QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS)?

YZG | Yázigi

19

JUN

Você já ouviu falar sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)? Essas diretrizes são muito importantes para garantir um futuro mais saudável, justo e igualitário para todo mundo. Conheça mais sobre o tema nesse post!

O que são os ODS?

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, conhecidos também como Objetivos Globais, foram adotados pelos 193 países que integram a Organização das Nações Unidas em setembro de 2015. De maneira geral, são metas que compõem um chamado global, cuja proposta é a atuação contra a pobreza e a fome, a proteção do planeta, o incentivo à educação de qualidade e a garantia de sociedades pacíficas e inclusivas ao redor de todo o mundo.

Quais são os objetivos da ODS?

Ao todo, são 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), os quais somam 169 metas diferentes. Cada objetivo está interligado aos demais, e por isso o sucesso de um item está diretamente relacionado à promoção dos demais. Todos os pontos visam à melhora na qualidade de vida e ao incentivo à sustentabilidade ambiental como o caminho para garantir o bem-estar das gerações atual e das futuras. Confira abaixo os 17 objetivos para transformar o mundo:

(Divulgação/PNUD via Portal do Ministério das Relações Exteriores do Brasil)

  1. Erradicação da pobreza
  2. Fome zero e agricultura sustentável
  3. Saúde e bem-estar
  4. Educação de qualidade
  5. Igualdade de gênero
  6. Água potável e saneamento
  7. Energia acessível e limpa
  8. Trabalho decente e crescimento econômico
  9. Indústria, inovação e infraestrutura
  10. Redução das desigualdades
  11. Cidades e comunidades sustentáveis
  12. Consumo e produção responsáveis
  13. Ação contra a mudança global do clima
  14. Vida na água
  15. Vida terrestre
  16. Paz, justiça e instituições eficazes
  17. Parcerias e meios de implementação

Como os ODS foram criados?

Nos anos 2000, os países que integram a ONU se reuniram em Nova York para adotar a Declaração do Milênio (ODM), elaborada com oito metas para a redução da pobreza extrema ao redor do mundo, e as quais deveriam ser alcançadas até 2015.

Sucedendo e atualizando tal proposta, nasceram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), durante a conferência Rio+20, no ano de 2013. Com objetivos mais globalizados e com foco também no meio ambiente, os ODS trouxeram a inclusão de novos temas, os quais deveriam direcionar as políticas nacionais e as iniciativas internacionais até 2030.

Importância para o PNUD

Como mencionamos anteriormente, os ODS têm como função guiar as decisões políticas dos países que integram a Organização das Nações Unidas. Além disso, esses objetivos também direcionam o financiamento do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), órgão também responsável por garantir respaldo aos governos para que cada país implemente os ODS em suas diretrizes nacionais.

A instituição busca incentivar todos os países participantes a alcançar as metas definidas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030. Logo, os temas são encorajados também a partir das parcerias entre governos, no setor privado e em iniciativas da sociedade civil.

O papel do Brasil

Você sabia que o Brasil foi importante para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio? O país foi sede da primeira Conferência sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, chamada Rio 92, e também da Conferência Rio+20. Atualmente, é considerado um grande agente na promoção da Agenda 2030, e as políticas públicas brasileiras são muito reconhecidas pela sua valorização de aspectos econômicos, sociais e ambientais para o desenvolvimento sustentável.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são fundamentais para um futuro próspero e mais saudável para nós e para o planeta. E você, quais são as suas ações do dia a dia que envolvem atitudes como as citadas pelos ODS?

Let's act to impact! Se você é um Cidadão do Mundo, confira outros posts sobre sustentabilidade:

6 TED Talks sobre sustentabilidade para praticar o inglês

6 medidas já aprovadas para promover a sustentabilidade no futuro

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um Cidadão do Mundo!

Tweetar
Compartilhar
+1
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning