6 TED TALKS SOBRE SUSTENTABILIDADE PARA PRATICAR O INGLÊS

YZG | Yázigi

06

JUN

Você já ouviu falar sobre o TED? O evento, cujo nome é a abreviação de Technology, Entertainment and Design, tem como objetivo reunir pessoas com ideias e projetos que merecem ser compartilhados com todos. Os assuntos são diversos, e variam de entretenimento e desenvolvimento aos cuidados com o meio ambiente e projetos para um futuro mais responsável. Aqui, listamos seis talks pautadas em conceitos de sustentabilidade e que, além de muito interessantes, também podem ajudar você a praticar os seus conhecimentos da língua inglesa. Se liga!

A census of the ocean, por Paul Snelgrove (2011)

Em sua talk, o oceanógrafo aborda a importância dos oceanos, habitat responsável pela produção de metade do oxigênio que nós respiramos e lar de muitos organismos vivos que ainda não conhecemos. Snelgrove compartilha os resultados do projeto de que participa, chamado “Censo da Vida Marinha” em tradução livre, pautado nos estudos sobre a distribuição, a diversidade e a abundância da vida marinha ao redor do mundo ao longo de toda a história humana.

We can recycle plastic, por Michael Biddle (2011)

Biddle define-se como um garbageman. Sempre preocupado com a produção excessiva de resíduos e como reaproveitar as matérias-primas descartadas, o engenheiro de plásticos pontua que menos de 10% de todo o plástico produzido é reciclado devido às dificuldades de separar os seus diferentes tipos. Intrigado com a situação, Biddle criou um projeto industrial barato, eficiente e economicamente sustentável para reciclar esse material.

Fashion futurist, por Suzanne Lee (2011)

Lee traz uma discussão interessante para os adeptos da moda sustentável em sua talk no TEDxFlanders. A designer conta como desafiou as noções do mundo fashion e começou a produzir materiais alternativos para suas criações a partir de pequenos microrganismos, como bactérias. Lee defende que a biologia é uma alternativa significativa para promover uma moda sustentável e inteligente, contribuindo também com a produção de outros muitos produtos que consumimos.

My green school dream, por John Hardy (2012)

Em sua talk no TEDxTaipei, Hardy conta um pouquinho sobre uma de suas ideias mais originais. Ele e sua esposa, Cynthia, criaram a primeira Green School, na cidade de Bali. A instituição proporciona o ensino para crianças de todo o mundo em um novo formato educacional, e também tem uma particularidade interessante: é completamente feita de bambu. Hardy nos faz entender como a arquitetura e a sustentabilidade andam de mãos dadas, e as maneiras como essa parceria intrigante pode nos influenciar diretamente.

How big brands can help save biodiversity, por Jason Clay (2010)

Clay traz reflexões significativas sobre nossos hábitos de consumo e como eles ultrapassam os limites do planeta. Parte da WWF, o “market transformer” traz uma visão alternativa para a situação e sugere uma solução diferente. Ao trabalhar a sustentabilidade a partir da ótica global, Clay explica como promover mesas redondas com grandes empresas rivais impulsiona acordos sobre práticas ecológicas para ambos os lados, e ainda traz maior responsabilidade para a cadeia de produção em nível global.

Time-lapse proof of extreme ice loss, por James Balog (2009)

Balog traz uma abordagem intrigante sobre a gravidade do aquecimento global nos dias atuais - segundo o fotógrafo, 95% das geleiras ao redor do mundo estão derretendo. Ao unir a arte à ciência, Balog foi capaz de criar um material surpreendente, e nos mostra de maneira mensurável e palpável como as geleiras vêm sendo afetadas pelo aumento das temperaturas. Chamado de Extreme Ice Survey, o projeto traz imagens captadas por uma série de câmeras com a técnica de time-lapse.

E aí, de qual talk você mais gostou? Conta pra gente nos comentários! :) Vídeos on-line são ótimas opções para aprimorar os seus conhecimentos do inglês, e contribuem diretamente para que você ganhe ainda mais bagagem cultural. Se você curte o TED, não deixe de pesquisar também outras talks sobre temas do seu interesse, OK?

Se você quer ficar por dentro de outras ideias sustentáveis para um futuro mais verde, não deixe de ler:

6 motivos para preservar a floresta amazônica

6 medidas já aprovadas para promover a sustentabilidade no futuro

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um cidadão do mundo!

Tweetar
Compartilhar
+1
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning