6 COISAS QUE VOCÊ PODE FAZER EM 2019 PARA AJUDAR O MUNDO

YZG | Inglês

20

DEZ

O cuidado com o meio ambiente e a atenção aos nossos hábitos diários são essenciais para garantir um mundo melhor. Apesar de não ter uma hora certa para começar a fazer sua parte pela natureza, que tal aproveitar o ano novo e traçar algumas metas bem bacanas para ajudá-lo? Aqui, nós listamos algumas ações simples, mas muito efetivas para que você faça a sua parte em 2019. Se liga!

Reduza o consumo de água

Você sabia que uma ducha de 15 minutos gasta, em média, 135 litros de água? Apesar de clássica, a dica sobre reduzir o consumo de água é muito importante. Evite tomar banhos muito longos ou escovar os dentes com a torneira aberta, por exemplo.

Uma sugestão bacana é pensar em maneiras positivas de reutilizar a água. Você pode captar a água da chuva e utilizá-la para molhar as plantas alguns dias depois ou, ainda, optar por lavar o carro com apenas um balde de água, e não com a mangueira. Que tal?

Recicle o seu lixo (e invista em uma composteira)

Separar o seu lixo reciclável é uma das ações mais simples e efetivas para ajudar a natureza. Fazer o descarte correto do seu lixo ajuda a diminuir a quantidade de aterros sanitários, muito perigosos para o meio ambiente e para o ser humano. Além disso, a reciclagem permite a reutilização de matérias-primas e, portanto, ajuda a economizar mais recursos naturais.

Outra ideia bem interessante é investir em uma composteira! A caixa atua na decomposição de matéria orgânica, como cascas de legumes e frutas, e reduz a quantidade de sobras de alimento que você vão para o lixo. Como resultado, você ainda ganha uma terra fofinha e rica em nutrientes, ideal para adubar suas plantinhas.

Tenha o seu próprio copo

Você sabia que um copo de plástico pode demorar até 50 anos para se decompor na natureza? Os materiais descartáveis podem ser úteis em algumas situações pontuais, mas uma ótima maneira de causar um impacto positivo no meio ambiente é reduzir bastante o seu consumo.

Por isso, a dica é investir em copos ou garrafinhas reutilizáveis e levá-los sempre com você para a faculdade ou trabalho. Outra ideia bem bacana é optar por copos de plástico reutilizáveis e dobráveis, deixando-o sempre na mochila e utilizando-o no seu dia a dia.

Use meios de transporte alternativos ou dê caronas

O carros estão entre os principais responsáveis pela poluição do ar, principalmente nas grandes metrópoles. Por isso, repensar a sua maneira de ir e vir pela cidade é essencial se você deseja ajudar o meio ambiente. Sempre que possível, deixe o seu carro em casa e faça trajetos a pé, de bicicleta ou usando o transporte coletivo, como ônibus e metrô.

Outra ideia bem bacana para os motoristas de plantão é: se você não pode ficar sem o seu carro, aproveite e ofereça os assentos que estão sobrando para amigos que têm destinos próximos ao seu. Também vale se inscrever em aplicativos de carona, dividir os custos e oferecer a viagem para outras pessoas. :)

Segunda-feira sem carne

Essa dica pode soar um pouquinho controversa, mas é uma ótima sugestão para aqueles que também desejam investir em uma alimentação mais saudável ao longo do próximo ano. A segunda-feira sem carne é um movimento internacional voltado para a conscientização sobre o não consumo de carnes no primeiro dia da semana.

O projeto é bem interessante e, além de estar preocupado com a saúde dos seres humanos e dos animais, também defende que a queda no consumo desse alimento apresenta um grande impacto no meio ambiente.

Adote um estilo de vida minimalista

Ser consciente na hora de consumir é essencial para ajudar o meio ambiente. O consumo exagerado de produtos ocasiona uma exploração desenfreada de matérias-primas e, consequentemente, maior quantidade de resíduos no meio ambiente.

Por isso, antes de comprar um novo objeto, pense sempre se você realmente precisa dele. Priorize aqueles itens de consumo indispensáveis ou que apresentam maior durabilidade, por exemplo. E lembre-se: menos é mais!

Viu? É muito fácil fazer a sua parte e ajudar a natureza; afinal, de pouquinho em pouquinho, podemos conquistar um futuro mais saudável para todos! E se você tem mais uma dica para ajudar o mundo em 2019, não deixe de contar para a gente nos comentários. :)

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um Cidadão do Mundo!

Tweetar
Compartilhar
+1
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning