O QUE É CONSUMO CONSCIENTE E COMO PRATICO ELE NO MEU DIA A DIA

YZG | Cidadão do mundo
Campanha 70 anos

04

FEV

Nosso planeta abriga mais de 7 bilhões de pessoas. Elas estudam, vão ao trabalho, praticam esportes, comem e, é claro, consomem. Por isso, o consumo consciente é um tópico importante.

Mas o que é consumo consciente? É o ato de consumir visando o bem-estar do planeta. Ele nos ajuda a produzir menos lixo e impactar menos o meio ambiente.

Isso não quer dizer que o consumo consciente é livre de impacto. Porém, ele reduz resíduos e garante que possamos cuidar melhor de onde vivemos.

Esse conceito pode se aplicar a diferentes áreas das nossas vidas. Por exemplo, às compras, à alimentação e mesmo aos meios de transporte.

Quer saber mais sobre como praticar o consumo consciente? Continue sua leitura:

Como praticar o consumo consciente no dia a dia?

Para ser efetivo, o consumo consciente não pode partir de apenas uma em milhões de pessoas. Todos devemos fazer a nossa parte para proteger o meio ambiente.

Você já sabe que deve fechar a torneira ao escovar os dentes e separar o lixo reciclado. Quer ir mais além? Confira nossas dicas:

Evite as compras por impulso

Quando pensamos em compras por impulso, logo vem a imagem de alguém com muitas sacolas de roupas de grifes famosas. Parece algo inatingível, de qualquer forma, para pessoas comuns.

Porém, comprar por impulso é muito mais normal do que se imagina. Por exemplo, você pode estar fazendo isso periodicamente, no supermercado.

A melhor forma de evitar compras por impulso é saber o que você deve comprar. Tenha listas para o mercado, roupas, acessórios, livros e muito mais.

Assim, você pode se dar tempo para ponderar o que está nessas listas. E, no fim das contas, não vai comprar nada que não precisar.

Visite seu próprio guarda-roupa

Um dos lugares em que a compra por impulso é mais comum é no setor de vestuário. As tendências mudam a cada nova estação, e queremos roupas novas o tempo todo.

Antes de sair para uma rodada no shopping, que tal abrir seu guarda-roupa e descobrir o que você já tem?

Muitas vezes, temos itens que nem nos lembramos de ter comprado. Em outras ocasiões, encontramos peças que ficam muito bem e matam a vontade de comprar.

Essa também é uma oportunidade de fazer uma limpa. Separe as peças que ainda estão inteiras, mas você não usa mais, e leve para a doação!

Use a criatividade

Um dos nossos maiores motivos para comprar é querer mudar. Nossos corpos, nossos guarda-roupas e, claro, nossas casas.

Por isso, uma boa dica para praticar o consumo consciente é ser criativo. Criar objetos de decoração bonitos não é tão difícil quando temos o tutorial certo.

Uma boa dica é buscar vídeos e tutoriais para fazer as mudanças que você deseja na sua casa. Você pode aprender novas habilidades e, ainda por cima, vai ter uma nova peça decorativa novinha!

Visite brechós e sebos

Comprar roupas, livros e peças de decoração de segunda mão é uma ótima forma de praticar o consumo consciente.

No meio ambiente, esses objetos estariam acumulando resíduos e demorando anos para se degradarem. Porém, você pode dar um novo significado a eles.

Logo, antes de sair para comprar algo novo, verifique as lojas de produtos usados perto de você. Talvez elas tenham opções incríveis, que serão mais baratas do que nas lojas regulares.

Peça emprestado

Toda nova festa de quinze anos ou casamento requer um novo vestido? Não é bem assim. Mas se você não quiser repetir o que usou na festa passada, pense em pedir algo emprestado.

A maioria das pessoas têm peças que só usou uma ou duas vezes na vida. Dar uma garimpada nos armários dos seus pais, irmãos e amigos pode ser a melhor solução para evitar uma compra.

Quer uma ideia ainda melhor? Faça dessa uma ideia corriqueira e crie um grupo de trocas de roupas, sapatos, livros, jogos, etc.

Chame seus amigos, sua família, os colegas de trabalho, o pessoal do condomínio. Quem sabe seus vizinhos não estão tentando se livros de algo que é exatamente o que você procura?

Opte por menos embalagens

Quanto mais embalagem tem em um produto, mais lixo ele vai produzir. Por isso, sempre que puder, opte pelo que vem com menos embalagens.

O que isso significa, na prática? Você pode comprar produtos que tenham refil, como cremes hidratantes, xampus e condicionadores. Alguns produtos de limpeza também têm essa opção.

Sempre que puder, também leve sua própria sacola, em vez de usar sacolas plásticas. O mesmo vale para canecas, canudos e outros objetos de uso diário que costumam ser descartáveis.

A ideia é descartar menos a cada dia. Atingir o lixo zero, ou quase zero, é difícil para a maioria das pessoas. Porém, todos podem se esforçar para fazer um pouco mais.

Conheça o que compra

Um passo importante para o consumo consciente é saber de quem você compra. Algumas marcas promovem processos de produção mais sustentáveis do que outras.

O problema é que, em muitos casos, marcas sustentáveis também são mais caras. Logo, não mergulhe de cabeça e gaste demais.

O consumo consciente precisa caber no seu bolso para dar certo. A ideia é ir se adaptando aos poucos a essa mentalidade, fazendo o que você pode no momento.

Comece aos poucos

O consumo consciente não é uma corrida. Você não precisa mudar sua vida da noite para o dia para praticá-lo.

Comece aos poucos, com aquilo que for mais fácil para você. Sair das listas de e-mail de lojas, por exemplo, pode diminuir suas compras por impulso.

Um passo maior que a perna pode levar a uma sensação de incapacidade. Sendo assim, tenha paciência consigo mesmo nessa jornada.

Dar pequenos passos para um futuro melhor é preferível a tentar fazer tudo de uma só vez e desistir. O meio ambiente agradece cada ação que fazemos a favor de protege-lo da ação humana.

Uma das formas mais simples de praticar o consumo consciente é se manter informado. Por isso, a Yázigi traz diversas notícias e informações a respeito do assunto. Acesse nosso blog e saiba mais!

Twitter Tweetar
Facebook Compartilhar
WhatsApp Enviar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning