COMO REUTILIZAR O ÓLEO DE COZINHA?

YZG | Cidadão do mundo

28

ABR

Jogar o óleo utilizado na cozinha diretamente pelo ralo, que leva à rede de esgoto, gera muitos prejuízos para o meio ambiente, tanto para o solo, a água e o ar como para muitos animais. No encanamento, o óleo entope as tubulações, precisando de muitos produtos químicos para removê-lo. Caso não exista um sistema de tratamento de esgoto, o óleo se espalha na superfície dos rios e das represas, prejudicando muitas espécies que vivem na água e nos arredores.

No solo, o produto pode criar uma impermeabilização, contribuindo com enchentes e alagamentos, além de liberar o gás metano no processo de decomposição, o que agrava o efeito estufa. Então, como reutilizar e descartar o óleo de cozinha corretamente? Acompanhe o post. Vamos te mostrar!

Como armazenar e reutilizar o óleo usado?

Após o uso, armazene o óleo em garrafas plásticas e feche-as bem, evitando o contato com outras substâncias. Muitas cidades têm instituições e empresas que recebem doações do produto, aproveitando para fazer sabão com o óleo de cozinha. Pode ser também que um vizinho ou conhecido produza esses sabões, ou você mesmo pode fazer! São receitas simples que possibilitam a reutilização do óleo. 

As outras possibilidades para reutilizá-lo são diversas, como a produção de resina para tintas, de detergente, de glicerina, de ração e de biodiesel (combustível bastante produzido no mundo). 

Como o óleo vira biodiesel?

Para transformar o óleo de cozinha em biodiesel, é preciso filtrar todo o resíduo deixado pela fritura e remover toda a água misturada ao produto. Quando o óleo estiver totalmente limpo, há uma adição de álcool e de uma substância catalisadora. Depois ele é colocado no reator e agitado a temperaturas específicas, transformando-se em biocombustível, que após o refino, pode ser usado em motores capacitados para queimá-lo.

Como fazer sabão com óleo?

Para fazer uma boa quantidade de sabão com o óleo de cozinha, você precisará de: 

  • 5 litros de óleo de cozinha usado coado;
  • 2 litros de água;
  • 200 mililitros de amaciante;
  • 1 quilo de soda cáustica em escama.

Siga os passos:

  • Coloque cuidadosamente a soda em escamas no fundo de um balde;
  • Depois, coloque a água fervendo;
  • Mexa até diluir todas as escamas da soda;
  • Adicione o óleo e mexa;
  • Adicione o amaciante e mexa novamente;
  • Jogue a mistura numa fôrma e espere secar;
  • Corte o sabão em barras.

Escolha a melhor opção de reutilização do óleo ou doe às entidades da sua cidade que transformam o óleo de cozinha em outros produtos. Conscientize sua família e seus amigos e seja um Cidadão do Mundo!

Fique ligado no blog do Yázigi e leia outros posts relacionados a sustentabilidade:

Como reutilizar a água em casa

Como falar sobre sustentabilidade em inglês?

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um Cidadão do Mundo!

Tweetar
Compartilhar
+1
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning