OS DIFERENTES PASSAPORTES USADOS NO MUNDO

YZG | Viagens

10

NOV

Você sabia que existe uma enorme variedade de passaportes usados ao redor do mundo? Dependendo da profissão ou do seu país de origem, ele pode tornar mais fácil ou um pouco mais complicada a sua passagem por diferentes fronteiras.

Segurança e economia do país natal são alguns dos fatores que influenciam as restrições que podem ser aplicadas em relação à entrada de estrangeiros e aceitação de documentos. O Yázigi traz hoje alguns detalhes sobre os diferentes tipos de passaporte existentes.

OS PASSAPORTES BRASILEIROS

No Brasil, são emitidos cinco tipos de passaportes: o passaporte comum, o oficial, o diplomático, para estrangeiros e de emergência, segundo o decreto nº 5.978 da Constituição Federal.

O passaporte comum é concedido a todo cidadão brasileiro, nascido ou naturalizado no país. O passaporte oficial é concedido a pessoas viajando em missão oficial do Governo Federal, Estadual e do Distrito Federal ou missão relevante para o país, a critério do Ministério das Relações Exteriores, e aos servidores das autarquias dos governos Federal, Estadual e do Distrito Federal, das empresas públicas, das fundações federais e das sociedades de economia mista em que a União for acionista majoritária.

O passaporte diplomático é concedido ao Presidente da República, ex-presidentes, ao Vice-Presidente, membros do Congresso Nacional, a alguns ministros e juízes, governadores estaduais e em casos de missões diplomáticas, a critério também do Ministério das Relações Exteriores.

O passaporte para estrangeiros pode ser concedido a refugiados ou a pessoas com a nacionalidade indefinida. O passaporte de emergência é emitido para pessoas que, já tendo satisfeito as exigências para concessão de passaporte, precisem de documento de viagem com urgência e não possam, comprovadamente, aguardar o prazo de entrega.

OS MAIS ACEITOS NO MUNDO

Cidadãos de alguns países têm a sorte de ter passaportes que “abrem portas” pelo mundo todo. Segundo pesquisa da agência Henley & Partners, o passaporte alemão é o mais aceito no mundo, em um total de 177 países. O estudo avaliou e ranqueou os passaportes baseando-se na quantidade de países em que seu detentor pode entrar sem necessidade de solicitar um visto.

A Suíça vem em segundo lugar, com passaporte aceito livremente em 176 países, seguida pela Finlândia, França, Itália, Espanha e Reino Unido, que pontuaram 175 países. Além de questões econômicas e de segurança dos países, os acordos de emissão de vistos são pautados nas relações históricas entre as nações envolvidas.

OS QUE PODEM DIFICULTAR VIAGENS

Entretanto, para quem tem outras cidadanias não é tão fácil assim viajar pelo mundo. Por diferenças históricas ou atuais, os cidadãos de alguns países têm o acesso dificultado a certas regiões: quem possui passaporte do Afeganistão pode entrar livremente em apenas 25 países e os cidadãos sírios somente em 32, por exemplo. Já o passaporte brasileiro aparece relativamente em uma boa posição na lista. Ao lado do romeno e do búlgaro, é livremente aceito em 153 países.

Com todos esses lugares para visitar, já passou da hora de aprender um novo idioma. Conheça os cursos de inglês e espanhol do Yázigi e seja você também um cidadão do mundo! Cadastre-se e ganhe 4 aulas.  

Tweetar
Compartilhar
+1

Cursos Relacionados

©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning