais, ter uma alimentação equilibrada e consumir menos industrializados é priorizar o meio ambiente. 

Porém, essas mudanças nem sempre são fáceis. Estamos acostumados à comida mais industrializada e trocar de hábitos é uma tarefa árdua. 

O segredo é começar aos poucos. Logo, visite a feira do seu bairro! Feiras de bairro sempre tem produtos frescos, plantados por produtores locais. 

Nesses lugares, você encontra frutas, verduras, legumes e produtos artesanais de alta qualidade. Sem dúvida, com tantas opções diferentes, você vai ficar tentado a provar comidas mais saudáveis. 

Essa pode virar uma tradição semanal e entrar na sua rotina sem que você perceba. Mudar seus hábitos alimentares será muito mais fácil! 

Vocabulário: 

  • Farmers’ market = feira livre

  • Produce = produtos da agricultura (frutas, vegetais, etc.)

  • Healthy eating = alimentação saudável

3. Procure sebos e brechós

Ainda que o melhor, do ponto de vista da sustentabilidade, seja comprar menos, isso nem sempre é possível. Nesses casos, você pode buscar soluções mais sustentáveis para a compra. 

É o caso de sebos e brechós. Neles, você encontra roupas, acessórios, objetos de decoração, livros e mesmo CDs, vinis e DVDs usados. 

Compras de segunda mão são uma forma de reutilizar o que seria jogado fora. Assim, você evita colocar mais resíduos no meio ambiente. E não deixa de ter algo novo para usar! 

Vocabulário: 

  • Thrift store = brechó

  • Secondhand clothes = roupas de segunda mão

  • Used bookstore = sebo

4. Leia um livro

Ler um livro é um hábito positivo por muitas razões. A leitura estimula o cérebro, melhora nossa memória, nos faz compreender outros pontos de vista e nos ensina diferentes lições. 

Porém, a melhor parte é que é possível manter esse hábito sem comprar livros novos o tempo todo. Livros gratuitos estão disponíveis em bibliotecas, em locais de trocas de livros e em sebos. 

Quem tem um leitor digital também encontra livros digitais gratuitos. Grandes distribuidoras, como a Amazon, também oferecem assinaturas que dão acesso a milhares e livros. 

Se você não tem o hábito de ler, ler um livro inteiro pode parecer muita coisa. Começando aos poucos, com 10 ou 15 minutos por dia, você começa a colocar o hábito na sua rotina. 

Vocabulário: 

  • Book = livro

  • Library = biblioteca

  • E-reader = leitor digital

enlightenedLeita também: Os melhor livros para aprender inglês.

5. Pratique esportes

Mesmo sem ser um especialista em saúde, você sabe que praticar esportes promove uma qualidade de vida melhor. 

O problema é que muitos de nós associam praticar esportes com esportes coletivos, que exigem mais preparo. Ou, ainda, com atletas olímpicos e suas habilidades quase sobre-humanas. 

Porém, para colocar os esportes no seu dia a dia, não é preciso ser um grande atleta. Andar de bike, de patins ou de skate para ir à escola já é um começo. 

Na verdade, uma caminhada diária já traz muitos benefícios para a saúde, tanto física quanto mental. 

A ideia é sair da frente das telas, se movimentar e se acostumar com os exercícios aos poucos. Depois, você pode procurar um esporte ou atividade de que realmente gosta. 

Vocabulário: 

  • To ride a bike = andar de bicicleta

  • Rollerblades = patins

  • Skateboard = skate

6. Passeie no parque

Por fim, uma ótima forma de promover a sustentabilidade na sua vida é entrar em contato com a natureza. 

Se tem algum parque ou praça perto da sua casa, comece por aí. Você pode caminhar, praticar algum esporte, convidar os amigos e mesmo fazer um piquenique. 

Essa também é uma ótima oportunidade para levar seu cachorro para explorar a vizinhança. O exercício extra vai fazer bem para você dois e, sem dúvida, seu melhor amigo vai ficar muito feliz! 

Vocabulário: 

  • To walk in the park = passear no parque

  • To walk the dog = levar o cachorro para passear

  • Picnic = piquenique

Gostou das nossas dicas? A ideia é encontrar maneiras de se divertir que não envolvam consumo. Sendo assim, você tem muito mais opções do que demos aqui! 

Visitar um museu, conhecer uma galeria, se aventurar no mundo da pintura ou do artesanato... as ideias não param. Não é preciso estar sempre conectado ou consumindo para ser mais produtivo! 

A Yázigi se preocupa com o meio ambiente e com a sustentabilidade. Por isso, sempre trazemos dicas legais sobre o assunto. Acesse nosso site e saiba mais! 

Twitter Tweetar
Facebook Compartilhar
WhatsApp Enviar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning