APRENDENDO INGLÊS COM CONDITIONAL SENTENCES

YZG | Inglês

24

ABR

Você sabe o que significa e como usar as Conditional Sentences? Se sua resposta for não, fique tranquilo, o Yázigi explica isso para você. Essa expressão, em português, significa "Frases Condicionais" e isso está diretamente ligado à sua função.

Quando usar Conditional Sentences

Quando falamos de alguma ação que depende de outra para acontecer, estamos trabalhando com condições, por isso o nome Conditional. Portanto, esse tipo de frase deve ser usado para conectar duas orações que possuem uma relação de dependência. Ela é possível tanto no passado quanto no presente e no futuro.

Confira o exemplo: When I arrive home, I’ll call you.Quando eu chegar em casa, eu ligarei para você. A primeira sentença “When I arrive home” apresenta a condição, já a segunda “I’ll call you” traz o resultado ou consequência, ou seja, a ação de ligar depende diretamente da ação de chegar em casa.

Embora normalmente essas sentenças usem o if (se) para representar a condição, essa não é uma regra única. Outras conjunções condicionais também podem ser usadas, como when (quando), unless (a menos que), as long as (desde que), in case (em caso), provided (contanto que) ou even if (mesmo que). Veja algumas aplicações:

- If you had worked hard, you would have been promoted.Se você tivesse trabalhado duro, você teria sido promovido.

- When someone helps you, it is polite to say “thank you”.Quando alguém te ajuda, é educado dizer “obrigado”.

- Unless you start studying now, you won’t pass the exam.A menos que você comece a estudar agora, você não passará no exame.

- Provided you organize your bedroom, I allow you to go to the cinema.Contanto que você organize seu quarto, eu deixo você ir ao cinema.

- Even if I ran, I wouldn’t arrive in time.Mesmo que eu corresse, eu não chegaria a tempo.

Bom, agora que você entendeu qual a função das Conditional Sentences, vamos aprofundar um pouco o conhecimento com os quatro tipos possíveis de frases condicionais e entender seus usos e estruturas. Confira:

Zero Conditional

Determinada por assuntos que tratam de verdades, sejam elas sobre leis naturais, universais ou questões pessoais que sejam comprovadas. A estrutura é formada por duas orações no presente:

conjunção condicional + simple present + simple present

- When you boil water, it turns into vapor.Quando você ferve água, ela vira vapor.

- If you press the "pause" button, the song stops.Se você pressiona o botão "pause", a música para.

First Conditional

Quando o assunto for relacionado a algo que pode acontecer no futuro, ele faz parte da First Conditional. A estrutura da frase consiste em:

conjunção condicional + simple present + simple future (will ou going to)

- If it is raining, I will go by car.Se estiver chovendo, eu irei de carro.

- If anyone tries to entry here, I’m going to call the police.Se alguém tentar entrar aqui, eu vou chamar a polícia.

Second Conditional

A frase será Second Conditional quando expressar alguma situação hipotética ou improvável, seja no presente ou no futuro. Deve ser construída com:

conjunção condicional + simple past + would/could/might/should + infinitivo sem "to"

- If Susan improved her English, she could get a better job.Se Susan melhorasse seu inglês, ela poderia conseguir um emprego melhor.

- If I were a billionaire, I would go travelling around the world.Se eu fosse bilionário, eu viajaria pelo mundo todo.

Observação: Como você pode perceber, nesse último caso usamos “I were”, pois se trata de uma situação hipotética, um desejo. Se quiser entender melhor por que não usamos “was” nesse tipo de frase, confira nosso post sobre I were ou I was no blog.

Third Conditional

Por último, quando falamos de algo que poderia ter acontecido, caso uma ação específica tivesse sido realizada no passado, estamos tratando da Third Conditional. Nesse caso, a construção deve ser:

conjunção condicional + past perfect + would have/could have/might have + past participle

- If I had talked to her, she wouldn’t have done this way. Se eu tivesse conversado com ela, ela não teria feito desse jeito.

- If we hadn’t crash the car, we could have traveled to the beach. Se nós não tivéssemos batido o carro, poderíamos ter viajado para a praia.

Apesar do nome poder dar a ideia de que é um tema difícil, você pode ver que as Conditional Sentences não são nenhum bicho de sete cabeças. Veja se você já está dominando essas e outras regras do inglês fazendo o teste de nível do Yázigi.

Vem pro Yázigi!

Não quer mais precisar de tradução para entender inglês? Então venha estudar no Yázigi e descubra como o conhecimento vai muito além do idioma: aqui você aprende por meio de uma metodologia única e dinâmica, fazendo com que o seu aprendizado seja a sua melhor experiência. Seja um cidadão do mundo! Aceite o Desafio Yázigi, matricule-se e concorra a uma incrível experiência internacional por mês.

Tweetar
Compartilhar
+1

Cursos Relacionados

CRIANÇAS

03 a 10 anos


CONHEÇA >

ADOLESCENTES

11 e 12 anos


CONHEÇA >

PRÉ-ADOLESCENTES

11 e 12 anos


CONHEÇA >

JOVENS E ADULTOS

A partir dos 13 anos


CONHEÇA >

ADULTOS

A partir dos 18 anos


CONHEÇA >
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning