QUANTO TEMPO DEMORA PARA ALCANÇAR A FLUÊNCIA EM INGLÊS?

YZG | Inglês

27

NOV

O conceito de fluência em inglês é bastante amplo e pode variar de acordo com o contexto. Em primeira análise, é possível dizer que uma pessoa capaz de compreender qualquer discurso e falar e escrever em inglês sobre qualquer assunto é, de certa maneira, fluente.

Para testes formais, como o TOEFL ou o IELTS, a fluência está relacionada com uma certa proficiência completa da língua, correspondendo ao nível avançado C2, o último da escala definida pelo Quadro Comum Europeu de Referências para Línguas (CEFR).

Níveis de proficiência

As instituições de ensino e os governos dos países mundo afora adotam uma classificação de níveis de proficiência. São eles:

Básico A1 e A2

Intermediário B1 e B2

Avançado C1 e C2

Cada um deles corresponde a um estágio de aprendizado do idioma e revela as habilidades de escrita, fala e de compreensão do aluno. No nosso post sobre níveis de proficiência em inglês, você pode entender melhor todos os critérios utilizados para a classificação.

Tempo médio de estudos

De acordo com uma projeção feita pela Cambridge English, responsável pela aplicação de testes de proficiência, e publicada no site do British Council, para o alcance de cada um dos níveis é necessária a seguinte quantidade de tempo de estudos:

A2: 180-200 horas

B1: 350-400 horas

B2: 500-600 horas

C1: 700-800 horas

C2: 1000-1200 horas

Fatores de variação

As estimativas de horas de estudo apontadas pela Cambridge English se encontram apenas no campo das projeções. Não é possível precisar um tempo exato para se alcançar um nível elevado de proficiência no inglês. Há uma série de fatores que podem adiantar ou atrasar o aprendizado, como:

Idade

Conforme cita Mila Vulchanova, professora da Norwegian University of Science and Technology, em uma reportagem da BBC, há um período muito sensível de aprendizado que vai do nascimento até a puberdade, entrando em declínio logo depois. Isso indica que quem inicia os estudos do inglês ainda na infância possui mais chances de alcançar um nível de fluência mais avançado na vida adulta.

Facilidade de aprendizado

Certas pessoas podem apresentar uma propensão maior para aprender idiomas; outras já possuem uma dificuldade natural com os estudos de inglês. Esse é um fator difícil de se mensurar e só pode ser apontado por análises profissionais caso a caso, porém não deve ser ignorado, visto que influencia diretamente o processo de aprendizado, mas pode ser trabalhado.

Metodologia de ensino

Há pessoas que optam por aprender inglês ao longo do tempo, passando cuidadosamente por cada um dos níveis e procurando construir um aprendizado concreto. Outras já podem escolher um estudo mais intensivo e focado em objetivos específicos, como a preparação para um intercâmbio ou para a inserção no mercado de trabalho.

Intercâmbio

Morar em um país cujo idioma oficial é o inglês irá te imergir totalmente na língua, oferecendo uma evolução consideravelmente mais rápida no aprendizado. Isso ocorre porque durante o intercâmbio, você estará o tempo todo em contato com o inglês, utilizando-o na maioria de suas tarefas diárias.

Como alcançar a fluência

O aprendizado do inglês está diretamente ligado com a prática contínua do idioma. É preciso que você se acostume a utilizar a língua inglesa e a torne parte da sua vida. Para isso, veja algumas dicas:

Coloque o inglês no dia a dia

O contato com o inglês não deve estar restrito apenas à sala de aula. É preciso praticar o idioma continuamente e ganhar confiança ao longo do tempo. Comece estudando um capítulo da apostila e fazendo exercícios todos os dias, por exemplo. Além disso, mude pequenos hábitos no dia a dia, como trocar a linguagem padrão do smartphone para o inglês.

Consuma conteúdos diversos

Procure o máximo de conteúdo possível em inglês, como filmes, textos, livros, podcasts ou músicas. Para te ajudar, nós temos vários posts sobre o assunto! Veja a nossa seleção:

Filmes e séries

10 filmes clássicos que você precisa assistir

5 séries britânicas para você começar a assistir

Os filmes mais premiados do cinema

Músicas

10 músicas para sentir muita nostalgia

Playlist para praticar esportes

Vídeos e podcasts

Podcasts em inglês para treinar o idioma

Canais do YouTube em inglês para aprender mais sobre o cinema

Pratique o máximo possível

Não deixe a timidez tomar conta de você e pratique o idioma o máximo possível. Converse em inglês com os seus amigos ou mesmo sozinho. O importante é que você se acostume com a pronúncia das palavras e treine seu cérebro para construir as frases de modo natural.

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um cidadão do mundo!

Tweetar
Compartilhar
+1
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning