VISTO CANADENSE: RESPOSTAS PARA AS PRINCIPAIS DÚVIDAS

YZG | Viagens

23

MAI

O Canadá é um país incrível, famoso pela multiculturalidade do seu povo, a receptividade com estrangeiros e as belíssimas paisagens naturais de seu território. É um destino interessante tanto para viagens turísticas como para estadias mais prolongadas, em intercâmbios de estudo ou trabalho. Quase impossível não ter vontade de viajar para lá, não é?

Para os seus planos de conhecer o Canadá saírem da gaveta, o Yázigi respondeu às dúvidas mais comuns sobre o visto canadense e todas as etapas que precisam ser cumpridas para dar início às suas aventuras pelo país. Confira:

Brasileiros precisam de visto de entrada no Canadá?

Para cidadãos brasileiros, é necessário obter um visto para entrar no Canadá. O visto para visitantes tem validade de até seis meses, suficiente para quem pretende fazer uma viagem curta ou mesmo participar de cursos no país com duração menor ou igual ao período de seis meses.

Como é o visto para estudantes?

Quem pretende ir ao Canadá para estudar por um período maior do que seis meses precisa solicitar um visto de estudante. Para fazer a solicitação, é necessário que o estudante já esteja aprovado em um programa de uma instituição de ensino reconhecida pelo governo canadense. Esse visto é válido por até 90 dias após o término do programa educacional no qual está inscrito.

É possível trabalhar no Canadá com um visto de estudante?

Boa notícia: o visto pode permitir que o estudante trabalhe por até 20 horas semanais no Canadá, durante o período de duração do seu curso.

Como é feita a solicitação de visto canadense?

A solicitação do visto pode ser feita on-line pelo site do governo canadense, em um processo bastante simples que permite a submissão dos documentos para análise e o pagamento da taxa de emissão via cartão de crédito. O site reúne (em inglês) todas as informações que você precisa saber sobre quem precisa de vistos, quais são os tipos de visto existentes, o período de validade de cada um e até como estender a sua estadia no país, de forma bastante objetiva e de fácil compreensão.

O primeiro passo para fazer a solicitação é acessar na página inicial o link Find out if you need a visa (“descubra se você precisa de um visto”), em que você vai responder um breve questionário sobre a situação do seu passaporte e o seu objetivo ao viajar para o Canadá. Após isso, o site vai informar se você precisa ou não de um visto de entrada para o país e vai oferecer um guia detalhado sobre como solicitar o seu, optando por já fazer a sua solicitação on-line ou on paper, ou seja, pela internet ou imprimir e preencher os formulários do site e enviá-los junto aos documentos pelo correio para o VAC (Visa Application Center) mais próximo, também indicado no site. Optando por já fazer a sua solicitação, você será levado para as páginas de preenchimento de formulários e submissão de cópias de seus documentos de identificação.

Informações sobre vistos de estudante para cursos com duração maior do que seis meses podem ser encontrados na aba Study, com orientações no mesmo formato sobre os processos de solicitação on-line ou enviando os formulários pelo correio. O mesmo vale para vistos de trabalho, na aba Work.

As orientações sobre os tipos de visto, tipos de documentos a serem enviados, quais formulários devem ser preenchidos e métodos de pagamento de taxas também estão disponíveis na aba Immigration do site, com todas as informações específicas para cada situação em que um visto seria requisitado.

Quais são os principais pré-requisitos para solicitar um visto canadense?

Os requerimentos básicos para solicitar um visto canadense são os seguintes: ter um passaporte válido, boas condições de saúde, não possuir condenações criminais anteriores ou relacionadas à imigração, ter informações necessárias para convencer o agente de imigração que você tem razões para voltar ao seu país ao fim da viagem (como trabalho, educação, família, dentre outros fatores), ter informações que garantam ao agente de imigração que você vai retornar ao seu país na data determinada para o fim da viagem (passagem aérea e reservas de hospedagem, por exemplo) e possuir uma quantidade em dinheiro suficiente para bancar a sua estadia no Canadá.

Eu preciso de um visto de entrada para o Canadá se eu já tenho um visto para entrar nos Estados Unidos?

Apesar de muita gente pensar o contrário, um visto de entrada para os Estados Unidos não garante a entrada no Canadá. Os processos e as solicitações dos dois documentos são diferentes e variam de acordo com a nacionalidade do viajante e o local de emissão do seu passaporte. É muito importante se atentar a isso se você estiver planejando uma viagem pelos dois países.

Pronto para começar a planejar a sua viagem para o Canadá? Não deixe de conferir também no nosso blog os maiores mitos de intercâmbio do Canadá, as principais tradições do país e os pontos turísticos que você precisa conhecer em uma viagem por lá.

Se viajar para praticar um segundo idioma é o seu objetivo, aceite o nosso Desafio Yázigi e deixe o inglês te levar para onde quiser! Inscreva-se no site e concorra a uma experiência internacional por mês.

Tweetar
Compartilhar
+1

Cursos Relacionados

CRIANÇAS

03 a 10 anos


CONHEÇA >

ADOLESCENTES

11 e 12 anos


CONHEÇA >

PRÉ-ADOLESCENTES

11 e 12 anos


CONHEÇA >

JOVENS E ADULTOS

A partir dos 13 anos


CONHEÇA >

ADULTOS

A partir dos 18 anos


CONHEÇA >

Y-Books Relacionados

©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning

Cadastre-se e ganhe uma aula grátis!