INTERCÂMBIO: CONHEÇA AS OPÇÕES EXISTENTES

YZG | Intercâmbio

03

FEV

Se você tem o desejo de obter uma vivência internacional por meio de um intercâmbio, deve saber também que há diversos tipos. Eles variam conforme a necessidade e o objetivo: estudo, trabalho, ambos ou mesmo nenhum deles (apenas para conhecer o país e sua cultura). 

A melhor forma de fazer essa escolha é procurando uma agência de intercâmbio, que irá dar detalhes de um determinado programa que se encaixe no seu caso. E em cada empresa os tipos de programas de intercâmbio variam. Mas, para você ter o conhecimento das opções existentes, listamos abaixo.

Estudo de inglês (ou outro idioma)

Assim como no Brasil, há cursos de idiomas para aprendizado geral ou para algum objetivo determinado (como para negócios ou preparação para exames de proficiência). Ao escolher um intercâmbio para aprender ou melhorar seu nível do idioma, você deve escolher qual será o tipo de curso (conforme duração, nível do idioma e intensidade). Os programas também variam conforme a idade do intercambista.

Estudo de ensino médio

O intercâmbio para “high school”, como é chamado nos países onde o inglês é a língua oficial, é direcionado para jovens de 14 a 18 anos, para que façam ensino médio (parcial ou completo) em uma escola estrangeira. É ideal para quem quer ter vivência no exterior e adquirir fluência no idioma desde cedo, além de imergir na outra cultura. O aluno deve ter, ao menos, o idioma no nível intermediário.

Estudo acadêmico

Caso você tenha completado o ensino médio e queira cursar um curso superior, pós-graduação ou extensão, há também várias opções. Primeiro, é preciso ter uma proficiência mínima no idioma, comprovada por um exame como TOEFL, IELTS ou outro (quem exige é a universidade). Depois, é só escolher o curso e a universidade. Também é possível transferir de uma universidade brasileira para a estrangeira, mas é preciso obter informações na instituição brasileira.

Estudo em curso técnico ou livre

O curso técnico, na maioria dos países que aceitam esse programa, tem duração máxima de 2 anos – assim como no Brasil. É perfeito para quem quer adquirir fluência no idioma e ainda se qualificar mais rapidamente para exercer uma profissão, em diversas áreas de atuação.

Estudos em pós-graduação ou extensão universitária

Seja uma especialização, mestrado, doutorado ou MBA, você pode continuar seus estudos após a graduação em um programa de intercâmbio, no país e na instituição que preferir. Além de obter os conhecimentos necessários para a sua carreira, com o peso de ter feito um curso no exterior, adquire total fluência no idioma.

Trabalho como babá (au pair)

Esse é um dos programas mais escolhidos por jovens de 18 a 26 anos, por permitir que o intercambista trabalhe como babá das crianças da família estrangeira, ganhando por isso e se hospedando com a mesma. Tem um baixo investimento comparado aos outros programas e, devido ao trabalho ser remunerado, o retorno sobre o investimento nesse programa é alto – podendo ser reinvestido em cursos e em viagens pelo país escolhido.

Outros tipos de trabalho

Se você acha que não tem jeito com crianças e não quer ser au pair, há opções de programas que oferecem trabalhos diversos, em estabelecimentos comerciais ou mesmo na Disney! Mas, para isso, é preciso que você tenha nível avançado do idioma, para poder se comunicar com os clientes, chefes e colegas de trabalho. Então, o programa é para quem quer melhorar a fluência e ter contato direto com o trabalho e cultura local.

Estudo e trabalho

Se quer tanto trabalhar quanto estudar, esse é o programa que pode ser o melhor para você – caso tenha mais de 18 anos e inglês intermediário ou avançado. Ao trabalhar num período predeterminado e estudar o idioma em outro, você tem contato constante com a língua e recebe pelo seu trabalho, podendo reinvestir em viagens e passeios pelo país escolhido.

Voluntariado

O trabalho voluntário melhora o intercambista como pessoa e como profissional – e esse tipo de trabalho é muito bem visto nos currículos atualmente, em qualquer lugar do mundo. Além disso, nesse tipo de intercâmbio, você obtém forte contato com a cultura e adquire fluência no idioma. As opções desse tipo de programa são, geralmente: trabalho para auxílio a crianças, animais, meio ambiente e em comunidades carentes, no país que escolher.

Estágio ou trainee

Se você está concluindo uma graduação ou mesmo é recém-formado, pode optar pelo intercâmbio de estágio ou trainee, para colocar em prática o que aprendeu, ter conhecimento de como sua área de atuação funciona no país escolhido, adquirir fluência no idioma e, com isso, melhorar seu currículo e receber ótimas oportunidades no Brasil e no mundo.

Em casa de família

Se você não deseja estudar ou trabalhar no intercâmbio, pode optar por se hospedar em uma casa de família. Nesse tipo de intercâmbio o foco é conviver com as pessoas do país de modo informal, ficar imerso à cultura local e adquirir fluência no idioma por meio da prática no dia a dia.

Você tem vontade de fazer um intercâmbio? Qual dos tipos mencionados? Conte nos comentários! 

Tweetar
Compartilhar
+1

Cursos Relacionados

CRIANÇAS

03 a 10 anos


CONHEÇA >

ADOLESCENTES

11 e 12 anos


CONHEÇA >

PRÉ-ADOLESCENTES

11 e 12 anos


CONHEÇA >

JOVENS E ADULTOS

A partir dos 13 anos


CONHEÇA >

ADULTOS

A partir dos 18 anos


CONHEÇA >
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning