7 FILMES QUE SÃO MUITO BLACK MIRROR

YZG | Filmes

07

SET

Na série Black Mirror, cada episódio traz uma nova história, mas todas com o objetivo de mostrar um lado obscuro do impacto da tecnologia na nossa vida. Mas você sabia que esse assunto é popular no cinema há muitos anos? Hoje você vai descobrir sete produções do cinema que já traziam reflexões sobre os avanços tecnológicos na vida das pessoas.

Gattaca - Experiência Genética (1997)

Em “Gattaca”, a evolução científica possibilitou criar seres humanos altamente capacitados, mas essa diferenciação acabou criando um ambiente prejudicial aos que não passaram pela manipulação. A produção trouxe à tona o impacto que os avanços tecnológicos podem ter sobre o desenvolvimento de conflitos sociais, e o aumento da desigualdade e da discriminação.

No filme, os seres criados por manipulação genética são chamados “Válidos” e são dignos dos melhores trabalhos e da liberdade de escolha. Já os “Não Válidos” são pessoas concebidas naturalmente e consideradas vulneráveis, por isso convivem com as limitações sociais impostas, sem poder chegar a cargos altos.

O Show de Truman (1998)

“O Show de Truman” é um reality show sobre a vida de um rapaz monitorado 24 horas por dia, desde antes de seu nascimento. Ele vive em uma espécie de cidade cenográfica, controlada por um diretor de televisão, em que todos ao seu redor sabem que fazem parte de um programa, menos o próprio Truman.

Após 30 anos de programa, ele começa a perceber que algumas coisas não fazem sentido, como a cidade parecer girar em torno dele, fazendo-o questionar toda sua vida. Criticando a grande exposição e a manipulação que a tecnologia possibilita, o filme foi muito aclamado e ganhou três indicações ao Oscar, levando diversas categorias do Golden Globe Awards.

Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (2004)

Você já teve vontade de apagar uma lembrança ruim da sua memória? No filme “Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças”, uma empresa oferece o serviço de tirar partes dos acontecimentos da vida das pessoas, fazendo-as esquecer de tudo relacionado a determinadas pessoas. Os personagens principais do filme, Joel e Clementine, passam pelo procedimento após o término do namoro, mas isso não os impede de se apaixonarem novamente após um reencontro.

Neste filme, os esforços da ciência para realizar caprichos humanos que contrariam a natureza se mostram inúteis e perigosos ao expor as pessoas a danos cerebrais enormes e permanentes. A produção ganhou o Oscar de melhor roteiro original em 2005.

A Origem (2010)

Imagine como seria se, enquanto você dorme, pessoas invadissem sua mente para roubar segredos e manipular seus pensamentos. Esse é o trabalho de Cobb, um dos melhores ladrões do tipo e o escolhido para a missão de plantar ideias na cabeça de um rico herdeiro, em troca de poder voltar a ver os filhos.

No filme, essa invasão se torna a chave para a realização de crimes perfeitos no roubo de informações e controle mental. Essas manobras demonstram o lado ganancioso e sem escrúpulos das pessoas, que coloca em risco a sociedade e a expõe ao caos.

Ela (2013)

Que nós estamos extremamente ligados ao mundo tecnológico já sabemos, mas até que ponto esse relacionamento entre ser humano e tecnologia pode chegar? Na história, o escritor Theodore se apaixona pela personalidade de um sistema operacional chamado Samantha.

Ela funciona como uma assistente pessoal e o relacionamento entre eles cresce à medida que ele passa a vê-la como uma companheira real. No filme “Ela”, é explorada a relação das pessoas com a tecnologia e a forma como ela nos conecta e, ao mesmo tempo, nos isola.

O Doador De Memórias (2014)

No filme, o universo perfeito em que Jonas vive se mostra nem tão perfeito assim quando ele passa a descobrir os segredos da comunidade. Nesse local não existem doenças, guerras e todos trabalham em funções determinadas pelos governantes. Porém, para poupar as pessoas do sofrimento, o passado negro da humanidade precisa ser escondido de toda a população e, para isso, foi desenvolvida a função de Receptor de Memórias.

Jonas é designado para o cargo e, ao começar a aprender sobre as tristes verdades do mundo real, percebe que vive em uma mentira. Assim como em alguns episódios de Black Mirror, o filme mostra a revelação de um universo distópico, onde máscaras caem e as coisas mostram sua verdadeira face.

Nerve: Um Jogo Sem Regras (2016)

Lançado recentemente, o filme conta a história de Vee, uma garota que, para mostrar que tem atitude, passa a participar de Nerve, um jogo arriscado em que pessoas pagam para assistir aos jogadores cumprindo os desafios propostos. A menina torna-se uma jogadora, mas se vê presa a um ciclo obscuro ao ter que realizar tarefas perigosas que recebe pela rede.

A produção, além de questionar os limites humanos, aborda também temas como a exposição e a vulnerabilidade das pessoas no mundo virtual, em situações em que elas precisam fazer coisas que colocam a própria vida em risco para provar do que são capazes e serem aceitas.

Com esses filmes você pode matar um pouco da saudade da série enquanto aguarda a estreia da quarta temporada.

Você conhece alguma outra produção que poderia ser um episódio da série, de tão Black Mirror? Conte pra gente aqui nos comentários.

Tweetar
Compartilhar
+1
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning