CONSUMO SUSTENTÁVEL: 7 COISAS QUE VOCÊ PODE FAZER AGORA

YZG | Yázigi

24

JUN

A relação entre a preservação do meio ambiente e o consumo está se tornando cada vez mais próxima! Hoje, acredita-se que para diminuir a produção de lixo e a poluição, é necessário repensar como nós consumimos alimentos, roupas, objetos e itens eletrônicos, por exemplo. Nesse contexto, nasceu o conceito de consumo sustentável, prática que busca deixar para trás hábitos nocivos ao ambiente. Para ajudar a fazer sua parte, trouxemos dicas para repensar seus hábitos de consumo. Se liga! :)

Faça compras mais vezes durante a semana

Ao escolher os produtos que você deseja no supermercado, esteja atento para comprar apenas os itens que você e sua família irão consumir nos próximos dias. Essa atitude é muito simples, mas pode evitar o desperdício de alimentos, sobretudos legumes, frutas, vegetais e demais itens de consumo frescos. Uma sugestão é se planejar e organizar uma lista de compras com os itens que faltam na despensa. Pensar duas vezes antes de escolher um produto também é importante, já que essa atitude evita compras por impulso de itens dos quais você pode se arrepender depois.

Procure opções de itens duráveis e menos nocivos ao ambiente

Evite fazer o uso de itens descartáveis, principalmente aqueles feitos de plástico. Levar sempre uma garrafinha de água e um canudo reutilizável na mochila pode ser um diferencial. Investir em sacolas estilo ecobag para ir ao supermercado também é uma boa ideia! Ao fazer suas compras, prefira itens com embalagens reutilizáveis ou aquelas que pode ser retornáveis. O vidro, por exemplo, pode ser reutilizado para outras funções com facilidade, e caso você queira descartá-lo, ele é 100% reciclável.

Evite adquirir mais itens iguais aos que você já tem

Será que você realmente precisa comprar esse item? Antes de adquirir um novo produto, pare um instante para refletir se ele é realmente importante e se não será um item supérfluo no seu dia a dia. É importante reparar como cada produto envolve um longo processo na cadeia produtiva, com novas matérias-primas, gasto de energia e produção de poluentes em todas as etapas para chegar até você. Por isso, pense bem antes de comprar mais uma camiseta ou canetas de que você não precisa, OK?

Cuide dos gadgets que você já tem

Busque estender a vida útil dos seus produtos eletrônicos. Evite acompanhar os lançamentos da indústria tech, já que trocar o seu celular em perfeito estado significa a compra de um aparelho que usou mais matéria-prima e causou a emissão de mais gases na atmosfera e também maior produção de lixo. Caso você precise trocá-lo por algum contratempo técnico severo ou porque está muito antigo, procure locais adequados para o descarte. O mesmo vale para fiações antigas e baterias ou pilhas sem carga. Esses materiais não devem ser jogados no lixo comum. 

Seja responsável pelo seu lixo

O acúmulo de lixo pode ser negativo para o meio ambiente, já que ele compromete o solo, polui as águas subterrâneas e contribui para a proliferação de doenças. Por essa razão, tenha em mente que você também é responsável pelo lixo que produz! Criar o hábito de separar o lixo reciclável é uma dica muito importante. Muitos municípios têm coleta de materiais que podem ser reutilizados e, se esse não for o seu caso, não deixe de levá-los até a cooperativa mais próxima de você. E reaproveite o lixo orgânico também! Você pode fazer a sua própria composteira e produzir adubo para plantar a sua horta. Que tal?

Conheça as marcas que você está comprando

Antes de escolher um item, lembre-se de estar atento também às marcas que você está consumindo. Dê preferência para empresas responsáveis, ou seja, aquelas que trazem impactos positivos ou tentam minimizar ao máximo os efeitos negativos. Pesquise sempre se os trabalhadores são respeitados e têm condições dignas de trabalho, e se a empresa não tem práticas nocivas ao ambiente ou de crueldade contra os animais. Consumir de maneira consciente também envolve o hábito de estar de olho nos processos da cadeia produtiva! 

Valorize os pequenos produtores e o comércio local

Que tal apoiar os seus hábitos de consumo em alimentos, produtos e itens que são produzidos respeitando todos os processos da cadeia produtiva? Uma atitude positiva é realizar suas compras de pequenos produtores ou em lojas locais. Nesses espaços você encontra alimentos frescos, produzidos com respeito ao ambiente e aos trabalhadores. Muitos deles não levam agrotóxicos, e os produtos de origem animal são produzidos em pequena escala - e respeitam os animais ao longo do processo. O mesmo vale para os demais itens de consumo locais. É possível encontrar roupas e artigos produzidos com elementos naturais e à mão, garantindo maior conforto e segurança. Bacana né?

Escolhas conscientes e sustentáveis trazem consequências muito positivas para a cadeia produtiva e garantem um consumo responsável. Como resultado, podemos alcançar um futuro mais verde, sustentável e com muito respeito à natureza. :)

Faça a sua parte! Confira a nossa campanha Act to Impact e leia também os nossos outros posts sobre o tema: 

Quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)?

6 medidas já aprovadas para promover a sustentabilidade no futuro

Inovações que podem deixar o futuro ainda mais sustentável

Tweetar
Compartilhar
+1
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning