CONSUMO CONSCIENTE: SERÁ QUE VOCÊ JÁ PRATICA?

YZG | Cidadão do mundo
Campanha 70 anos

22

DEZ

Você sabe o que é consumo consciente?

Além do ensino de um idioma, o Yázigi busca desenvolver em nossos alunos o senso de cidadania. E um dos principais tópicos desse conceito é a atenção com a sustentabilidade e temas referentes ao planeta terra.

Em poucas palavras, consumo consciente é o conjunto de pequenos hábitos que farão com que você consuma apenas o que é necessário. Essa mudança de rotina pode trazer grandes impactos para sua vida pessoal, financeira e para o coletivo.

Veja abaixo os principais benefícios dessas atitudes e como colocar o consumo consciente em prática!

Mas afinal, o que significa adotar o consumo consciente?

Um consumidor consciente é uma pessoa que considera os impactos ambientais que cada compra poderá trazer. Sendo assim, ele pensa muito bem antes de adquirir seus produtos, levando para casa apenas o que for necessário para seu cotidiano.

Além disso, um consumidor consciente deve escolher bem as empresas que consumirá os produtos, optando por aquelas que demonstram consciência ambiental e compromisso sustentável. Mas afinal, quais benefícios o consumo consciente pode trazer?

Benefícios do consumo consciente

Quando você decide adotar hábitos de consumo consciente na rotina, muitos benefícios podem ser observados durante o seu dia a dia. Dentre eles, podemos destacar:

Mais consciência ambiental

Ao levar o consumo consciente para a vida, você estará diretamente contribuindo com a preservação da natureza. Com isso, será possível minimizar o impacto ambiental que ações individuais geram para o meio ambiente e, consequentemente, para o coletivo.

Quando apenas uma pessoa adota o consumo consciente, as consequências poderão ser sentidas por toda a sociedade. Sendo assim, podemos afirmar que fazer a sua parte já é um largo passo em busca da sustentabilidade.

Você se torna um cidadão mais responsável

Além dos benefícios para o meio ambiente, você como indivíduo também poderá sentir as reverberações que mudanças de hábitos podem trazer. Praticar o consumo consciente fará com que você tenha mais responsabilidade própria, sabendo o que deve ou não deve comprar.

Assim, armadilhas de consumo que podem prejudicar suas economias em médio e longo prazo poderão ser evitadas.

Menos despesas

O bolso das pessoas que praticam o consumo consciente é um grande beneficiado dessa prática. Afinal, quando você se certifica de usar seu dinheiro apenas com o necessário, é possível economizar a quantia que seria gasta, direcionando-a para outras necessidades.

Além disso, ao optar pela compra de produtos que não são descartáveis, por exemplo, seu gasto será menor. Dessa forma, a durabilidade de seus itens será maior e, consequentemente, o tempo para comprar novamente essa mercadoria também vai aumentar.

Compras mais conscientes

Ao inserir o consumo consciente no dia a dia, a pessoa naturalmente terá mais recursos para planejar suas compras. Afinal, você já irá ao mercado sabendo exatamente o que deverá comprar.

Como adotar o consumo consciente?

A prática do consumo consciente depende de algumas mudanças de rotina para acontecer. São elas:

Saiba diferenciar desejos de necessidade

O primeiro passo para consumir de forma consciente é saber diferenciar aquilo que você precisa e aquilo que deseja. Muitas vezes, o calor do momento nos faz comprar coisas que não precisamos.

Sendo assim, antes de comprar qualquer produto, pergunte para si próprio: “Isso de fato será útil para mim?”. Caso a resposta seja negativa, repense a compra.

Reutilize sempre que possível

A reciclagem de produtos é essencial para o consumo consciente. Dessa forma, sempre que possível reutilize embalagens e produtos em geral.

Contando com um pouquinho de criatividade, garrafas podem se tornar vasos, caixas de papelão podem guardar livros. Enfim, existe uma infinidade de possibilidades.

Perceba hábitos nocivos

Por último mas não menos importante, uma pessoa que quer melhorar seus hábitos de consumo deve se atentar aos costumes nocivos.

Para isso, é importante que você note hábitos que possam estar atrapalhando seu estilo de vida mais saudável.Comportamentos cotidianos como deixar a luz acesa em cômodos vazios, tomar banhos muito longos podem impactar diretamente nas suas finanças, inclusive. Portanto, busque progressivamente mudar esses costumes.

Nossos alunos aprendem a ser cidadãos do mundo. Sendo assim, o consumo consciente é um aspecto fundamental na filosofia de ensino do Yázigi.

Quer conhecer mais sobre a nossa forma de transformar vidas por meio do ensino de idiomas? Acesse esse post!

Twitter Tweetar
Facebook Compartilhar
WhatsApp Enviar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning