9 DICAS PARA A SUA PRIMEIRA VIAGEM DE AVIÃO

YZG | Cidadão do mundo
Campanha 70 anos

31

JAN

Viajar, seja para outro país ou outra cidade, sempre traz muita expectativa. Mas se for sua primeira viagem de avião, essa expectativa se mistura com muito nervosismo. 

O que fazer no aeroporto? É preciso despachar as malas? Onde deixar a mala de mão? Fique calmo: vamos responder a essas e muitas outras perguntas neste post. 

Continue sua leitura e se prepare para uma viagem de avião tranquila! 

Antes da primeira viagem de avião 

Saiba o que fazer antes da sua primeira viagem de avião, seja na hora da compra ou no aeroporto: 

1. Compre a passagem com antecedência

Comprar a passagem com antecedência é indispensável para uma viagem de avião. Meses antes da viagem, você vai ter mais opções de voos e valores para escolher. 

Para comprar a passagem, no entanto, você já precisa ter definido o destino e a data da viagem. Depois, é preciso escolher um meio para fazer sua compra. 

Existem muitos sites que comparam e vendem passagens aéreas de diferentes companhias. Mas você também pode comprar pelo site, aplicativo ou telefone da própria companhia aérea. Da mesma forma, é possível fazer a compra no balcão da companhia no aeroporto. 

Depois de realizar a compra, você pode receber a passagem física, se for no balcão. Mas também pode recebê-la por e-mail e aplicativo da companhia aérea. 

2. Entenda as escalas e conexões

Ao viajar de avião, nem todos os voos são diretos. Alguns têm escalas e conexões, o que significa que você vai parar algumas vezes no caminho. 

Escalas acontecem quando o avião precisa parar por questões técnicas previsíveis. Por exemplo, para abastecer. Em muitos casos, não é preciso sair do avião, nem despachar suas bagagens novamente. 

Porém, nas conexões, você vai trocar de avião depois da parada. Isso significa entrar em outra fila de embarque, ter outra passagem e, em alguns casos, ter que despachar a bagagem novamente. 

É importante dizer que, em muitos casos, você só vai saber se precisa lidar com a bagagem no aeroporto. Por isso, reserve um tempo para essas questões. 

3. Chegue preparado ao aeroporto

Chegar em cima do horário do voo é um erro terrível na sua primeira viagem de avião. Nas seguintes, isso também pode prejudicá-lo. 

Isso porque há muito para fazer no aeroporto antes de embarcar. Fazer check-in, despachar as malas, passar pelo raio-x na sala de embarque, encontrar seu portão, etc. 

Por isso, chegue ao aeroporto com pelo menos uma hora de antecedência, se seu voo for nacional. Se for internacional, pelo menos três horas. 

Também chegue com todos os documentos necessários à mão. Em viagens nacionais e dentro do Mercosul, você precisa de um documento de identificação oficial, como o RG. 

Já em viagens internacionais, é necessário o passaporte. Em alguns lugares, também é preciso ter um visto. Em todo caso, para embarcar, você também precisa do cartão de embarque. 

4. Saiba o que fazer no aeroporto

A rotina dos viajantes pode ser confusa se essa é sua primeira viagem de avião. Então, vamos explicá-la. 

Comece fazendo o check-in. Ele pode ser feito pelo aplicativo da companhia aérea, por um totem ou no balcão da companhia. 

Se tiver bagagem para despachar, faça isso depois do check-in. Isso pode ser feito, também, no balcão da companhia aérea. 

Com o cartão de embarque em mãos, vá para a sala de embarque. Lá, você vai ser orientado a deixar sua mala de mão em uma esteira com raio-x. Depois, vai passar por um detector de metais. 

Por fim, procure seu portão de embarque. O número do portão está no seu cartão. Se não estiver, existem painéis com os voos e o número do portão para conferir. 

Vá até o portão de embarque, sente-se e espere a chamada para embarcar. 

Durante a primeira viagem de avião 

Não é preciso se estressar com a viagem. Seguindo as dicas a seguir, seu voo vai ser tranquilo: 

5. Acomode-se no seu lugar

Os assentos são identificados por números e letras. O seu estará identificado no cartão de embarque. 

Quando chegar nele, você pode deixar sua mala de mão no bagageiro acima do assento. Se preferir, também pode colocá-la embaixo do seu banco. 

Depois, é só se sentar, afivelar os cintos e esperar. Se precisar ir ao banheiro, todas as cabines têm ao menos um, no fundo do corredor. 

6. Aproveite o serviço de bordo

Em voos nacionais, o serviço de bordo costuma ser pago. Você pode escolher o que comer em um cardápio e pagar para os comissários. 

Nos voos internacionais, no entanto, ele está incluso na tarifa. Você vai ter opções de refeições e lanches para escolher. Se tiver alguma restrição alimentar, avise a companhia antes do voo. 

Em geral, todo voo tem entretenimento a bordo. Isso pode significar filmes, séries ou mesmo jogos de videogame. Aproveite! 

7. Siga as instruções dos comissários e do piloto

Os comissários de bordo, assim como o piloto, entendem tudo de segurança no avião. Por isso, fique atento às instruções dadas por eles. 

Algumas instruções são dadas por meio de sinais luminosos no painel à frente do assento. Nesse painel, você vai saber quando é preciso ficar sentado ou quando você pode se levantar. 

Depois do voo 

O voo está acabando, mas ainda existem algumas dicas que podem ajudá-lo. Confira quais são elas: 

8. Não se apresse para sair do avião

Na primeira viagem de avião, muitos se espantam com o quanto demora para sair da aeronave. Essa demora é normal e esperada. 

Ela acontece porque o piloto precisa de autorização para fazer o desembarque. Isso ajuda a manter certa organização dentro do aeroporto. 

Depois que a autorização é dada, centenas de pessoas vão estar tentando sair do avião com você. Espere a fila começar a andar e, então, levante-se para sair. 

9. Retire sua bagagem

Se você despachou a bagagem, a viagem ainda não chegou ao fim. Siga as placas do aeroporto para descobrir onde pegar sua bagagem. 

Espere ao lado da esteira até que ela apareça. Então, é só pegá-la e seguir viagem! 

Sua primeira viagem de avião será internacional? Venha conferir tudo o que você precisa saber sobre inglês para viagens e seja influente em inglês! 

 

Twitter Tweetar
Facebook Compartilhar
WhatsApp Enviar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning