COMO TIRAR O VISTO PARA A INGLATERRA

YZG | Viagens

15

JUN

Visitar, estudar ou trabalhar na Inglaterra estão nos planos de muita gente. Mas antes de você curtir o país e sair aproveitando todas as atrações possíveis, você precisa de um visto para fazer isso legalmente e sem problemas com o governo. Cada país tem suas particularidades na hora de passar pela imigração e nesse caso não é diferente, então não deixe para depois!

O site do governo inglês possui um questionário rápido para você descobrir exatamente o que precisa fazer de acordo com sua situação. Basta responder sua nacionalidade e o que deseja fazer no país e o site lhe indicará o visto que você precisa tirar.

Visto de turista

O Brasil possui um acordo com o Reino Unido que permite a isenção de visto para certos tipos de viajantes. Se você vai fazer turismo ou visitar amigos ou família na Inglaterra, você não precisa de um visto prévio, sua entrada será permitida na imigração do próprio aeroporto. Mas para isso você precisa levar alguns documentos que comprovem que você vai voltar para o Brasil antes do período máximo de 6 meses permitido por essa categoria.

Documentos necessários

Lembre-se que a função dos documentos é mostrar para o oficial de imigração que você ainda mantém um vínculo com o Brasil e não tem intenção de permanecer no país ilegalmente ou além do que é permitido. Entender isso vai ajudar você a distinguir as necessidades de certos documentos.

  • O passaporte é o documento obrigatório em todas as situações de visto. Se você ainda não o possui um ou ele está vencido, entre no site da polícia federal e solicite sua emissão.
  • A passagem de volta ajuda muito a comprovar seu vínculo com o Brasil, então não deixe de levar uma cópia dela consigo na mala de mão.
  • O voucher do hotel em que ficará hospedado ou a carta convite, caso você fique na casa de um amigo ou família. Peça para que te enviem uma carta comprovando o convite, com todas as informações de contato do anfitrião.
  • Leve dinheiro em libras suficiente para se manter todos os dias de sua estadia (cerca de 65 libras por dia) e um cartão de crédito internacional.
  • Se você quer um pouco mais de segurança para garantir sua entrada na Inglaterra, leve documentos que comprovem algum vínculo empregatício ou estudantil no Brasil, como declarações de matrícula, cartas de empregadores, etc.

Visto de estudante

Se você pretende fazer um curso de pequena duração ou longa duração na Inglaterra, você deve se inscrever para o visto de estudante. Existem dois tipos de visto para esse caso: o visto de curta duração e o visto geral.

Visto de estudo de curta duração

Com o visto de estudo de curta duração, você poderá estudar em uma escola de inglês ou em um curso profissionalizante por no máximo 11 meses. Se o período exceder esse tempo, você deve se inscrever para o visto de estudante geral. Com o visto de curta duração, você não poderá trabalhar, trazer familiares, estudar em escolas públicas ou estender o seu tempo de permanência.

Documentação necessária

  • Passaporte válido.
  • Evidência de que você consegue se manter financeiramente no país, como extratos e contracheques.
  • Detalhes de onde você pretende ficar e seus planos de viagem.
  • Caso tenha menos de 18 anos, contato de pelo menos um responsável do país de origem.
  • Carta de aceitação da instituição educacional.

Observação: todos os documentos que não estão em inglês ou galês devem possuir tradução certificada.

Visto geral de estudo de longa duração (Tier 4)

O visto geral de estudo na Inglaterra permite que você estude por mais de 11 meses, estenda sua estadia e trabalhe na maioria dos empregos anunciados. Você deve realizar o processo no mínimo 3 meses antes de iniciar seu curso, além de pagar uma taxa de £335 pelo visto e outra de £200 por ano pelo sistema de saúde.

Documentação necessária

  • Passaporte válido.
  • Evidência de que você consegue se manter financeiramente no país, como extratos e contracheques.
  • Prova de consenso de responsáveis, caso seja menor de 18 anos.
  • Carta de admissão na instituição de ensino.
  • Certificado de proficiência em inglês (IELTS).

Observação: todos os documentos que não estão em inglês ou galês devem possuir tradução certificada.

Visto de Trabalho

Se você deseja trabalhar na Inglaterra, existem 3 tipos de vistos: Tier 1, Tier 2 e Tier 5. Cada um deles especifica um tipo de profissional. O Tier 1 é usado por empresários com capacidade de investir pelo menos £200.000 no país. O Tier 2 é para trabalhadores gerais que receberam propostas de trabalho no exterior ou foram transferidos em uma multinacional e o Tier 5 se destina a trabalhadores temporários, como esportistas, voluntários, religiosos, etc.

Documentos necessários

  • Passaporte válido.
  • Confirmação de agendamento de entrevista.
  • Recibo de pagamento da taxa de serviço VAC.
  • Formulário de solicitação impresso.
  • Documentos de evidência e suporte.

Pesquise!

Existem diversos detalhes em todo o processo e grande parte deles não está listada aqui por se tratarem de casos específicos. Por isso, não deixe de olhar com atenção o site do governo britânico para descobrir exatamente do que você precisa e boa sorte!

Aceite o Desafio Yázigi e tenha o domínio de idiomas necessário para explorar e conhecer o mundo! Inscreva-se no site e concorra a uma experiência internacional por mês.

Tweetar
Compartilhar
+1
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning

Cadastre-se e ganhe uma aula grátis!