COMO FALAR SOBRE SUSTENTABILIDADE COM AS CRIANÇAS

YZG | Cidadão do mundo
Campanha 70 anos

28

AGO

Que o mundo precisa de mais consciência em relação aos problemas ambientais, nós já estamos cansados de saber, não é mesmo? Embora muitas pessoas pratiquem ações sustentáveis, é preciso falar cada vez mais sobre as questões que envolvem a saúde do planeta. 

Uma maneira de formar pessoas que se interessem e que cuidem da Terra é incentivando as crianças a praticar, desde a infância, o consumo consciente e menos prejudicial dos nossos recursos. No texto de hoje, vamos mostrar como falar sobre sustentabilidade com as crianças. Acompanhe!

Contextualize o que é sustentabilidade

Antes de ensinar efetivamente as ações sustentáveis que podem ser adotadas pelas crianças, explique o que significa o termo “sustentabilidade”. Uma alternativa para deixar mais claro para elas e mais perto da realidade de cada uma é dar exemplos de como esses conceitos estão presentes no cotidiano. 

Você pode fazer um paralelo com a comida que se tem em casa, por exemplo, explicando que aquele é o recurso que a família tem para passar um período, e que se todos os membros da casa decidirem usufruir dele em um único dia, eles ficarão sem alimento suficiente. Use a comida que a família tem em casa como exemplo e explique que esse é o recurso que vocês têm para passar um período. Se todos consumirem de forma desordenada, os alimentos vão acabar antes e as pessoas não terão o que comer. Logo, é preciso que haja a colaboração de todos para que o consumo seja consciente e não falte nada para ninguém.

Esse exemplo simples ajuda a criança a entender a importância de preservar os recursos que o planeta Terra nos oferece. A partir daí, você consegue mostrar outras ações que podem ser realizadas pelos pequenos e que ajudam na formação sustentável deles.

Proponha ações sustentáveis

A partir do momento que as crianças compreendem esse contexto e a importância da sustentabilidade, ainda que não saibam o termo de cor, elas entenderão o porquê de se tomar banhos mais rápidos, de sempre apagar a luz dos cômodos quando ninguém estiver neles e de fazer a separação dos lixos entre recicláveis e orgânicos. Além disso, compreenderão por completo a ideia de que lixo deve ser jogado na lixeira, e não na rua.

Essas atitudes podem ser tomadas por todos, independentemente da idade. Lembre-se de, quando falar sobre esses pontos com as crianças, apresentar uma informação e contextualizá-la a respeito dos motivos pelos quais adotar essas ações. Dessa forma, elas compreendem o propósito daquilo.

Recorra à internet

Muitos desenhos, vídeos, documentários, textos e livros são voltados para ajudar os pais a criar um pensamento sustentável nas crianças. Através de experiências lúdicas, elas podem compreender melhor os conceitos e aplicar as diversas ações no dia a dia delas. Aqui no blog do Yázigi temos diversos materiais sobre esse assunto, que podem ser usados para enriquecer esse processo de aprendizado dos pequenos (no final deste texto iremos sugerir dois deles).

Dê o exemplo

A tendência das crianças é tentar imitar as atitudes e ações dos pais, por isso é fundamental dar um bom exemplo. Quando for explicar algum assunto para os seus filhos, não se esqueça de demonstrar, através de atos, o que você está dizendo, ou seja, se estiver falando sobre separar o lixo reciclável do orgânico, mostre qual produto vai em qual lixeira. 

Proponha também algumas ações práticas que você e as crianças podem realizar juntos, como cuidar das plantas da casa, plantar uma árvore, reutilizar embalagens, limpar os materiais que vão para a reciclagem, elaborar um sistema de captação e de armazenamento da água da chuva, entre outras atividades que ajudam na formação dos pequenos e que fazem a diferença para um mundo mais sustentável.

Além disso, preste muita atenção nas suas ações naturais, aquelas que faz sem perceber, pois as crianças estão em constante processo de aprendizado e é natural que elas estejam observando os seus atos. Portanto, nada de demorar no banho, jogar lixo no chão ou deixar a luz acesa sem necessidade, combinado?

A formação de um Cidadão do Mundo não passa apenas pelo conhecimento intelectual; ela diz respeito a toda a bagagem cultural, consciência ambiental e cuidado com o próximo. Abaixo você pode acessar outros materiais do blog do Yázigi.

6 medidas já aprovadas para promover a sustentabilidade no futuro

Filmes e documentários sobre sustentabilidade que você precisa assistir

Venha para o Yázigi!

Procurando uma escola de idiomas que ajude seu filho a desenvolver competências socioemocionais? Então venha para o Yázigi! Acesse nosso site e conheça mais sobre esse projeto. 

Tweetar
Compartilhar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning