DICAS PARA A PROVA DE INGLÊS DO ENEM

YZG | Inglês

01

AGO

Apesar de a prova de inglês do ENEM conter somente cinco questões, a matéria é uma das que mais causa ansiedade entre os estudantes. Isto porque as questões em inglês demandam muita atenção na hora de resolvê-las, já que o aluno precisa ter conhecimentos de vocabulário, gramática e interpretação do idioma estrangeiro.

Para que você saiba as principais características da parte de inglês na prova do ENEM e consiga gabaritar sem esforço, o Yázigi apresenta algumas dicas importantes:

Questões interpretativas

A parte de interpretação de texto é muito forte nas questões de inglês, por isso, é comum encontrar textos sobre qualquer assunto antes da pergunta principal. Além disso, você também pode encontrar textos extensos com palavras difíceis que fogem do seu vocabulário.

Mas não se assuste que a pegadinha está exatamente aí! Ficamos perdidos tentando interpretar todo o texto e não damos atenção ao que a pergunta pede. Muitas vezes, a pergunta é simples e não exige a leitura de todo o texto para que você consiga respondê-la corretamente. Por isso, preste muita atenção ao título. No ENEM 2015, uma questão podia ser facilmente respondida somente pelo título do texto.

Foque na pergunta

Antes de ler todo o texto, vá direto à pergunta e entenda o que ela quer dizer. Não traduza palavra por palavra do texto antes de ver primeiro o que ele quer saber, nem tente montar toda a tradução para o português. Além de tomar todo o seu tempo fazendo isso, a resposta pode ser mais simples do que você imagina. Nas provas do ano passado, uma questão podia ser respondida a partir da primeira frase do texto.

Mantenha-se atualizado

Os textos das provas do ENEM são retirados normalmente de meios de comunicação como artigos, notícias e outros assuntos que estão em alta mundialmente. Por isso, tenha o costume de ler sobre os principais acontecimentos no exterior para melhorar seu vocabulário e descobrir palavras que você ainda não conhecia a tradução. Elas podem ser essenciais para auxiliar você a encontrar a resposta correta mais facilmente.

Charges

Sempre muito presentes nas provas, as charges em inglês demandam conhecimento do vocabulário e interpretação. Por serem utilizadas de forma cômica, irônica ou crítica, as charges exigem um conhecimento mais aprofundado do idioma. No ENEM 2015, uma charge trazia a palavra season com dois sentidos diferentes, como estação do ano e como temporada de futebol americano. A interpretação demandava a capacidade de conseguir identificar os dois sentidos para responder à pergunta.

Use a gramática como auxílio e não como ponto de partida

A gramática é essencial para se responder as questões de inglês do ENEM, mas não é o foco delas. É por meio da gramática que você consegue desenvolver o pensamento para responder às questões mas elas não são o ponto central da prova. Utilize seu conhecimento em gramática para auxiliar na interpretação das ideias centrais dos textos.

Está ansioso para a prova do ENEM? Conte pra gente aqui nos comentários como você está estudando para as questões de inglês e compartilhe com outros cidadãos do mundo!

Tweetar
Compartilhar
+1

Cursos Relacionados

©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning