COMO REUTILIZAR MATERIAIS RECICLÁVEIS (OU NÃO!) EM CASA

YZG | Cidadão do mundo
Campanha 70 anos

17

DEZ

Você já pensou em reutilizar na sua casa materiais que iria jogar fora? Dessa forma, você ajuda a gerar menos lixo no meio ambiente e ainda estimula a criatividade, já que terá objetos personalizados sem ter muitos gastos. Esse é um hábito sustentável que deve ser cultivado e, para você começar, vamos te dar algumas dicas de como reaproveitar esses materiais em casa. Acompanhe o post!

Reutilize potes e garrafas de vidro

No dia a dia, consumimos produtos que estão em potes ou garrafas de vidro, como palmito, molho de tomate, bebidas, geleias… Que tal reutilizar esses vidros para fazer vasos, bases de abajur, copos, porta moedas ou até mesmo guardá-los para conservar outros alimentos? Decore como quiser e tenha um item personalizado em casa. Além de não precisar comprar outros potes quando precisar, você gera menos lixo. Além disso, tampinhas de garrafas ou rolhas de vinho também podem ser reutilizadas para fazer artesanato e outros itens de decoração para a casa. Lembre-se de guardá-las!

Itens de papel e plástico

Você pode reutilizar as embalagens de margarina e outros potes plástico para guardar alimentos que sobram na sua casa, por exemplo. As caixas de papelão, que você pega em supermercados ou recebe com encomendas em casa, podem ser reutilizadas para a organização da casa ou para fazer mudanças, além de ser possível utilizá-las em artesanatos, já que o material é mais firme do que o papel comum.

Revistas e jornais antigos podem ajudar a embrulhar itens frágeis, e os tubos de papel higiênico são ótimos para as crianças fazerem brincadeiras diferentes. Outro item que é muito descartado e é feito de plástico é a escova de dentes, que pode ser reaproveitada como um item de limpeza para a casa. 

Artesanato com garrafas PET

As garrafas PET são muito consumidas e consideradas uma das mais poluidoras do meio ambiente, já que demoram muito para se decompor! Elas podem ser de refrigerante, água ou suco, e podem dar origem a muitos itens em casa, como vasos, vassouras, banquinhos… E, caso vá descartar, faça isso corretamente. Pois quando isso acontece, essas garrafas são usadas até na fabricação de roupas! Ah, também é legal usar a criatividade para reutilizar as tampinhas das garrafas.

Reutilize sacolas plásticas

Muitas lojas já substituem as sacolas de plástico pelas de papel, e alguns supermercados já não oferecem mais as sacolinhas gratuitamente, incentivando cada consumidor a levar a sua sacola sustentável, chamada de “ecobag”. Vale a pena investir em uma! Mas se você ainda não comprou uma ou acabar pegando sacolinhas de plástico em algum lugar, use-as para armazenar outras coisas no seu dia a dia, como a marmita ou as luvas quando limpar a casa.

BÔNUS: Também reutilize o que não é reciclável!

Borra de café, sementes e sobras de alimentos: se você consumir café em sua casa, reutilize a borra nas plantas. Para isso, misture a borra com adubos e fertilizantes. As sementes e cascas de frutas também podem ser reutilizadas no seu jardim ou dar vida a uma horta. Isso diminuirá os resíduos orgânicos e emissões de gases causadores do efeito estufa em aterros sanitários; 

Cobertores, toalhas e roupas: você pode reutilizar os cobertores, toalhas e roupas antigas no local onde seu bichinho de estimação fica, ou pode guardá-las em casa para usar como panos de chão.

Outros itens, como papel alumínio, CDs e espelhos, que são de difícil decomposição, também podem ser reutilizados. Quer ler mais sobre sustentabilidade e ser um Cidadão do Mundo? Continue acompanhando o nosso blog e confira mais posts:

Conheça as maiores ongs ambientais do brasil

Será que estamos fazendo o suficiente pelo meio ambiente?

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um Cidadão do Mundo!

Tweetar
Compartilhar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning