VOCÊ SENTE QUE O SEU INGLÊS NÃO ESTÁ AVANÇANDO? CONFIRA NOSSAS DICAS!

YZG | Inglês

16

OUT

É comum estudantes de inglês chegarem a um momento no qual sentem que seu conhecimento no idioma parou de crescer. Essa etapa da aprendizagem é crucial, e dar o próximo passo não é tão difícil quanto parece. Confira nossas dicas para voltar a evoluir e chegar ainda mais perto da fluência!

LEIA LIVROS EM INGLÊS

Pode parecer uma dica banal e bastante comum por aí, mas não basta somente ler em inglês para garantir um aprendizado mais sólido e consistente: você precisa ativamente buscar aumentar seu vocabulário e entender estruturas gramaticais sempre que se deparar com algo não muito claro.

Ter um dicionário e acesso à internet quando estiver lendo é essencial para que, sempre que encontrar uma palavra desconhecida, você possa consultar essas fontes e aprender algo novo. Quando encontrar estruturas gramaticais diferentes ou trechos que não fazem muito sentido, não hesite em pesquisar na internet.

Usar eReaders pode ser uma mão na roda nesses momentos, por terem dicionários em inglês já embutidos no aparelho, facilitando ainda mais o processo de leitura. Sim, você irá ler de forma mais lenta, mas o conhecimento que irá ganhar será valiosíssimo.

Sugestões de livros

O melhor livro para começar a ler em inglês é o livro de que você mais gosta e que já leu uma ou mais vezes na vida. Conhecer toda a história é uma grande vantagem na hora de praticar seu reading, afinal, você não precisa dividir sua atenção para entender as minúcias do enredo ao mesmo tempo em que procura estudar o idioma. Isso livra seu cérebro para associar significados a estruturas gramaticas e palavras novas, levando a um aprendizado mais fluido e dinâmico.

Existem alguns livros com uma escrita especialmente simples e bastante conhecidos, olhe só:

Harry Potter – J.K. Rowling

Harry Potter é uma ótima indicação para quem deseja começar a ler inglês por ser uma história voltada para o público infanto-juvenil e já possuir uma série de filmes. A linguagem usada por J.K Rowling é bem simples, descritiva e gostosa de ler. Se seguir nossas dicas, você não encontrará muitas dificuldades.

Percy Jackson – Rick Riordan

Pelos mesmos motivos de Harry Potter, Percy Jackson também entra na lista de sugestões de leitura para quem deseja começar a ler em inglês. Quem já está familiarizado com a história de Rick Riordan vai achar bem fácil ler esse livro em inglês.

The Hobbit – J.R.R. Tolkien

Para quem gosta do universo criado por Tolkien e já viu todos os filmes da saga Senhor dos Anéis, The Hobbit é uma ótima opção. Apesar da fama do autor de possuir uma escrita um pouco mais complicada, esse livro se destaca em meio a essas características e é considerado um dos mais simples escritos por ele.

OUÇA AUDIOLIVROS EM INGLÊS

Ouvir audiolivros é uma ótima maneira de se acostumar com a sonoridade do inglês e ainda expandir seu vocabulário. Os livros são narrados por profissionais de áudio e, por isso, são muito mais fáceis de entender. Você ainda tem a opção de acompanhar a narração com a leitura, o que facilitará ainda mais o processo.

Você pode pausar o audiobook para pesquisar palavras ou estruturas gramaticais da mesma maneira que faria com um livro convencional. O contato constante com a sonoridade do idioma falado por um nativo cria a familiaridade necessária para compreender o inglês em outras instâncias, como em filmes, músicas, séries, conversas, entre outros.

OUÇA PODCASTS EM INGLÊS

Para quem nunca ouviu falar, podcast é um formato de mídia em áudio disponibilizado pela internet que pode ser baixado em smartphones, computadores ou qualquer outro aparelho com conexão à internet e possibilidade de reproduzir arquivos mp3.

Existem milhares de podcasts brasileiros do tipo disponíveis na rede, como o Nerdcast e o Café Brasil. Você pode tentar ouvi-los para conhecer um pouco o formato antes de experimentar alguns estrangeiros. Para isso, basta baixar um agregador de podcasts pela loja de aplicativos do seu celular e procurar o programa desejado nele, ou, se você estiver em um computador, entre no site do podcast e baixe-o diretamente.

Quando você já estiver um pouco mais familiarizado com a sonoridade do idioma, você poderá ouvir alguns podcasts em inglês. A linguagem utilizada normalmente é muito mais informal quando comparada à dos audiolivros, por exemplo, o que oferece um vocabulário muito mais centrado na conversação que na escrita e leitura.

Ouvir um podcast em inglês pode ser um desafio caso você não esteja acostumado. A maioria deles é gravado como uma conversa entre amigos, portanto, frases vão se sobrepor umas às outras, gírias serão comuns, vícios de linguagem aparecerão e a pronúncia quase nunca será perfeita. Mas não desista se encontrar dificuldades: pause se for necessário, ouça quantas vezes precisar ou peça ajuda para alguém já fluente.

Nos últimos anos, o YouTube se tornou uma das principais formas de entretenimento. O Brasil tem uma participação muito expressiva dentro da plataforma, mas existem milhares de outros criadores de conteúdo que fazem vídeos excelentes em inglês e que permanecem desconhecidos por você.

Navegue pelo YouTube e experimente canais novos com assuntos de que você gosta, dessa forma você poderá treinar seu listening e ainda adquirir um vocabulário informal muito vasto. Se encontrar dificuldades para entender, experimente usar o sistema de legendas automáticas. Apesar de não serem muito precisas o tempo inteiro, elas podem ajudar bastante a descobrir como escrever aquela palavra que você ouviu e não conhece.

FALE COM VOCÊ MESMO EM INGLÊS

Existem centenas de estudos publicados em periódicos científicos demonstrando os benefícios de conversar consigo mesmo. Além de aumentar a confiança, verbalizar pensamentos também ajuda a organizar informações. Sabe quando você precisa relembrar todas as tarefas que tem para fazer ao longo do dia? Por que não tentar listá-las em voz alta em inglês?

Dessa forma, você treina seu speaking, descobre dificuldades com o idioma e ainda força seu cérebro a aprender a pensar em inglês, o que é essencial para chegar à fluência.

No final, melhorar seu inglês se resume a imergir o máximo possível no idioma e manter uma mentalidade de constante aprendizado. Saia da sua zona de conforto, enfrente suas dificuldades e mantenha-se firme. Em pouquíssimo tempo você sentirá um grande avanço!

Venha para o Yázigi

Aceite o Desafio Yázigi e tenha o domínio de idiomas necessário para explorar e conhecer o mundo! Inscreva-se no site e concorra a uma experiência internacional por mês.

Tweetar
Compartilhar
+1

Cursos Relacionados

ADOLESCENTES

11 e 12 anos


CONHEÇA >

ADULTOS

A partir dos 18 anos


CONHEÇA >
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning