COMO PREPARAR OS OBJETOS PARA RECICLAGEM?

YZG | Cidadão do mundo

17

JUL

Diariamente, uma pessoa produz uma quantidade elevada de lixo ao consumir produtos e descartar as embalagens. Para reduzir o impacto delas no mundo, muitos materiais podem ser reciclados para que, no futuro, possam ser usados como matéria prima na produção de outros produtos e embalagens. E para que fiquem em condições de serem reciclados, esses materiais devem ser preparados ainda nas casas dos consumidores. Neste texto você vai saber como prepará-los e conservá-los. Acompanhe!

Separe os materiais

A primeira coisa a se fazer para preparar os objetos é separá-los do lixo orgânico para que nenhum deles seja colocado em lugar indevido e tenha o destino errado. Lembre-se de que restos de comidas são lixo orgânico e, por isso, não devem ser colocados junto com os recicláveis. 

Limpe as embalagens 

Ao separar os materiais, as pessoas podem ajudar as cooperativas de reciclagem limpando as embalagens. Isso deve ser feito com todas aquelas que estiverem sujas, obviamente; porém, é necessário atenção com o gasto exagerado de água durante esse processo. Portanto, se for possível, faça a limpeza utilizando um pano ou, caso não seja suficiente, opte pela água de reuso (da louça ou da máquina de lavar, por exemplo) para limpar os materiais que vão para a reciclagem. 

Use latas de lixo diferentes

Tenha em sua casa latas de lixo distintas para os diferentes materiais, para não se confundir com o descarte e nem com o destino dos produtos. Caso haja a necessidade e a possibilidade, tenha também latas de lixo em cores diferentes para facilitar a separação dos materiais recicláveis. Se não estiver familiarizado com as cores, listamos abaixo para lembrá-lo.

Vermelho - Plástico

Amarelo - Metal

Verde - Vidro

Azul - Papel

Marrom - Orgânico

Tenha cuidado

Embora possa parecer que qualquer plástico, metal, vidro ou papel pode ser sempre reciclado, existem exceções desses tipos de produtos que não podem ser misturados com aqueles que vão para a coleta seletiva. Vamos te ajudar a entender quais são eles para que você não os separe de maneira errada.

Os plásticos estão na maioria das embalagens e objetos que temos em casa, porém não se pode colocar alguns produtos feitos desse material - como tomadas, fraldas descartáveis, plantas artificiais, plásticos de produtos eletrônicos (como teclados e mouses), esponjas, espumas, cabos de panelas e adesivos - no mesmo recipiente de descarte de outros objetos plásticos que são recicláveis, pois esses não são.

Já entre os metais, não se deve colocar no lixo reciclável as latas enferrujadas, as esponjas de aço, as latas de tintas/solvente ou que contêm algum produto tóxico, os aerossóis (como desodorantes), os clipes, os grampos, os pregos, os parafusos e as pilhas.

Os vidros precisam ser tratados com cuidado no momento do descarte, pois cerâmicas, porcelanas, louças, acrílicos, vidros temperados, lentes de óculos, espelhos, cristais, vidros de medicamentos e lâmpadas não podem ser reciclados. Além disso, envolva os vidros (recicláveis ou não) em um papel jornal no momento do descarte, para que o coletor não corra o risco de se cortar ao recolher o lixo.

Os papéis também precisam de atenção para não serem colocados em local errado no momento do descarte. Fita-crepe, papel-carbono, fotografias, papel toalha, guardanapos usados, papel higiênico, materiais plastificados, papel laminado e etiquetas devem ser jogados no lixo comum, pois não podem ser reciclados.

EXTRA

E os outros tipos de lixo?

Existe ainda uma categoria de lixos que não são comuns, nem orgânicos e nem recicláveis, como é o caso dos produtos eletrônicos e hospitalares (seringas e sondas, por exemplo), que podem existir na casa de qualquer pessoa. Para esses tipos de materiais, é preciso ter um tratamento diferenciado, pois o descarte comum pode gerar prejuízos enormes para o solo e para a saúde da população. Sendo assim, é necessário encontrar um local que faça esse tipo de coleta para se desfazer corretamente do produto.

O processo de reciclagem de um produto começa ainda na casa das pessoas, quando são separados, limpos e descartados da maneira correta. E para que esse ciclo seja completo, é necessário que todos ajudem e pensem no bem coletivo. 

Quer mais dicas de ecologia? Aqui no blog do Yázigi nós te damos! Então entre em nosso blog e confira.

9 hábitos para ter em casa e economizar energia

Como reutilizar o óleo de cozinha?

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um Cidadão do Mundo!

Tweetar
Compartilhar
+1
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning