9 AÇÕES QUE VOCÊ PODE FAZER HOJE PARA TORNAR O MUNDO MELHOR NO FUTURO

YZG | Cidadão do mundo
Campanha 70 anos

18

MAR

O mundo é um lugar cada vez mais complexo. Quanto mais aprendemos sobre ele, mais parece que precisamos aprender. Tornar o mundo melhor parece um sonho muito utópico. 

Porém, ele é complemente possível. Todos os dias, você pode fazer algo que vai tornar o mundo um lugar melhor. 

Quer saber como? Confira nossas dicas! 

9 ações para tornar o mundo melhor no futuro 

As ações abaixo não são complexas ou grandiosas. Elas são pequenas atitudes que você pode tomar hoje mesmo. 

Ou seja, são movimentos simples na direção de um futuro melhor. Confira: 

1. Aprenda a plantar

Essa parece uma ideia grandiosa, mas não é tão difícil quanto se imagina. Aprender a plantar temperos e ervas na sua sacada já é um passo para tornar o mundo melhor. 

Isso porque o plantio é uma forma de se conectar diretamente com a natureza. Você entende melhor como ela funciona, como é seu processo de crescimento. 

Esse conhecimento o aproxima do meio ambiente, dando uma nova perspectiva sobre sustentabilidade. E, no fim das contas, deixa suas refeições mais saborosas. 

É claro, se você quiser dar um passo à frente, experimente plantar uma árvore. Árvores frutíferas são uma maneira de atrair pássaros, obter frutas e descansar na sombra dentro de alguns anos. 

  

Aprenda com nosso artigo: como fazer uma horta em casa. 

  

2. Evite desperdícios

Um mundo melhor é um mundo com menos desperdício. Isso se aplica a diferentes âmbitos das nossas vidas. 

Por exemplo, o desperdício de comida é um problema quando nos deparamos com tantas pessoas passando por insegurança alimentar. 

Porém, o desperdício nas fábricas têxteis e na indústria em geral também afeta o meio ambiente. 

Por isso, precisamos aprender a reaproveitar e reutilizar o que temos. Cuide do desperdício na sua casa e na sua vida com atenção e ações simples. 

3. Cuide do lixo

Nem sempre podemos resolver os problemas de reciclagem na nossa comunidade. Muitas ações dependem de governantes e representantes de empresas. 

Porém, todo mundo pode se responsabilizar pelo lixo que produz. Mesmo que sua cidade não faça coleta seletiva, você pode levar o lixo reciclável para qualquer centro de coleta. 

Além disso, a parte orgânica pode ser transformada em adubo. Aprendendo a fazer uma composteira, você reaproveita restos de comida para usar em hortas e jardins. 

4. Pratique o consumo consciente

Você sabia que, para fabricar uma calça jeans, consome-se mais de 10 litros de água? Esse é só um dos motivos pelos quais o consumo consciente é tão importante 

O consumo consciente prega que devemos comprar apenas o que for necessário. Quando algo não é necessário, a compra pode se tornar um desperdício e impactar o ambiente. 

Além disso, também gera um consumismo desenfreado que nos prejudica em um âmbito pessoal. Sendo assim, o melhor a fazer é repensar a maneira como compramos. 

Antes de sair para fazer uma compra, considere o que você já tem em casa. Também é uma ótima ideia conferir com seus amigos o que pode ser trocado ou emprestado entre vocês. 

Como um último recurso antes de ir para as lojas, você pode procurar por brechós. Neles, você pode encontrar peças quase novas a preços mais baixos. 

5. Aprenda sobre política

Política parece um assunto muito chato e que só envolve quem está no poder. Porém, na verdade, decisões políticas podem influenciar sua vida desde o seu nascimento. 

Por isso, é preciso entender pelo menos o mínimo sobre o assunto. Por exemplo, você sabe qual é o trabalho de um vereador? Se sim, conhece os vereadores da sua cidade? 

Mesmo que você não vote hoje, vai ter que votar no futuro. E quando esse momento chegar, essas informações serão essenciais para tomar essa decisão. 

6. Seja atencioso

Muitas vezes, dividimos nossa atenção entre duas ou três coisas ao mesmo tempo. Em uma época em que passamos muito tempo no celular e nas redes sociais, isso se tornou normal. 

Porém, essa dispersão da atenção faz com que, muitas vezes, coisas importantes passem batidas. Por exemplo, sua família ou seus amigos podem precisar de ajuda, e você pode não perceber. 

Sendo assim, pratique estar mais presente e prestar atenção. No começo, pode ser difícil. Com o tempo, no entanto, você vai se acostumar e mesmo apreciar esses momentos. 

7. Faça trabalhos voluntários

Trabalhos voluntários são uma maneira eficiente e quase instantânea de mudar o mundo para melhor. E essas posições são mais fáceis de encontrar do que se imagina. 

Abrigos de animais, escolas públicas, distribuição de doações e muitas instituições aceitam essa ajuda. Você só precisa entrar em contato e aparecer para ajudar. 

Esses trabalhos são benéficos, sem dúvida, para quem está sendo ajudado. Mas também fazem muita diferença na vida dos voluntários. 

8. Faça doações

Fazer o mundo melhor também significa entender seu impacto nele. Isso inclui saber o quanto você o está impactando pelo que deixa de fazer. 

Muitas vezes, acumulamos mais do que precisamos sem ter um bom motivo. Roupas, sapatos, dinheiro e mesmo objetos que não têm mais valor nas nossas vidas. 

Tente fazer doações com certa frequência. Pode ser depois de uma limpa no seu armário ou na sua estante. 

Participe de ações beneficentes e, sempre que puder, contribua com dinheiro. Mesmo quem ganha apenas uma mesada pode separar um pouco por mês e fazer uma doação maior no futuro. 

9. Tenha empatia

Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro. É uma forma de ver a vida com mais leveza, sem tantos julgamentos, e se relacionar melhor com os outros. 

Quando temos empatia, conseguimos enxergar os sentimentos dos outros. Isso evita conflitos e nos ajuda a resolver questões rapidamente. 

Ter empatia também nos torna mais receptivos, amigos e compreensivos. Por isso, influencia muito na nossa vida social. 

Tornar o mundo melhor não depende apenas de grandes atos e de lutas difíceis. Muitas vezes, essa influência se encontra em pequenas ações diárias. 

É tudo uma questão de escolher começar. Depois dessa escolha, você pode ir o quão longe quiser. 

Nós do Yázigi acreditamos que você pode ser um cidadão do mundo, um verdadeiro influente para um mundo melhor. Confira mais artigos sobre sustentabilidade para você ler. 

Twitter Tweetar
Facebook Compartilhar
WhatsApp Enviar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning