OBJECT PRONOUNS: O QUE SÃO E QUANDO USAR

YZG | Inglês

23

AGO

Em inglês, os object pronouns (pronomes pessoais oblíquos) são um dos tipos de pronomes pessoais existentes, com a função de substituir um nome próprio ou substantivo e servir como objeto. A diferença desses pronomes para os pronomes do subject pronouns (pronomes pessoais do caso reto), outro tipo de pronome pessoal e que funciona como sujeito, é o lugar ocupado na frase. 

Para diferenciar essa posição, vamos considerar frases construídas na ordem direta. Ou seja, quando é composta por sujeito e predicado (aquilo que é dito sobre o sujeito), e dentro dela deve existir um verbo ou uma locução verbal. Lembre-se de que as frases na voz passiva também possuem sujeito e predicado. 

Os object pronouns vêm depois do verbo principal da frase. Veja quais são eles no inglês:

Pronomes do objeto (object pronouns)

1ª pessoa do singular: me

2ª pessoa do singular: you

3ª pessoa do singular: him/her/it

1ª pessoa do plural: us

2ª pessoa do plural: you

3ª pessoa do plural: them 

Veja como funciona o uso dos object pronouns nas frases. Repare nos verbos sublinhados e na posição do pronome utilizado. 

He tookher to the airport yesterday. - Ele a levou para o aeroporto ontem.

Did they talk to him in the meeting? - Eles falaram com ele na reunião?

We have to visitthem tomorrow. - Nós temos que visitá-los amanhã.

I didn’t seeyou this morning. - Eu não vi você esta manhã.

Your cat is not okay. You should takeit to the vet. - Seu gato não está bem. Você deveria levá-lo ao veterinário.

She talked to me about her job. - Ela conversou comigo sobre seu trabalho.

Observe que o object pronoun ocupa a mesma posição, mesmo quando as frases são modificadas da voz ativa para a voz passiva. Por exemplo: 

Voz ativa: They gavehim a present. - Eles deram a ele um presente.

Voz passiva:A present was given to him. - Um presente foi dado a ele.

Os object pronouns possuem algumas particularidades que é importante lembrar, e alguns têm a mesma grafia de pronomes com outras funções. Confira: 

Uso do it

it é utilizado para elementos neutros, que na língua inglesa se refere a objetos, animais e quando não se sabe o gênero de um bebê ainda. Ele é igual ao subject pronoun para a 3ª pessoa do singular it, por isso a posição na frase, ou seja, depois do verbo, pode confirmar se é um object pronoun, que sofre a ação, ou não.

Uso do you

Como no caso do it, o object pronoun para a segunda pessoa do singular e do plural, you (“você” e “vocês”), é o mesmo. Assim, para diferenciá-los é preciso ver a posição na frase. Será object pronoun se estiver após o verbo. Se você quiser saber se é um caso de singular ou plural, considerando o contexto, verifique outras informações na frase para ter certeza.

Uso do her

Possui a mesma grafia e som do adjetivo possessivo (possessive adjective) her, utilizado para determinar que algo é “dela”. Então, para saber se a referência é a um object pronoun ou um possessive adjective, veja a palavra her na frase e verifique se um substantivo vem depois, pois os possessive adjectives vêm seguidos de substantivo. Veja a diferença:

I talked to her about school. - Eu falei com ela sobre a escola. (verbo + her object pronoun)

She took her father to the movies. - Ela levou o pai dela ao cinema. (her + substantivo → possessive adjective)

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um Cidadão do Mundo!

Tweetar
Compartilhar
+1
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning