METAS PROFISSIONAIS: COMO DEFINI-LAS E CUMPRI-LAS?

YZG | Cidadão do mundo
Campanha 70 anos

26

NOV

Definir metas profissionais é algo que muitas pessoas fazem desde a escola. Antes mesmo de ter uma carreira profissional, é comum sonhar com o lugar onde queremos trabalhar e que carreiras gostaríamos de seguir.

Ter metas profissionais é muito importante para direcionar seus esforços de carreira. Sem elas, você pode ficar sem foco para alcançar seus objetivos. Pode, até mesmo, perder tempo com tarefas improdutivas.

O problema das metas, no entanto, é que muitas pessoas as definem, mas não as cumprem. Como criar uma meta possível, que possa ser concretizada?

Confira abaixo algumas dicas para criar metas que impulsionem sua carreira profissional para valer!

Comece pelo autoconhecimento

Um dos principais erros ao estabelecer metas é escolhê-las por acaso, sem muito planejamento. É bastante comum escolher uma meta profissional só porque ela parece certa. Não quer dizer, no entanto, que seja certa para você.

Mesmo que muitas pessoas tenham o sonho de ter a própria empresa, nem todos têm o perfil para isso. Muitos não gostam de organizar projetos ou liderar equipes. Por isso, o primeiro passo para estabelecer qualquer meta profissional é se conhecer.

Antes de traçar objetivos, busque o autoconhecimento. O que você mais gosta de fazer? Como gostaria que fosse a sua vida? No ambiente de trabalho, que tipo de tarefa você teria vontade de realizar?

Nesse momento, vale fazer uma boa autocrítica. Quais são seus pontos fortes e fracos? O que você gostaria de desenvolver mais? No que quer melhorar?

Pense em sua carreira profissional

Antes de definir metas muito específicas, você pode pensar em um quadro mais abrangente. Quais são os diversos pontos da sua carreira profissional que você quer atingir?

Pode ser entrar em uma empresa multinacional, ser um líder, ser seu próprio chefe ou mesmo ter um trabalho mais estável. Como dissemos antes, pense nisso de acordo com seu perfil.

Não pense muito antes de fazer essas anotações. Comece com um rascunho, algo bem simples, como um brainstorming. Muitas vezes, nem sabemos que temos alguns desejos antes de começar esse exercício.

Espere alguns dias e retome o que você anotou. O que ainda faz sentido? O que não parece fazer sentido, e por quê? Se quiser, retome essa lista diversas vezes.

Entenda a jornada

Depois de fazer e refazer sua lista de objetivos, é hora de começar a planejar as metas profissionais. Olhe a lista novamente e reflita o que é preciso para alcançar cada objetivo.

Por exemplo, para ser seu próprio chefe, você precisa saber mais sobre administração. Para entrar em uma multinacional, você pode precisar aprender inglês. Analise cada um dos itens sob vários ângulos.

Essa é uma maneira de entender o que você vai precisar para atingir cada objetivo. Assim, é mais simples desenhar seus objetivos profissionais.

Crie metas profissionais claras

O grande segredo para criar metas profissionais que serão cumpridas é não criar metas impossíveis. Você pode querer ter a maior empresa de tecnologia do mundo, mas não em seis meses.

Portanto, busque criar metas que façam sentido dentro das suas possibilidades. Procure criar metas específicas, que possam ser medidas, que tenham um prazo e que sejam relevantes.

Por exemplo, em vez de “trabalhar em uma grande empresa”, sua meta pode ser “ter um emprego estável em uma multinacional em até cinco anos”. Esse é um bom ponto de partida.

Sempre pense em metas menores

Metas profissionais podem parecer gigantes e difíceis de alcançar. Pense no exemplo que demos acima: entrar em uma multinacional é difícil e concorrido.

Se você focar demais em “entrar em uma multinacional”, pode se desmotivar em pouco tempo. Porém, se voltar para sua lista, vai ver o que é preciso para chegar lá. Essas são suas metas menores.

Você pode cortar essas metas em pedaços ainda menores. Por exemplo, uma das metas do objetivo de entrar na multinacional é aprender inglês.

Mas aprender inglês significa se matricular em um curso, passar de nível, fazer testes de proficiência e muito mais.

Quanto maior for sua meta, mais útil será quebrá-la em partes menores. Elas serão mais fáceis de atingir, e seu ritmo vai continuar evoluindo.

Celebre suas conquistas

Quando queremos construir uma grande carreira profissional, nenhuma conquista é pequena. Cada novo passo vai levar você para mais perto de realizar seus sonhos.

Por isso, sempre celebre suas conquistas, mesmo as menores. Quando conquistar uma meta, faça um jantar especial, compre um presente para você mesmo, dance, se divirta.

Não deixe de compartilhar as novidades com quem está torcendo por você nessa jornada. Afinal, nossas metas profissionais também são importantes para quem amamos.

Revisite as metas profissionais

Por fim, é importante revisar suas metas profissionais de tempos em tempos. O ideal é fazer isso periodicamente, como uma vez por mês, para saber como está indo.

Nessa revisão, você pode conferir se está fazendo o que deve, dentro das suas possibilidades. Assim, as chances de você perder o foco ficam bem menores.

Mas essa revisão também é importante para que você se pergunte se ainda quer alcançar essas metas. As pessoas mudam e, da mesma forma, seus objetivos podem mudar.

Podem surgir oportunidades incríveis que não tenham a ver com o que você planejou. Ou algum plano pode precisar ser adiado. Qualquer que seja o caso, é preciso reajustas suas metas profissionais.

Não tenha medo de fazer isso. Todo mundo precisa fazer esses ajustes de vez em quando. A vida é imprevisível e é bom ser flexível em relação aos seus planos!

Criar metas profissionais é só o primeiro passo na sua carreira. Porém, sem elas, é difícil escolher para qual direção você está caminhando. Por isso, dedique-se na hora de definir os passos da sua carreira.

Saiba o que é importante para você e pense nos seus pontos fortes. Trabalhe os pontos fracos para alcançar o que deseja.

E tenha paciência: tudo o que é realmente valioso vem com alguns percalços. Saber que você lutou pelo que quer vai tornar essa conquista ainda mais importante!

Aprender inglês é uma meta que vai estar na carreira profissional de muitas pessoas. Em muitos casos, é preciso se focar no inglês para negócios para se sair bem. Venha ler nosso post sobre inglês para negócios e saiba mais sobre o assunto!

Twitter Tweetar
Facebook Compartilhar
WhatsApp Enviar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning