4 PROJETOS YÁZIGI PELO BRASIL QUE VOCÊ PRECISA CONHECER

YZG | Yázigi

30

NOV

A responsabilidade social e o cuidado com o meio ambiente são valores básicos para o Yázigi. As escolas da rede têm como objetivo formar Cidadãos do Mundo capazes de utilizar o aprendizado do inglês para transformar a realidade à sua volta. Por isso, a marca incentiva seus franqueados a promover ações sociais e projetos que ajudem as pessoas e contribuam para um mundo mais sustentável.

Para levar adiante a ideia da sustentabilidade e da ajuda ao próximo, nós separamos quatro dos muitos projetos que as unidades Yázigi realizam para o Brasil. São histórias inspiradoras que você precisa conhecer!

Yázigi Boa Vista

A iniciativa surgiu por ideia de Yasmine Mazzoni, professora da unidade Yázigi Boa Vista, em Porto Alegre (RS), com o objetivo de levar o ensino do inglês para crianças da ONG ALAN, localizada na comunidade Bom Jesus, bairro da capital gaúcha. Yasmine contou com o aval de Silvia Jalmusny, diretora da unidade. Segundo ela, “o projeto procura compartilhar o universo de uma língua estrangeira com crianças que não têm essa oportunidade”.

Desde o primeiro semestre de 2017, Yasmine dá aulas às sextas-feiras para cerca de 60 alunos distribuídos em três turmas. O projeto criou uma proximidade entre a escola e as crianças da ONG, permitindo a realização de outras ações sociais, como a coleta de doações para as pessoas atingidas pelas chuvas no primeiro semestre de 2018.

Além disso, próximo ao Natal de 2017, alunos e funcionários da unidade Yázigi realizaram uma campanha de doações de brinquedos às crianças do projeto. Cada um trouxe um presente para a escola e escreveu uma cartinha direcionada a quem o iria receber, criando uma relação mais próxima entre as pessoas.

Silvia conta que as visitas e ações sociais realizadas na ONG são fotografadas, e as fotos, expostas no mural da escola. Assim, os alunos conseguem enxergar os efeitos das suas contribuições e ainda têm a oportunidade de conhecer mais sobre o trabalho que a ALAN realiza.

A formação dos Cidadãos do Mundo passa por projetos como esse, que procuram apresentar aos alunos uma realidade diferente da a que estão acostumados. Além disso, a iniciativa mostra como eles podem utilizar o inglês para se tornarem agentes transformadores da sociedade, o que resulta em uma série de efeitos positivos para as pessoas ao seu redor.

Yázigi Ilhéus

Em Ilhéus, na Bahia, o franqueado do Yázigi José Morais e os alunos da escola tomaram a iniciativa de reflorestar um terreno abandonado entre a praia e a cidade. Segundo Morais, desde a construção de um porto na região, na década de 1970, o local se tornou um grande espaço vazio. Sua ideia foi engajar as crianças para plantarem árvores por lá.

Antes do plantio, os alunos receberam aulas sobre vermicompostagem, aprendendo como o lixo orgânico pode ser reaproveitado pelas minhocas para a produção de adubo para o solo. Uma ótima iniciativa para o aprendizado da consciência ambiental, não é mesmo?! Ainda em 2017, as crianças plantaram cerca de 100 árvores no terreno!

Na metade do ano de 2018, durante a Semana do Meio Ambiente, os alunos voltaram ao terreno para conferir os resultados da plantação e ver como suas ações podem impactar positivamente o meio ambiente, visto que algumas mudinhas já mostravam seus primeiros galhos. As crianças também aproveitaram para repor algumas árvores que não cresceram por causas naturais. Os cuidados com o terreno são contínuos, pois José e outros funcionários da unidade se reúnem toda semana para limpá-lo, criando para as plantinhas um ambiente favorável ao crescimento.

Segundo José, a preocupação ambiental do Yázigi propicia que ações como essa se desenvolvam, oferecendo aos alunos uma atividade diferente que, além do ensino do inglês, traz lições importantes para a vida. “Aprendi muito com o Yázigi, pois entrar em uma franqueadora que influencia a gente faz com que nós influenciemos os alunos”, diz ele, cuja vontade é transformar o terreno em um “Central Park”. Nós acreditamos que com a força dos Cidadãos do Mundo, é possível chegar lá.

Yázigi República

Para explicarmos um pouco mais sobre esse projeto, precisamos voltar à época do lançamento da campanha #desencanudese. Segundo Rodrigo Garcia, orientador pedagógico da unidade Yázigi República, na capital paulista, a ação inspirou a equipe da escola a encontrar outras maneiras de levar o ideal da preservação ambiental adiante.

Nesse sentido, nasceu a preocupação com outro produto degradante ao meio ambiente: os copos plásticos. Lisete Schneider, do departamento financeiro da unidade, foi a responsável por correr atrás de uma alternativa mais sustentável: copinhos de papel!

Então, a escola substituiu todos os copos de plástico pelos de papel. Segundo Rodrigo, no início os alunos ficaram curiosos e estranharam a novidade, mas logo aprovaram a ideia. Alguns até levaram para casa algumas unidades para mostrar aos amigos e familiares. Além disso, os copos do cafezinho também foram substituídos por xícaras de vidro, visando reduzir ao máximo o desperdício de plástico.

Conforme Rodrigo, a ideia é economicamente viável, mais até do que os próprios copos de plástico. “Você olha e não acredita porque ainda não é assim, porque todos os lugares ainda não abandonaram os copos de plástico”, diz ele. Ainda segundo o orientador, a ação motivou que alunos também levassem de casa suas próprias garrafinhas, deixando os itens da unidade apenas como alternativa.

Para Lorna Burleigh, franqueada da unidade Yázigi República e também do Yázigi Osasco, a iniciativa possui todo o potencial para se expandir para outros lugares. Esse projeto nos prova que campanhas como o #desencanudese podem inspirar as pessoas a pensar em soluções criativas e sustentáveis para uma série de outras coisas no dia a dia.

Yázigi Pato Branco

A ideia de realizar um bazar temático norte-americano surgiu na unidade Yázigi Pato Branco, no Paraná, como uma oportunidade de colocar seus alunos em contato com uma cultura diferente. A coordenadora pedagógica e professora Fernanda Algeri, baseada em sua vivência nos Estados Unidos, sugeriu que a escola promovesse um yard sale - também chamado de garage sale, ambos os termos significam uma venda de garagem -, dia em que os americanos costumam vender uma série de coisas em suas próprias garagens.

Os alunos - em sua maioria crianças e adolescentes - se juntaram em equipes e se inscreveram para o evento. Na inscrição, eles tiveram acesso ao mapa do local e puderam escolher onde queriam ficar. A escola também decidiu que o dinheiro arrecadado seria destinado ao Lar dos Idosos São Vicente de Paulo.

Nas semanas anteriores ao evento, os professores ensinaram frases como “quanto custa?”, “quero dois desse” e outras relacionadas a vendas e negociações. No dia do yard sale, os alunos trouxeram os itens que desejavam vender e organizaram o seu próprio espaço, com mesas, guarda-sóis e placas para colocar os preços nos produtos, por exemplo. Além disso, eles conversaram entre si em inglês, procurando praticar ainda mais o idioma.

Fernanda conta que, além dos alunos, a ação também engajou os pais, que apoiaram tanto o evento que até montaram uma barraquinha para vender limonada e chocolate quente. O yard sale arrecadou cerca de R$3.500,00, destinados à compra dos mantimentos para a realização da tradicional feijoada mensal para arrecadação de fundos que o Lar dos Idosos oferece.

Para Fernanda, ações como essas procuram “não só ensinar o inglês, mas mostrar o contexto em que a língua é falada”. Assim, os Cidadãos do Mundo conseguem aprender mais sobre a cultura de um país onde o inglês é o idioma oficial, caso dos Estados Unidos. Além disso, as crianças foram até o Lar dos Idosos levar as doações e ver o efeito positivo da preocupação e do cuidado ao próximo.

Nós esperamos que essas ações te inspirem a pensar em projetos que transformem o mundo ao seu redor! Tem mais alguma história parecida? Conte para a gente!

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um cidadão do mundo!

Tweetar
Compartilhar
+1
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning