É POSSÍVEL SER SUSTENTÁVEL NO MEU DIA A DIA?

YZG | Cidadão do mundo
Campanha 70 anos

29

ABR

A importância de cuidar do meio ambiente se torna mais evidente a cada dia. O impacto dos seres humanos na natureza tem consequências fortes e duradouras. Por isso, é preciso ser sustentável. 

Mas como é possível ser sustentável no dia a dia? Muitas pessoas acreditam que apenas grandes atitudes, como limpar os oceanos, ajudam a natureza de verdade. 

Porém, isso está longe de ser verdade. Atitudes diárias e simples podem diminuir muito nosso impacto no meio ambiente. 

Confira, a seguir, algumas maneiras de ser mais sustentável no seu dia a dia: 

Troque as lâmpadas de casa 

Essa dica já é antiga e, por isso, talvez a sua casa já esteja atualizada. Caso não esteja, troque suas lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou lâmpadas de LED. 

Entre essas opções, as lâmpadas de LED são as mais indicadas. Isso porque consomem apenas 8W e duram 40 vezes mais do que lâmpadas incandescentes. 

Ainda na mesma linha, pense no gasto de energia elétrica de maneira sustentável. A criação e exploração de usinas hidrelétricas também prejudica o meio ambiente. 

Sendo assim, busque utilizar esse recurso de forma inteligente. Comece pelo básico: apague as luzes sempre que sair de um ambiente. 

Para dar um passo à frente e ser mais sustentável, desligue da tomada o que não está sendo usado. Até 12% da sua fatura de energia elétrica vem do consumo das tomadas. 

Reduza as embalagens 

Se você já pediu qualquer compra pela internet, já deve ter percebido que usamos embalagens demais. É um plástico cercado por mais plástico, dentro de uma caixa, cheia de papéis explicativos. 

Mesmo olhando ao nosso redor, vemos o excesso. Está nos potes de comida, nas embalagens de delivery, na sacola do supermercado, nos copos e pratos descartáveis. 

É importante, sobretudo, pensar nas embalagens de plástico. Esse material demora até 400 anos para se degradar. No Brasil, menos de 20% do plástico rígido é reciclado. 

Confira algumas atitudes a se tomar para evitar o excesso de embalagens e diminuir o uso de plástico: 

  • Compre uma garrafa reutilizável para tomar água no trabalho ou na academia;
  • Utilize ecobags, ou bolsas, para levar os produtos do mercado para casa;
  • Quando pedir comida por delivery, avise que não precisa de utensílios descartáveis;
  • Busque versões alternativas, como xampus e condicionadores em barra.

  

Leia também: 9 ações para tornar o mundo melhor

  

Aprenda mais sobre reciclagem 

No total, a humanidade gera cerca de 1,4 bilhão de toneladas de lixo por ano. Só no Brasil, são por volta de 76 milhões. 

Desse número, apenas 3% acaba sendo reciclado. Porém, pelo menos 30% poderia ser. O que leva a isso? Falta de conhecimento e informação. 

É essencial aprender a diferenciar o que é e o que não é reciclável. Além disso, é preciso preparar o lixo para reciclagem. Por exemplo, lavando as embalagens antes de colocá-las no lixo. 

Também é preciso conhecer alternativas de reutilização e reciclagem. Se você mesmo não consegue encontrar um uso para esses materiais, existem centenas de pessoas que os utilizam. 

Por exemplo, você sabia que muitas pessoas coletam óleo de cozinha usado para fazer sabão? Doar o óleo em vez de jogá-lo no esgoto é uma atitude muito mais sustentável. 

Evite o desperdício de alimentos 

A insegurança alimentar no Brasil aumentou durante a pandemia de COVID-19. Um dos motivos é a distribuição desigual de alimentos. 

Enquanto algumas pessoas não conseguem comprar o básico, outras compram muito mais do que precisam. E o desperdício é uma consequência disso. 

Para viver de maneira mais sustentável, observe o consumo e o desperdício de alimentos na sua casa. Algumas dicas para fazer isso são: 

  • Planejar as receitas a serem feitas antes de ir ao mercado;
  • Diminuir as porções de alimentos no seu prato, e repetir se ainda estiver com fome;
  • Planejar suas receitas para mais de uma refeição e aprender a congelar a comida;
  • Aprenda a fazer compostagem com restos de frutas, verduras e vegetais;
  • Inventar novos pratos com restos de comida.

Adote o consumo sustentável 

Chamamos de consumo sustentável o ato de fazer compras pensando no impacto que elas têm no meio ambiente. 

Comprar em excesso significa, de uma forma ou de outra, colocar mais lixo na natureza. Desde roupas velhas até produtos eletrônicos que vão demorar muito para se degradarem. 

Ao fazer compras desnecessárias, também estimulamos uma indústria que produz mais do que os clientes precisam. Isso gera desperdícios antes mesmo dos produtos chegarem até você. 

Confira, a seguir, como adotar o consumo sustentável: 

  • Compre apenas aquilo que precisa;
  • Considere alternativas a compra, como trocas e empréstimos;
  • Compre mais em brechós e sebos de livros;
  • Doe roupas, calçados, acessórios e objetos que não utiliza mais.

Diminua o uso do carro 

O carro é uma opção confortável e, muitas vezes, vale mais a pena para algumas pessoas. Porém, a emissão dos gases gerados por combustíveis fósseis piora o aquecimento global. 

Por isso, é preciso encontrar alternativas interessantes, principalmente se você usa o carro diariamente. 

A primeira ideia é ir a pé ou de bicicleta em lugares mais próximos. Além de ser uma atitude sustentável, você ainda inclui mais exercícios no dia a dia. 

A segunda ideia é aproveitar o transporte público da sua região. Se ele for eficiente, o tempo de deslocamento pode ser bem aproveitado com leitura, estudos e conversas com os amigos. 

A terceira e última ideia é adotar a carona como alternativa. Combine com seus colegas de trabalho ou de faculdade para um dar carona para o outro. 

Em vez de cinco carros na rua, você pode ter um só. Você diminui os engarrafamentos e a emissão de gases na atmosfera! 

Dê um passo de cada vez 

Atitudes sustentáveis não precisam ser difíceis nem grandiosas. Comece aos poucos e faça o que puder fazer. 

Com o tempo, aumente os seus esforços. Já separa o lixo para a reciclagem? Busque artesãos que possam reutilizar o lixo reciclado. Um passo à frente já faz muita diferença. 

Quando perceber, você vai ter tornado o seu dia a dia muito mais sustentável. E essas atitudes serão hábitos, tão naturais que você mal percebe. 

O Yázigi tem uma série de artigos para saber mais sobre os cuidados com o meio ambiente e o consumo sustentável. Venha conferir! 

Twitter Tweetar
Facebook Compartilhar
WhatsApp Enviar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning