IMIGRAÇÃO PARA O CANADÁ: QUAIS SÃO OS REQUISITOS?

YZG | Cidadão do mundo
Campanha 70 anos

19

JAN

Morar em definitivo no Canadá é o sonho de muitos brasileiros. Seja pela qualidade de vida, oportunidades de trabalho ou viver novas experiências. Mas para isso, é necessário conhecer os processos de imigração para o Canadá para estrangeiros. 

O processo que permite uma entrada mais rápida e menos burocrática no país é o Express Entry. Porém, é preciso atender alguns requisitos. E passar por algumas etapas importantes até ser aprovado e garantir um cartão de residência permanente (PR). 

Se você pretende realizar o sonho de morar no Canadá e pretende aplicar no Express Entry, preste bem atenção! Escrevemos este texto especialmente para tirar suas dúvidas e descobrir se esse programa de imigração para o Canadá é para você.  

O que é o Express Entry? 

O Express Entry é o principal programa de imigração para o Canadá, criado pelo governo canadense, para residir lá permanentemente. Ele foi criado para unificar três processos em apenas um: o Federal Skilled Worker Program , o Federal Skilled Trades Program e o Canadian Experience Class. 

Implantado em 2015, o Express Entry é um dos processos que mais leva imigrantes para o Canadá. Ele consiste basicamente em um sistema de pontuação que ranqueia os candidatos interessados. 

Todo esse processo acontece eletronicamente, com os candidatos precisando criar um perfil e preenchê-lo com as seguintes informações: 

  • Dados pessoais; 
  • Nível de proficiência em inglês ou francês; 
  • Qualificações profissionais; 
  • Experiência de trabalho. 

Pontuação e requisitos da pontuação 

Como dissemos anteriormente, o Express Entry é um sistema de imigração para o Canadá que ranqueia os candidatos por pontos. A pontuação máxima é de 1200 pontos. A pontuação segue alguns requisitos: 

  • A idade conta bastante. Se o aplicante tiver até 29 anos, pode somar no máximo 200 pontos. Após essa idade, perde-se cinco pontos a cada ano a mais. Porém, caso chegue aos 45 ou mais, os 100 pontos acabam zerando; 
  • O nível de escolaridade, que variará de acordo com os diplomas e a graduação; 
  • Ter proficiência em inglês ou francês. Sendo a pontuação calculada com base na nota obtida na realização de testes internacionais de inglês ou francês; 
  • Ter trabalhado por algum tempo na área de atuação no Canadá. Quanto mais tempo, maior a pontuação; 
  • De acordo com a escolaridade, proficiência no idioma e experiência de trabalho canadense do cônjuge. Caso a pessoa seja casada. Podendo atingir até 40 pontos; 
  • Possibilidade 1: se o candidato tenha uma alta nota no teste de inglês ou francês, somado a um diploma de pós-graduação, ele recebe mais 50 pontos. E é possível aumentar mais, combinando a pós-graduação com experiência na área no Canadá, acrescentando mais 50 pontos. 
  • Possibilidade 2: em caso de obter uma nota maior do que sete na questão da linguagem (medida pela Canadian Language Benchmark – CLB) e ter experiência de trabalho estrangeira na área, o aplicante receberá 50 pontos adicionais. Ele também receberá a mesma pontuação a mais se ele trabalhar no Canadá, na profissão de atuação, e também em países estrangeiros. Porém, neste caso, a pontuação poderá chegar apenas a 50 pontos; 
  • 15 pontos caso o aplicante tenha Irmão ou irmã vivendo como residente ou cidadão no país; 
  • Em caso de demonstrar habilidades no francês, o aplicante pode ganhar até 30 pontos; 
  • 30 pontos caso o aplicante tenha feito Graduação ou pós-graduação em solo canadense; 
  • Se o aplicante tiver uma Labour Market Impact Assessment (LMIA), 200 pontos; 
  • Em caso de conseguir uma nomeação provincial, 600 pontos. 

Como funciona o Express Entry? 

Assim que você se inscrever no Express Entry, passa a ser um candidato. E terá a sua pontuação calculada com base nos requisitos que acabamos de te mostrar. 

E o programa utiliza esse sistema de pontuação para saber se você será um dos elegíveis. Daí, é gerada uma média, e aqueles abaixo dela serão desqualificados. 

Em geral, duas vezes por mês o governo canadense emite o ITA (Invitation to Apply). Recebem convites os candidatos que tiveram notas acima da de corte. Caso haja empate entre candidatos, opta-se pelo candidato com o perfil ativo há mais tempo. 

Foi aprovado? Então, o candidato precisará comprovar as informações fornecidas por ele, no cadastro, em até 90 dias. Após a aprovação dessa documentação, a aprovação é entregue ao candidato e ele recebe um cartão de residência permanente (PR). 

Quem pode se inscrever? 

Sua opção de imigração para o Canadá é via Express Entry? Chegou o momento de dizer quem pode aplicar para esse programa. Para ser aceito, basta tender a alguns pré-requisitos: 

  • Provar que você consegue se manter financeiramente no Canadá; 
  • Formação acadêmica; 
  • Ser proficiente em inglês ou francês; 
  • Tido experiências profissionais comprovadas nas profissões que tenham demanda lá. 

Cumprido esses requisitos, é exigido que o candidato tenha em mãos o resultado do teste de línguas. Além disso, é necessário estar com o passaporte atualizado e ter seu diploma reconhecido por uma instituição canadense certificada. 

Como se inscrever 

Ficou interessado em se inscrever no Express Entry? Atendeu a todos os requisitos? Se sim, é só você: 

  • Preencher e criar seu perfil no site do governo canadense; 
  • Completar seu teste de elegibilidade; 
  • Comprovar suas informações; 
  • Ter em mãos o resultado do teste de inglês, passaporte atualizado e o diploma reconhecido por uma instituição canadense. 

Para aqueles que não querem se inscrever de imediato, existem outras soluções. Nesses casos, é válido fazer antes um intercâmbio, pois ele contará pontos para sua aplicação. 

O Express Entry é perfeito para aqueles que desejam imigrar em definitivo para Canadá. E bem diferente de outros vistos, como o turismo ou de trabalho e estudos, o Post-Graduation Work Permit (PGWP). Isso porque os outros vistos permitem uma estadia menor em terras canadenses. 

Logo, aproveite as informações, que acabamos de dar neste artigo e corra atrás do seu sonho. Se planeje e vá atrás das experiências e cursos necessários, como o curso de inglês da Yázigi. 

Ficou ansioso para conhecer mais o Canadá e sentir um gostinho de como é lá? Então, não deixe de ler um dos nossos artigos incríveis falando de 8 curiosidades sobre o Canadá! 

 

Twitter Tweetar
Facebook Compartilhar
WhatsApp Enviar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning