COMO ESCOLHER SEU CURSO DE INGLÊS

YZG | Inglês

25

FEV

Escolher um curso de inglês pode ser uma tarefa mais desafiadora do que se imagina! Atualmente, a imensidão de opções oferecidas pelo mercado pode tornar a busca pela escola de idiomas ideal mais extensa e cansativa. Mas, para salvar você que está decidido a começar os estudos com o pé direito, nós organizamos um pequeno guia para ajudar na escolha do curso perfeito! Vamos lá?

Entenda seu objetivo

Normalmente, ao procurar por um curso de idiomas, nós temos um objetivo. Para alguns estudantes, o aprendizado de uma segunda língua é a garantia de uma carreira profissional sólida no futuro, enquanto entre os mais jovens, há o desejo de desbravar novas culturas e estudar alguns meses fora do país. Já entre os adultos, é comum o consenso de que hoje sem inglês, as oportunidades profissionais tendem a se tornar mais escassas.

E você, por que quer aprender inglês? É importante refletir sobre os motivos que levam você a procurar uma escola de idiomas, e depois vai ser bem mais fácil ter em mente quais os aspectos que o curso ideal deve ter para suprir suas necessidades e ajudá-lo a alcançar suas metas.

Pesquise bastante

Como escolher uma escola de idiomas em meio a tantas opções no mercado? O primeiro passo é pesquisar bastante. Informe-se sobre quais as instituições de ensino que existem na sua cidade ou próximas ao bairro onde você mora. Na sequência, uma dica interessante é pesquisar sobre as escolas na internet. Dê uma olhadinha nos sites, conferindo quais são os programas de ensino que elas oferecem, assim como as opiniões dos consumidores nos fóruns on-line.

Uma sugestão é atentar às opiniões que os usuários têm sobre as marcas em suas redes sociais. Vale também perguntar para amigos e conhecidos que são ex-alunos. Assim é possível checar as avaliações que eles têm das escolas pelas quais você se interessou e descobrir qual o nível de conhecimento que eles têm da língua depois dos anos em que estudaram lá.

Conheça as metodologias de ensino

Um ponto importante que deve ser levado em consideração é compreender quais das inúmeras metodologias oferecidas é a que mais se adequa a você. Por isso, com a lista de opções já reduzida depois de conhecer um pouquinho sobre cada instituição, tire um momento para visitar as escolas pessoalmente, solucionando dúvidas sobre o processo pedagógico e aproveitando o momento para conhecer o material didático que será usado ao longo do curso, como livros, cadernos de exercícios, livros paradidáticos e recursos digitais.

Além disso, vale aproveitar para entender quais são os métodos de avaliação da escola e com que frequência ela costuma acontecer. No caso dos alunos que têm uma rotina mais corrida ou imprevisível, é importante perguntar como a instituição lida com atrasos ou como funciona a reposição de aulas, por exemplo.

Pergunte sobre os certificados internacionais

Outra questão que deve ser levada em consideração é a sua necessidade de fortalecer o currículo e impulsionar a carreira profissional com certificados internacionais. Algumas instituições de ensino oferecem programas de aula voltados à preparação para testes que determinam o nível de domínio da língua - nós já contamos aqui no blog um pouquinho sobre as principais certificações em inglês. Portanto, se esse é um dos seus principais objetivos, aproveite a visita à escola e informe-se a respeito.

Faça uma aula experimental

Muitas escolas oferecem aos novos alunos a oportunidade de assistir a uma aula de teste gratuita, antes de tomar a decisão final. A oportunidade permite que você conheça, na prática, a metodologia, o material didático e a dinâmica dos professores em sala de aula. Vale lembrar ainda que, caso a escola não ofereça ao aluno uma aula demonstrativa, ou mesmo a possibilidade de participar de uma aula real, as chances de haver algo errado com a instituição são grandes - e por isso vale ter cautela.

Encaixe as aulas na sua rotina

Assim como as metodologias, os cronogramas de aulas também podem variar bastante de uma escola para outra. Alguns cursos de idioma oferecem aulas duas vezes por semana, enquanto outros sugerem uma única aula, com duração maior. Há ainda aqueles que oferecem cursos intensivos ou aulas individuais, por exemplo. O importante é, como mencionamos no primeiro item, conhecer os seus objetivos e saber qual a melhor abordagem para ajudar você a alcançá-los. No entanto, é preciso ter os pés no chão e procurar por um curso de idiomas que se adapte também à sua rotina e ao seu estilo de vida. É fundamental ter em mente que um curso de idiomas é um investimento e, portanto, você também deve se esforçar para frequentá-lo e dispor do tempinho extra necessário para continuar os estudos em casa.

E aí, ficou mais fácil encontrar o curso de inglês ideal para você? Aproveite a visita ao nosso blog, leia também sobre as 5 áreas em que o inglês fluente é essencial e descubra se o seu inglês é suficiente para um intercâmbio!

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um cidadão do mundo!

Tweetar
Compartilhar
+1
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning