COMO FUNCIONA O INTERCÂMBIO SOCIAL E QUAIS SEUS BENEFÍCIOS?

YZG | Viagens

26

FEV

Um intercâmbio pode ser um passo incomparável para as vivências de qualquer estudante! A viagem para um novo país proporciona a imersão em uma cultura diferente e, de quebra, ainda ajuda a desenvolver as habilidades em uma nova língua. Mas se você está buscando uma experiência única, capaz de aliar novos conhecimentos a um impacto positivo para a vida de comunidades que precisam de atenção - e uma forcinha para tocar suas atividades -, o intercâmbio social pode ser a opção ideal. Aqui, nós explicamos um pouquinho sobre o que é essa experiência e como você pode se inscrever nesse tipo de programa. Confira.

O que é o intercâmbio social?

O programa de trabalho voluntário no exterior, também conhecido como volunturismo, garante uma experiência diferenciada ao permitir a união entre o aprendizado de uma nova língua e a forte imersão cultural, somados também à oportunidade de atuar de maneira ativa em um projeto social. A experiência de trabalhar com causas especiais garante que o intercambista traga para casa vivências ainda mais intensas, contribuindo para um crescimento pessoal inimaginável. Ainda, essa opção torna possível desbravar novos destinos e realizar atividades incomuns nos roteiros turísticos tradicionais.

A experiência também tem fortes contribuições para o crescimento profissional. Além dos grandes ganhos pessoais, o intercâmbio social pode enriquecer o currículo, proporcionando que o viajante entre em contato com novas experiências envolvendo sua área de conhecimento.

Como é a experiência?

Ao escolher esse tipo de programa, o voluntário irá participar intensamente do dia a dia da instituição escolhida, atuando em diversas atividades. Um grande diferencial do intercâmbio social é que o viajante também pode interagir com a comunidade local e com os outros voluntários - os quais são, muitas vezes, de diversas nacionalidades. A possibilidade de aproveitar os momentos de descanso ou folgas para viajar é outro ponto interessante e proporciona ao intercambista a oportunidade de conhecer outras regiões turísticas próximas de seu destino.

Entre os inúmeros projetos disponíveis ao redor do mundo, existe uma série de iniciativas voltadas às ações humanitárias, envolvendo instituições que atuam em prol da saúde da mulher ou que auxiliam na alfabetização e educação em comunidades carentes, por exemplo. Há também projetos sociais que desenvolvem atividades culturais e educacionais para crianças, e aquelas voltados à prática de esportes. Também é possível se inscrever para auxiliar no cuidado de animais abandonados ou atuar em reservas de preservação de espécies que estão em risco de extinção.

E se engana quem pensa que para ser um voluntário é necessário ter formação superior específica. Cada intercambista deve auxiliar nas tarefas em que se sente mais confortável e disposto, por isso a maior parte dos programas espera apenas receber voluntários que sejam proativos, dedicados e flexíveis. A única exigência em alguns casos é o idioma. Para conhecer certos destinos, o intercambista deve ter pelo menos o domínio intermediário da língua inglesa ou espanhola.

Como participar de um intercâmbio social?

Inscrever-se em um programa de trabalho voluntário no exterior requer muita pesquisa. A maneira mais segura para vivenciar essa experiência é se informar sobre os diferentes pacotes e programas oferecidos por agências de intercâmbio de renome no mercado. Na sequência, o ideal é se dedicar a entender qual dos projetos mais chama sua atenção e com qual você gostaria de se envolver. A partir daí, basta se informar sobre os documentos necessários para tornar a viagem uma realidade e, claro, conferir alguns costumes e hábitos locais para não fazer feio quando chegar ao seu destino.

Uma dica interessante é aproveitar e dar uma olhadinha nos programas oferecidos pela Aiesec, organização não governamental internacional formada por jovens e responsável por encaminhar universitários e recém-formados para programas de intercâmbio sociais e profissionais ao redor do mundo. Com o auxílio de voluntários, é possível encontrar vagas adequadas ao seu perfil em diversos países.

E aí, curtiu a ideia e está preparado para viver essa experiência incrível? :) Se você já está imaginando sua viagem, confira nossas dicas para economizar em uma viagem internacional mesmo com o dólar alto e não deixe de ler sobre as experiências de viagem que todo mundo tem!

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um Cidadão do Mundo!

Tweetar
Compartilhar
+1
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning