5 EXPRESSÕES QUE SÃO FALTA DE EDUCAÇÃO EM OUTROS PAÍSES

YZG | Viagens

14

FEV

Conhecer um novo país é uma grande aventura, não é? Além do idioma, é comum se deparar com outras culturas e alguns hábitos curiosos, muitas vezes bem diferentes daqueles que consideramos usuais aqui no Brasil. Por isso, é necessário atenção não apenas para evitar confusões ao se comunicar, mas também para estar ligado nos inúmeros gestos e atitudes que podem ser considerados extremamente grosseiros em outros cantos do mundo. Para você não se enrolar, nós separamos aqui cinco situações que podem causar confusões. Confira!

Thumbs up, everyone

Menina fazendo sinal de jóia para câmera

Aqui no Brasil, é extremamente comum usar o “joinha” para fazer um sinal positivo com as mãos, certo? No entanto, o gesto não é tão bem-visto em outras partes do mundo. No Irã, assim como em outros países do Oriente Médio, por exemplo, mostrar o polegar dessa maneira é considerado um xingamento - o equivalente a mostrar o dedo médio a um brasileiro. Por isso, atenção aos gestos, OK? Uma dica bacana é simplesmente comentar algo positivo em sinal de agradecimento ou mesmo sorrir. :)

Sorry, I’m late

MUlher olhando relógio de pulso

Apesar de ser um hábito usual entre alguns brasileiros, atrasar-se para um compromisso é considerado um gesto extremamente grosseiro na Alemanha, por exemplo. Em muitos países, deixar alguém esperando é sinal de que você julga o seu tempo muito mais valioso. Então, atenção ao relógio! Ao marcar um encontro com um alemão, o ideal é chegar até uns minutinhos antes do horário combinado.

It was such a delicious meal that I cleaned my plate

Mãos femininas segurando prato vazio

Quem nunca “limpou o prato” durante uma refeição deliciosa? Entre os brasileiros, comer bem significa que a refeição estava saborosa. Portanto, deixar um pouco de comida no prato pode dar a ideia de insatisfação. Contudo, esses hábitos não se estendem para o mundo todo. Na Tailândia e na China, “limpar o prato” pode ser considerado má educação! Por lá, comer toda a comida servida por seu anfitrião pode significar que você ainda está com fome e causar a impressão de que ele não preparou a quantidade adequada de comida para recebê-lo.

Thank you, here’s your tip!

Pote com gorjetas em notas e moedas

Além de comum em muitos estabelecimentos brasileiros, o ato de deixar uma gorjeta para quem o atendeu em um restaurante ou bar também é usual nos Estados Unidos. Porém, no Japão e na Coreia do Sul esse dinheirinho a mais pode causar confusão. Muitos garçons dos países asiáticos não aceitam a gorjeta, pois sentem orgulho de seu trabalho e não desejam nenhuma contribuição além de seu salário. E nada de deixar a tip sobre a mesa, certo? Isso pode deixá-los ofendidos e fazê-los correr atrás de você para devolver o valor.

Can I get a sip of your beer?

Amigos brindando com cerveja

É muito comum ser convidado para um churrasco, levar uma caixa de cervejas e beber um pouquinho das demais bebidas alcoólicas que seus amigos trouxeram, certo? Há ainda aqueles que sempre pedem um golinho para experimentar o drinque de alguém. Apesar de os brasileiros terem essa relação amigável quando se trata de dividir bebidas, o hábito não é bem visto em outros cantos do mundo. Na Noruega, por exemplo, é considerada uma grande falta de educação comparecer a uma festa e beber algo que você não trouxe. Curioso, né?

E aí, você conhece mais algum hábito brasileiro que pode ser considerado grosseiro em outros lugares do mundo? Compartilha com a gente aqui nos comentários! :) E se você é um Cidadão do Mundo e está sempre encarando novas aventuras, não deixe de conferir nossos posts sobre viagens:

As cidades brasileiras que todo mundo deveria conhecer um dia

5 experiências de viagens que todo mundo tem

10 pensamentos que você tem ao viajar de avião pela primeira vez

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um cidadão do mundo!

Tweetar
Compartilhar
+1
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning