7 REQUISITOS PARA ESTUDAR FORA DO PAÍS QUE VOCÊ PRECISA CUMPRIR

YZG | Cidadão do mundo
Campanha 70 anos

29

NOV

Estudar fora do país é um sonho não só do aluno Yázigi, mas de milhares de brasileiros. Mas essa é uma decisão que exige planejamento.

Isso porque existem alguns requisitos para estudar fora que precisam ser cumpridos. Portanto, se você deseja estudar em uma universidade no exterior, deve prestar atenção nisso.

Quer saber que requisitos são esses para estudar fora? Então, continue a leitura! Contamos aqui quais são os 7 requisitos para estudar fora do país que você precisa cumprir.

1 - Estudar inglês

Aprender inglês é básico para quem deseja estudar fora do país. Isso porque a língua inglesa é um idioma universal, e com certeza abrirá muitas portas.

Para melhorar o seu inglês, inscreva-se em uma escola de idiomas renomada, como o Yázigi. Nela, você terá acesso uma metodologia moderna e eficiente de aprendizado.

Em pouco tempo, se você se dedicar aos estudos, estará a caminho da fluência. E pronto para estudar fora do país.

2 - Traçar um objetivo para estudar fora do país

Qual é o seu objetivo por trás da decisão de estudar fora do país? O que te motiva a viajar em busca de uma oportunidade?

Traçar um objetivo é essencial para não te fazer desistir diante das dificuldades. Ter foco também vai ajudar a planejar seus próximos passos e saber o que precisa ser feito para conquistá-lo.

3 - Escolher o país e a instituição

Um dos principais requisitos para estudar fora é escolher o país e a instituição certa de ensino.

Pesquise bastante as opções de moradia, lazer, alimentação e de cultura de cada país. Escolha uma instituição de ensino renomada e que fará realmente a diferença na sua vida.

Converse com brasileiros que já moram nesse país, para ter uma ideia de como é viver lá.

E claro, escolha um país de acordo com o idioma falado nele. Por exemplo, se o seu objetivo é aprender inglês, opte por países que falam a língua inglesa, como os Estados Unidos.

4 - Ter planejamento financeiro

Estudar fora do país é uma decisão que envolve bastante estratégia financeira. A começar pela ida, na compra das passagens ou para obter os documentos exigidos para ficar no país.

Guarde uma grana também para se manter por lá, e dar conta de custos como aluguel e alimentação.

Antes de começar a juntar dinheiro, faça uma previsão dos seus gastos iniciais. Se planejar e organizar com antecedência evitará surpresas e complicações quando você estiver viajando.

5 - Pesquisar oportunidades de bolsas

Se você quer estudar lá fora, precisa pesquisar antes por bolsas de estudos. Existem países que oferecem programas de bolsas de estudos para estrangeiros. O governo brasileiro é um desses países que oferecem bolsas de estudos para quem pretende estudar fora.

Há os programas de bolsas de estudos oferecidos pelas próprias universidades. Algumas empresas privadas também oferecem esse tipo de bolsa.

E as bolsas variam também, podendo ser parciais ou integrais. As integrais cobrem os principais custos do estudante, como moradia e alimentação. E às vezes, até as passagens aéreas.

Já as parciais cobrem apenas as despesas dos estudos, cabendo ao estudante arcar com os outros custos.

As bolsas também se diferenciarão de acordo com o curso, sendo de graduação, pós-graduação ou cursos diversos.

6 - Iniciar o application process

Para iniciar seu application process, é preciso se atentar aos requisitos exigidos pelo país e pela universidade escolhidos.

Por exemplo, para estudar fora do país você, certamente, precisará comprovar fluência em inglês. É possível comprovar proeficiência no inglês fazendo testes, como o TOEFL e o IELTS.

Algumas faculdades exigirão uma carta de recomendação ou têm vestibulares próprios. Se for o caso do vestibular, você precisará se inscrever e se preparar para ele.

Alguns países exigem também comprovação de renda. Então, pode ser que você precise tirar um comprovante junto a Receita Federal, por exemplo.

7 - Preparar a documentação necessária

Quais os documentos exigidos pelo país escolhido para você poder ficar lá? Já de cara, podemos falar sobre um: o passaporte.

Sem um passaporte, será impossível para você estudar fora do país. Se você ainda não tem um, faça. Se tem, mas ele está próximo da data de expiração, é preciso atualizá-lo. Hoje, o passaporte no Brasil tem validade de dez anos.

Seja qual for o país que você escolha, certamente precisará de um visto para ir para lá. Aí, vai depender, se um visto de estudos, um de permanência por um determinado período ou de moradia. Tudo dependerá da curação do seu curso.

Comprovante de antecedentes criminais e de estar com as suas obrigações em dia também podem ser requeridos.

Gostou das nossas dicas para você estudar fora do país? Nós podemos te ajudar ainda mais. Como? Aprendendo e aperfeiçoando seu inglês em uma das escolas do Yázigi!

Procure por uma unidade do Yázigi perto de você e prepare-se para estudar fora!

Twitter Tweetar
Facebook Compartilhar
WhatsApp Enviar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning