LISTENING: COMO ENTENDER MÚSICAS EM INGLÊS

YZG | Inglês

13

JUN

Ouvir e entender é um dos obstáculos mais comuns para quem está aprendendo o inglês. Algumas palavras em inglês têm uma sonoridade falada totalmente diferente do jeito que são escritas, além de que, em uma música, a tendência é a de se cantar mais rapidamente e “juntar as palavras” de acordo com a entonação. Por isso, tentar entender uma música em inglês e não conseguir em um primeiro momento pode se tornar uma angústia para os que estão caminhando para ser um Cidadão do Mundo.

Normalmente, quando um estudante não consegue entender todas as palavras em inglês, a tendência é desanimar e pensar que ele não está preparado ainda para este nível no idioma. Isto é um mito! O Yázigi vai te mostrar que há diversas maneiras bem fáceis e descontraídas de melhorar seu Listening sem muito esforço. Veja só:

Entenda o contexto

Primeiramente, você deve ter domínio da pronúncia e entonação de diálogos antes de entender as frases de uma música. Se você já tentou aprimorar seu vocabulário e ainda assim encontra dificuldade no listening, mude sua estratégia. Não faça a tradução de todas as palavras que ouvir e não procure entender as palavras soltas, e sim o contexto do que se está sendo dito. Destaque as palavras que você conhece, veja quais estão sendo enfatizadas e analise o contexto do diálogo. O interessante é entender toda a conversa, não saber o que cada palavra separadamente quer dizer.

Ouça e preste atenção às conversas

Parece redundante, mas é essencial você prestar total atenção ao que está ouvindo. Quando não estamos nos focando em entender uma conversa, nosso cérebro vai passar a prestar atenção em outras coisas. Há pessoas que justificam as falhas no listening dizendo que a fala está muito rápida ou que o sotaque atrapalha a compreensão correta da palavra. Assim, tente não concentrar-se em coisas desnecessárias e procure realmente entender o que você está ouvindo.

Não há legendas em um diálogo

Quando estamos vendo um vídeo em inglês, conseguimos colocar a opção de legendas para acompanhar e entender o que está sendo dito. Em um diálogo com uma pessoa, obviamente não enxergamos uma legenda e somente ouvimos o que é dito.

Um exercício simples é pegar um diálogo de uma série ou filme, algo de duas ou três sentenças e ouvi-lo sem legendas. Depois disso, ouça até dez vezes o mesmo diálogo, tentando escrevê-lo por completo em um papel. Pode ser que algumas palavras você não consiga saber o que é, mas é interessante tentar. Depois, ligue as legendas e compare com o que escreveu. O exercício é ver quais palavras você está deixando passar e procurar assimilar ao seu vocabulário.

Se não conseguir, procure materiais que contenham um reforço

Se não conseguir fazer a dica acima, adote instrumentos que tenham outra vertente de compreensão junto ao listening para te auxiliar, ou seja, que contenham também o Reading ou foquem no visual. Para isso, no início vale ver filmes e séries com legendas em inglês, ouvir as músicas junto com as letras ou fazer exercícios de descrição de imagens. O fundamental é que você procure aqueles que sejam do seu interesse, já que assuntos que não são atrativos podem tirar sua atenção facilmente. Quando sentir que já está ficando fácil demais, tente somente ouvir.

Faça a técnica de espelhamento

Quando vamos falar uma palavra, buscamos sempre manter uma certa entonação dependendo do jeito que queremos transmitir. Para ouvir uma palavra e conseguir sempre assimilar o significado dela à sua memória, procure ouvir e repetir diversas vezes a entonação normal de como ela foi dita. Isto vai fazer você incorporar a expressão ao seu vocabulário e reconhecer quando ela foi dita.

Ouça músicas que não sabe a tradução

Depois de treinar bastante suas técnicas de listening, comece a ouvir músicas desconhecidas e tente entender tudo o que ela diz. Com o tempo, este exercício de entendimento passará a se tornar automático ao escutar uma música em inglês.

O listening é uma parte importante para conquistar a fluência em inglês. Gostou das nossas dicas? Conte pra gente nos comentários outra técnica de listening que você utiliza para entender em inglês!

Tweetar
Compartilhar
+1

Cursos Relacionados

©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning