COMO REUTILIZAR A ÁGUA EM CASA

YZG | Cidadão do mundo

28

FEV

Preservar o planeta Terra é um dever de todos, e alguns hábitos simples podem fazer grande diferença se colocados no cotidiano das pessoas. A reutilização da água é uma destas ações que não custam quase nada e evitam o desperdício. Neste texto, vamos te mostrar maneiras de reutilizar a água em casa. Confira!

Água da chuva

Existem algumas maneiras de captar a água da chuva para utilizá-la em outras atividades. Uma saída é comprar caixas d'água de armazenamento ou adaptar o encanamento para levar a água para um compartimento. Por serem estruturas relativamente grandes, pode ser que não seja viável para algumas moradias, então uma alternativa é utilizar o bom e velho balde para coletar a água.

No banho

Um banho de 15 minutos pode gastar até 120 litros de água. Para evitar o desperdício dos momentos em que o chuveiro está ligado e não se está embaixo dele, é interessante colocar um recipiente para armazenar essa água e evitar que ela vá direto para o ralo. 

Lavagem de roupas

As máquinas de lavar roupas também consomem muitos litros de água durante o processo de lavagem. Ao final do ciclo de limpeza, quando ela estiver jogando a água fora, posicione a mangueira em garrafas e baldes para armazená-la e usá-la para outras coisas.

Vazamentos

Os vazamentos e os lugares que não passam por manutenção constantemente podem gastar bastante água, embora aquele “pinga-pinga” possa parecer inofensivo. Porém, até que seja feito o conserto, você também pode estocar esta água e usá-la para outras funções.

Na hora de cozinhar

Nem todos sabem, mas a água usada para cozinhar os legumes também pode ser reaproveitada no momento de preparar arroz, feijão, sopas e caldos. Essa é uma ação simples, sem custos e que, aos poucos, faz diferença tanto no consumo quanto na conta de água no final do mês.

Mas afinal, como reutilizar a água?

Você pode reutilizar a água de diferentes maneiras, dependendo de onde você a captou. A água tirada da máquina de lavar, por exemplo, pode ser usada para lavar o carro, a calçada, a garagem ou o quintal.

Já a água da chuva, do banho e de vazamentos pode ser usada para lavar a parte interna da casa, regar as plantas e até para dar banho nos bichinhos de estimação.

Dicas extras

Para evitar o desperdício, evite deixar a torneira ligada enquanto lava a louça. Opte por ensaboar pratos e talheres com os registros fechados e abra-os apenas para fazer a retirada do sabão. 

Pensar na vida durante o banho é gostoso, mas custa caro! Portanto, manere no tempo que você gasta para fazer a sua higienização. E lembre-se de levar um balde para armazenar a maior quantidade de água possível e poder aproveitá-la depois.

Não use a água da torneira para varrer quintais e calçadas. Ela deve ser usada em último caso e com moderação. Prefira usar a vassoura para limpar quintais e calçadas.

Todas essas sugestões são acessíveis e possíveis de serem aplicadas em casa, então que tal você tentar também? O que mais você faz para reutilizar a água? Escreva aqui nos comentários!

Leia também outros conteúdos sobre meio ambiente e sustentabilidade que estão em nosso blog.

6 medidas já aprovadas para promover a sustentabilidade no futuro

5 coisas que mostram por que a sustentabilidade é importante

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um Cidadão do Mundo!

Tweetar
Compartilhar
+1
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning