GUIA COMPLETO DE VIAGEM PARA PORTUGAL

YZG | Cidadão do mundo
Campanha 70 anos

12

JAN

Fazer uma viagem para Portugal é o sonho de muitos brasileiros. Até mesmo porque é um destino mais "fácil", devido à língua e alguns aspectos culturais trazidos da terrinha. E claro, estando lá, você também pode começar a estender sua viagem para outros países da Europa. 

 

Mas antes de pensar em passos mais à frente, vamos ver um pouquinho mais sobre a ida a esse país. Nesse artigo, falaremos sobre o melhor período para ir para Portugal, como chegar, quais cidades visitar, métodos de deslocamento e a gastronomia portuguesa. Vamos começar? 

Quando ir para Portugal? 

Se você gosta de praias e quer conhecer o litoral de um país europeu, a sua viagem para Portugal deve ocorrer entre os meses de maio e setembro. Isso porque esse é justamente o período do verão europeu.  

Os dias ficam ainda melhores entre julho e agosto, pois é o pico da estação e os dias escurecem entre as 21 e 22 horas. No entanto, vale ressaltar que esses meses são de alta temporada, então os preços tendem a ser mais caros.  

Mas fazer uma viagem para Portugal na baixa temporada (entre dezembro e março) também é ótimo. Você experimentará um pouco do inverno europeu, mas nada absurdo se comparado a outros países. Além disso, as principais cidades se mantêm ativas durante todo o ano. 

Como chegar em Portugal?  

Viagens turísticas para Portugal não precisam de visto até 2023 - e você ainda pode permanecer por até 90 dias no continente. Mas vale ressaltar que, para chegar em Portugal partindo do Brasil, você precisará de alguns itens além da passagem aérea de ida e volta. São eles:  

  • Passaporte com validade superior a 3 meses após a saída da Europa; 

  • Comprovante de condições financeiras para se sustentar no país durante a viagem;  

  • Comprovante de hospedagem em hotel ou carta convite de algum parente; 

  • Seguro de viagem internacional. 

Quais cidades visitar em Portugal?  

As cidades mais conhecidas para quem vai ao país são Porto e Lisboa. Além delas, também temos as que estão aos seus arredores, como Sintra, Braga, Coimbra, Fátima e outros. E claro, escolher para onde ir depende muito mais do seu perfil de viajante.  

Lisboa e seus arredores (Sintra, Cascais e Serra da Arrábida) trazem um misto de história com modernidade, serras com praias. É um local bem híbrido, tendo muitos mirantes e locais para fazer comprinhas.  

Porto e outras cidades do norte (como Braga, Vale do Douro e Guimarães) são cheios dos famosos azulejos portugueses nas construções. Além disso, você pode provar o vinho do Porto nas caves e provar diversos pratos da gastronomia portuguesa.  

No centro de Portugal, vemos Aveiro (a Veneza portuguesa), Fátima (atrativo para os católicos), Coimbra (antiga capital do país) e muitas outras. Todas carregam bastante história e um clima universitário, graças às instituições educacionais da região.  

Aveiro, conhecida como a Venza portuguesa

Aveiro, conhecida como a Venza portuguesa

Além disso, a faixa litorânea do Algarve é uma ótima pedida para quem quer começar a conhecer o mar europeu. Existem praias para todos os gostos, mas prepare-se, porque as águas são bem mais geladas que as brasileiras!  

Como se deslocar em Portugal?  

Se você for fazer uma viagem para Portugal apenas visitando Lisboa e Porto, o trem é a melhor opção. Você pode comprar uma passagem com antecedência e ter bastante conforto no trajeto. Você também pode optar pelos ônibus se preferir economizar ou comprar de última hora. Você também pode alugar um carro por 1 euro 

Dentro dessas cidades, é possível utilizar ônibus ou metrô com bastante facilidade. No caso de Lisboa, há o cartão Viva Viagem que pode ser utilizado em todas as modalidades de transporte. Com isso, você pode ir para cidades aos arredores, como Sintra ou Cascais.  

Já no Porto, há o cartão Andante que é aceito no metrô, ônibus e trem, podendo te levar para cidades como Braga, Guimarães e Aveiro. Você só precisa se atentar a zona de destino antes de comprar o bilhete. Por fim, nas outras cidades o ideal é se locomover por ônibus ou até mesmo ter um carro alugado, dependendo do percurso.  

O que comer em Portugal?  

Quando se fala de culinária portuguesa, logo lembramos de algumas comidas típicas que são conhecidas até mesmo no Brasil, como o bolinho de bacalhau e o pastel de Belém. Mas é claro que o país não vive só dessas iguarias, pois existem outras tão famosas (e deliciosas!) quanto.  

Uma delas é o travesseiro de Sintra, que é um bolo feito com massa folhada, amêndoas, creme de ovo e um ingrediente secreto. A queijada é outro doce típico de Sintra, onde um recheio de queijo, açúcar, canela e outros ingredientes é envolvido por uma massa crocante. 

Para o prato principal dos almoços e jantas da sua viagem para Portugal, você pode pensar em vários frutos do mar. Afinal, o país vive dessa gastronomia, tendo o famoso bacalhau com batatas ao murro, o polvo a lagareiro (cozido, depois grelhado e regado no azeite) e diversos peixes.  

Por fim, não poderíamos deixar de citar a famosa francesinha! Ela é composta por dois pães de forma recheados com salsicha fresa, linguiça, fiambre, carne bovina e queijo. Depois é coberta com queijo derretido e é servida junto de um molho feito com tomate, cerveja e piri-piri. E mais: o lanche ainda pode ser acompanhado por fritas e ter um ovo estrelado por cima. 

Esse é apenas um pequeno recorte do que você pode encontrar em uma viagem para Portugal. E se você gostou do país, que tal pensar em esticar um pouco a viagem para ir à Espanha? A culinária dos dois países é um pouco parecida e você pode ver isso neste artigo! 

 Vai viajar para outro país e quer arrasar no inglês? Baixe o e-book "Como praticar e melhorar a conversação em inglês" preenchendo o formulário abaixo:

Twitter Tweetar
Facebook Compartilhar
WhatsApp Enviar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning