COMO USAR “INTO” E “ONTO” EM INGLÊS?

YZG | Inglês

26

JUL

Você já ouviu as preposições into e onto na língua inglesa? Elas são frequentes no idioma e têm usos específicos. Mas antes de conhecê-las, é necessário relembrar outras duas preposições parecidas e muito comuns na língua inglesa: in e on. Acompanhe dois exemplos. 

Hey, mom, look! The cat is hidden in my closet! → Ei mamãe, olhe! O gato está escondido dentro do meu armário!

Could you hand me the TV controller, please? It is on the coffee desk. → Você poderia pegar para mim o controle da televisão, por favor? Ele está em cima da mesinha de café. 

Nos casos que mencionamos, perceba que in é utilizado para se referir a algo que se encontra “em” um determinado espaço. Logo, essa proposição é utilizada para se referir a alguma coisa que está dentro de um lugar específico, seja ele um compartimento ou um país. Ainda, in também pode ser usado para mencionar um período de tempo ou até mesmo dizer que algo está em um determinado idioma. 

Por outro lado, a preposição on indica que algo está sobre um determinado lugar, ou “em cima de”. Ela também pode ser empregada para dizer que alguma coisa está em contato com o corpo ou outra superfície, ou para se referir aos dias da semana. 

Into e onto: como usar?

Apesar de semelhantes a in e on, as preposições into e onto têm usos um pouco diferentes. Na língua inglesa, elas são empregadas para expressar um sentido de movimento para dentro ou para uma superfície, e no português, into e onto podem ser equivalentes a no(s) ou na(s). Vamos ver alguns exemplos para entender melhor?

Into: exemplos

Just a second! Let me just put the lasagna into the oven. → Só um segundo! Deixe-me colocar a lasanha no forno. 

It’s freezing out here! How did they jump into the pool? → Está congelando aqui fora! Como eles pularam na piscina?

I asked my stepfather to walk me into the church at my wedding. → Pedi ao meu padrasto que me entrasse comigo na igreja no meu casamento. 

Yey! It’s time to get into the plane! → Eba! É hora de entrar no avião!

My grandma cut the cookies into hearts! → Minha avó cortou os biscoitos em corações!

Oh! That’s so cute! The cat got into the luggage. Guess it would like to travel with us. → Ah! Isso é tão fofo! O gato entrou nas malas. Acho que gostaria de viajar conosco. 

Onto: exemplos

He threw his bag onto the couch when he arrived at home. → Ele jogou sua mochila no sofá quando chegou em casa.

He walked onto the stage and started singing. → Ela subiu no palco e começou a cantar.

She tossed her keys onto her office table and left. → Ela jogou as chaves na mesa do escritório e saiu. 

I stepped onto the mud outside and now all the porch is dirty. → Eu pisei na lama lá fora e agora a varanda está toda suja.

The dog jumped onto the bed and slept all night. → O cachorro pulou na cama e dormiu a noite toda. 

A melhor maneira de aprender os usos das preposições into e onto é treinando bastante! Para isso, leia textos na língua inglesa, pratique com exercícios de gramática e busque se lembrar dos verbos e situações que mostramos aqui nos exemplos, OK? :) 

Se você deseja aumentar ainda mais os seus conhecimentos da língua inglesa, confira outros posts que podem te interessar:

Man, men, woman, women: como pronunciar?

Como dizer "de nada" em inglês

O que significa "take it easy" em inglês?

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um Cidadão do Mundo!

Tweetar
Compartilhar
+1
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning