GUIA DE INTERCÂMBIO: ESTUDE EM UMA UNIVERSIDADE NO EXTERIOR

YZG | Intercâmbio

24

MAR

Está planejando um período fora do país? Que tal estudar em uma universidade no exterior? O intercâmbio acadêmico é uma opção bastante interessante de experiência internacional, não só para que você amplie o próprio conhecimento, mas pela troca cultural com diversos outros estudantes que ela possibilita.  

Para que você conheça todos os benefícios desse tipo de intercâmbio, o Yázigi preparou um guia com tudo o que você precisa saber sobre estudar em uma universidade no exterior e como essa experiência internacional pode ser transformadora para o seu futuro. Confira:

Sobre estudar em uma universidade no exterior

Uma das possibilidades de intercâmbio mais conhecidas é passar um período em uma universidade estrangeira. Existem diversos programas que tornam essa vivência universitária possível, seja por um semestre da faculdade, um curso de graduação, pós-graduação ou até cursos de extensão na instituição de destino.

Seja qual for a sua escolha, um diploma de uma instituição reconhecida mundialmente faz toda a diferença no seu currículo, podendo abrir diversas portas no futuro. Estudar em uma universidade no exterior é uma oportunidade muito interessante para diversas fases da vida, que não só permite a ampliação do conhecimento na sua área de interesse profissional como garante uma rica interação com estudantes de diversas culturas diferentes.

Programas existentes

Se você já é um estudante universitário, é possível cursar um ou dois semestres da graduação em uma universidade no exterior. Para esse tipo de intercâmbio, é necessário que a sua universidade tenha parceria com uma instituição internacional que ofereça disciplinas e programas similares às que você já cursa no Brasil, para que você possa validar o seu período fora do país ao retornar.

É possível ainda cursar toda a universidade em uma instituição internacional. O processo para esse tipo de intercâmbio é um pouco mais complexo: você precisa não só encontrar uma instituição que contemple os seus interesses acadêmicos mas que também disponibilize um processo de aplicação para alunos internacionais. Você vai passar por diversas etapas de seleção antes de ser convocado a estudar em uma universidade estrangeira, e é importante que você esteja bem informado sobre todas elas antes de decidir tentar uma vaga para estudar fora do país.

Uma outra possibilidade é cursar uma pós-graduação em uma universidade no exterior. Esse tipo de intercâmbio vale para quem já tem um diploma universitário e quer continuar os estudos fora do país. O processo é semelhante ao de quem procura cursar a graduação em uma instituição internacional, e a dica de atentar-se às etapas de seleção específicas de cada universidade também vale para a pós.

Cursos de férias ou de curta duração também são uma opção para quem quer estudar em uma universidade estrangeira. Para saber das possibilidades de cursos desse tipo, procure conhecer as instituições que existem nas cidades que contemplem os seus interesses.

Requisitos

Para estudar em uma universidade estrangeira, seja qual for o programa em que o aluno está matriculado e o período de tempo escolhido para a permanência, é normalmente requisitada uma certa fluência no idioma local, comprovada através de testes próprios ou de certificados internacionais (como TOEFL, IELTS, TOEIC, DALE, etc). Além da proficiência no idioma, a universidade vai analisar o histórico escolar, currículo e experiências anteriores, além do desempenho do aluno em possíveis entrevistas por telefone ou chamada de vídeo.

Após a aceitação da universidade, é necessário que você solicite um visto de estudante para o país de destino. O processo de obtenção de visto é específico em cada país, então não deixe de se informar nos consulados e embaixadas sobre todos os documentos requisitados e prazos de emissão.

Preparação para a viagem

Se você está se preparando para passar um ou dois semestres acadêmicos no exterior, é importante que, antes de viajar, você já saiba como funciona a validação do que será cursado fora do país na sua universidade de origem. Dessa forma, você evita desgastes desnecessários com a burocracia da universidade no seu retorno.

É importante também lembrar que algumas instituições internacionais oferecem bolsas de estudos para alunos brasileiros, tanto para graduação como pós. Ao começar o planejamento do seu intercâmbio, confira as possibilidades existentes de financiamento para a área e tipo de programa que você está procurando.

Por que estudar fora do país?

Participar de um programa acadêmico internacional é uma experiência que pode render muitas oportunidades para o seu futuro. A interação com diferentes culturas no ambiente universitário é uma vivência extremamente enriquecedora, além de estimular um networking profissional ao redor do mundo. E além da troca cultural e do conhecimento adquirido na universidade, a prática diária de um segundo idioma ainda garante um desenvolvimento da sua fluência no idioma local.

Os pontos positivos de estudar em uma universidade estrangeira são inúmeros e o seu futuro só tem a ganhar com uma experiência desse tipo. Informe-se sobre as possibilidades existentes e comece já o seu planejamento!

E que tal unir a vontade de fazer um intercâmbio com o aprendizado de inglês inovador do Yázigi? Aceite o nosso Desafio e deixe o idioma levar você para onde quiser. Inscreva-se no site e concorra a uma experiência internacional por mês.

Tweetar
Compartilhar
+1

Cursos Relacionados

©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning

Cadastre-se e ganhe uma aula grátis!