10 PENSAMENTOS QUE VOCÊ TEM AO VIAJAR DE AVIÃO PELA PRIMEIRA VEZ

YZG | Viagens

07

NOV

A primeira viagem de avião é realmente uma grande aventura! O medo de voar, a curiosidade de ver como é e a ansiedade de chegar logo ao destino criam um misto de sentimentos. Nessas horas, um monte de pensamentos passam pela sua cabeça e se transformam em histórias para contar aos amigos depois, não é mesmo?

Se você nunca esteve em um avião, aproveite os tópicos deste post se informar e se preparar para o momento em que sua viagem acontecer!

O que fazer?

Antes de viajar você ouve termos como check-in, controle de raio-x, despacho de malas, bagagem de mão, e não sabe muito bem o que cada um deles significa. Pois bem, a primeira dica é pesquisar bastante! Acesse o site da companhia aérea e monte um roteirinho do que você precisa fazer ao chegar ao aeroporto. Além disso, chegue ao terminal de embarque pelo menos duas horas antes do fechamento da porta do avião em casos de vôos internacionais.

Será que eu coloquei coisas demais nas malas?

Tome bastante cuidado na hora de fazer as malas! Se as suas bagagens despachadas passarem do limite de peso estipulado pela companhia aérea, você terá que pagar taxas nada baratas. Além disso, deixe algumas coisas guardadas na bagagem de mão, como documentos importantes e roupas para o caso de você precisar se trocar dentro do avião.

Meu Deus, cadê meu passaporte?!

O passaporte e o cartão de embarque são os documentos principais requisitados para entrar no avião. No caso de destinos internacionais, outros documentos podem ser pedidos, como comprovante de seguro de vida e visto. Mesmo assim, deixe esses papéis guardados na bagagem de mão e ande com o passaporte e o cartão de embarque em um local seguro, como as famosas doleiras. Ficar carregando uma papelada nas mãos pode fazer com que você perca o mais importante, por isso tome bastante cuidado!

Eu não entendi nada do que eles falaram!

Não se espante se você não entender muita coisa do que está sendo dito pelo comandante do vôo. As vozes nem sempre saem tão nítidas pelo sistema de som do avião. Além do mais, você está nervoso o bastante para não conseguir prestar atenção em tantas coisas, né?! Porém, mesmo com um pouco de dificuldade, tente entender ao menos os sinais dos avisos dados pelas comissárias de bordo; eles são importantes.

Será que eles vão me entender?

Em vôos internacionais você provavelmente terá que interagir com falantes do inglês. Daí logo bate aquela insegurança na mente dos estudantes: Será que eles vão entender minhas perguntas? Vou passar vergonha? Mas calma; relaxe e confie nos seus estudos! Lembre-se de todos os verbos, adjetivos e phrasal verbs que você viu durante o curso.

E para você ficar ainda mais confiante, nós preparamos um guia de conversação em inglês para sua viagem internacional.

A qual filme eu assisto?!

Os vôos internacionais costumam oferecer travesseiros, cobertores e fones de ouvido. Além disso, tem aquela televisãozinha com filmes, séries e músicas. Dependendo da duração da viagem, ela será sua principal companhia. Aproveite e assista aos últimos lançamentos do cinema que você queria ver. Tudo isso com aqueles chocolatinhos que os comissários de bordo distribuem pelos corredores.

Está apertado aqui, né?!

Ao menos que você voe em primeiras-classes luxuosas, as poltronas dos aviões, no geral, não são conhecidas pelo seu extremo conforto. Elas são apertadas mesmo e você não vai conseguir reclinar muito e se deitar com grande espaço. Além disso, de tempos em tempos é bom se levantar e passear um pouco pelos corredores. Isso vai ajudar a fazer o sangue do seu corpo circular melhor e não causar inchaços nos pés.

Isso aqui vai cair!

As primeiras turbulências, por mais que sejam brandas, já podem ser o suficiente para assustar a pessoa em sua primeira viagem de avião. Mas calma; isso é completamente normal, não é motivo para preocupação e as aeronaves são completamente capazes de passar por elas! O importante é que você mantenha-se firme no seu assento, com o cinto apertado e sem pensar em se levantar.

O quê? Fala mais alto!

Pode ser que seus ouvidos se tapem durante a decolagem ou, principalmente, durante o pouso. A diferença

brusca de altitude é responsável por congestionar o ouvido de muita gente. Daí você ficará com dificuldades para ouvir, além de ficar escutando aquele “pi” bem chatinho. Para alguns o incômodo passa rápido; para outros já demora um pouquinho mais. Há quem diga que mascar chiclete ajuda a evitar o problema. Vale a pena tentar, né?!

Minhas malas sumiram!

Aquela andadinha lenta da esteira de malas vai dar uma angústia gigantesca! Você ficará bem ansioso para ver suas coisas e ao mesmo tempo terá certeza de que elas sumiram. Todas as malas parecem as suas, mas nenhuma é de fato. Mas calma que demora um pouco mesmo, e caso haja problemas, você consegue se resolver com a companhia aérea.

Viajar de avião divide opiniões. Tem gente que ama a sensação e espera ansiosamente para a próxima vez que irá levantar vôo. Outros já odeiam e preferem passar longe dos aeroportos. De que lado você está? Conte para a gente nos comentários!

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um cidadão do mundo!

Tweetar
Compartilhar
+1
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning