QUAL A MELHOR IDADE PARA APRENDER UM IDIOMA

YZG | Inglês

18

DEZ

Qualquer cidadão do mundo precisa estar apto a enfrentar os desafios que aparecem cotidianamente, e aprender um novo idioma pode te ajudar nessa missão. Muito se discute sobre a melhor idade para começar a conhecer outros idiomas, então decidimos contar um pouco da nossa experiência como escola especializada no assunto.

As vantagens da infância

Há uma enorme discussão acerca do aprendizado de novos idiomas durante a infância, mas é comprovado: a melhor idade para aprender um idioma é enquanto ainda se é criança. A partir dos 3 anos, já é possível inserir os pequenos em cursos. Pode parecer uma idade muito baixa, mas as vantagens de se iniciar desde cedo são enormes.

Apesar de as crianças ainda não terem o senso de responsabilidade para entender conteúdos muito complexos, a forma lúdica e descontraída de aprender durante a infância são grandes diferenciais. Além de já terem um amplo vocabulário quando crescerem, também vai ajudá-las a decodificar assuntos mais abstratos nas próximas fases de aprendizado. Isso ocorre porque já há uma base sólida de conhecimento do idioma.

É mais fácil para o cérebro aprender durante a infância

A infância é fortemente marcada pelo ciclo de descobertas, e não é surpresa entender que o cérebro está muito mais preparado para receber estímulos quando se está nessa fase. Até os 4 anos de idade, a capacidade de persuasão de estímulos externos é muito mais forte. Além disso, a curiosidade das crianças é um poço sem fim. A vontade de conhecer coisas novas pode ser um fator extremamente benéfico ao aprendizado de novos idiomas.

Quanto mais cedo se aprende, melhor será a pronúncia

Um dos aspectos que mais pesam na hora de aprender um novo idioma é a pronúncia. Quanto mais idade, maiores são as chances de possuir vícios de linguagem e sotaque carregado. Como as primeiras fases da vida são baseadas na capacidade de desenvolver comunicação, o ouvido incorpora sons mais rápido na infância. A pronúncia é a reprodução do que ouvimos, então começar desde pequeno é um grande diferencial.

Aprendizagem na adolescência

Mesmo que a infância seja a melhor idade, a adolescência ainda carrega fortes traços de uma boa retenção de aprendizado de novos idiomas. O inglês pode influenciar positivamente, auxiliando no desenvolvimento pessoal, além de ajudá-los a se preparar para o futuro profissional.

Aprender quando se é adulto

Apesar de os dados mostrarem que o aprendizado em crianças é mais vantajoso, nada impede pessoas mais velhas de também se dedicarem aos estudos. Aprender um novo idioma é essencial para as novas relações que o mundo globalizado possibilita. Não são apenas as vantagens profissionais que chamam a atenção; existem diversas realizações pessoais, como viajar, que dependem do conhecimento em outros idiomas universais.

Mesmo que o processo de absorção de conteúdos demore mais para adultos, existem alguns aspectos que podem ser vantagens nessa fase de vida. Aprender coisas novas está diretamente relacionado ao senso de responsabilidade e, nesse aspecto, a maturidade pode ser um ponto positivo. A capacidade de lidar com os desafios do aprendizado de forma responsável e madura pode ser uma grande influência para o sucesso desse novo conhecimento. Não se acanhe pela idade; não há classificação indicativa quando o assunto é aprender!

A verdade é que a melhor idade para aprender outro idioma é aquela na qual há disposição e dedicação para tal. Independentemente de resultados de pesquisa, é essencial entender que o conhecimento de outros idiomas está diretamente relacionado ao empenho no processo de aprendizatem.

Veja outros posts que podem te interessar:

5 atitudes que você pode tomar para ter um estilo de vida mais sustentável

5 curiosidade de países diferentes que vão te surpreender

Você sabia que os nossos cursos estão alinhados com os níveis internacionais?

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um Cidadão do Mundo!

Tweetar
Compartilhar
+1
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning