10 FILMES CLÁSSICOS QUE QUEM AMA CINEMA PRECISA ASSISTIR

YZG | Filmes

21

JUL

Existem alguns filmes que são extremamente marcantes para uma época, influenciando o comportamento de seus fãs, a moda e até as produções cinematográficas que vêm em seguida. Outros trazem temas e debates tão inovadores que tornam-se inesquecíveis para quem assiste. De uma forma ou de outra, são esses os filmes que se tornam clássicos, adorados por gerações e lembrados como verdadeiras obras da sétima arte.

O Yázigi preparou uma lista com 10 filmes que são “obrigatórios” para qualquer cinéfilo ou mesmo para quem estiver interessado em conhecer algumas das mais incríveis produções do cinema. Confira:

O GABINETE DO DR. CALIGARI (1920)

“O Gabinete do Dr. Caligari” é um filme expressionista alemão que marcou uma era extremamente rica na produção de cinema de horror. Esses filmes carregam o pessimismo do pós-guerra na Alemanha, quando o país vivia um momento sombrio após a derrota do país. O período rendeu muitas produções cheias de sombra e terror, como essa obra-prima sobre uma misteriosa figura chamada Dr. Caligari, que apresenta um show com um homem sonâmbulo, Cesare, em famosas feiras pela Europa. A cada cidade visitada pelos dois, diversos assassinatos ocorrem, sempre sob as mesmas misteriosas circunstâncias.

O MÁGICO DE OZ (1939)

Adaptação do livro de mesmo título publicado em 1900, a versão de “O Mágico de Oz” para o cinema foi um dos primeiros filmes produzidos com technicolor, técnica de colorização de filmes que se tornaria bastante popular no período, e um dos mais marcantes de toda a história do cinema norte-americano. Traz a história da garotinha Dorothy, que é levada para a terra mágica de Oz com seu cachorro Totó, depois de um tornado passar pela fazenda de sua família no Kansas. Em sua jornada tentando voltar para casa, através da Estrada de Tijolos Amarelos, ela encontra um espantalho que precisa de um cérebro, um homem de lata sem um coração e um leão covarde que precisa de coragem.

CANTANDO NA CHUVA (1952)

“Cantando na Chuva” é um dos maiores clássicos do cinema musical e lembra a era de ouro do cinema-mudo em Hollywood. Don Lockwood e Lina Lamont são dois dos mais famosos atores hollywoodianos do período, com filmes de muito sucesso de público. Mas com a chegada do cinema falado, os dois precisam adaptar as suas performances para a nova forma de fazer filmes, a fim de manter o próprio estrelato. As canções e as cenas de dança do ator que interpreta Don, Gene Kelly, são referências importantíssimas para musicais até hoje, consagrando o filme como obra clássica do cinema dos anos 50.

2001: UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO (1968)

“2001: Uma Odisséia no Espaço” é um dos mais icônicos filmes de ficção científica do século 20. Recebeu 4 indicações ao Oscar e venceu na categoria de Melhores Efeitos Visuais, extremamente inovadores para o período em que foi produzido. O filme inicia-se na pré-história, quando um monólito negro, uma espécie de rocha gigante, dá os primeiros sinais da interferência de uma nova civilização no planeta Terra. Quatro milhões de anos depois, uma equipe de astronautas é enviada a Júpiter na nave Discovery para investigar outro misterioso monólito. A nave é conduzida pelo computador Hal 9000, que no meio da viagem, passa a “responder” aos comandantes de forma suspeita e tenta assumir controle total sobre a expedição.

ET: O EXTRATERRESTE (1982)

"ET: O Extraterrestre" é um filme definitivamente marcante para quem viveu a infância durante os anos 80 e 90. Traz a história de um garotinho de 10 anos da Califórnia, Elliot, que acolhe um alienígena perdido na Terra para evitar que ele seja capturado e usado como cobaia para experimentos do serviço secreto americano. É uma narrativa de ficção científica com espaço para uma história de amizade sincera, ao longo da jornada de Elliot para levar o ET de volta para o seu planeta.

DE VOLTA PARA O FUTURO (1985)

“De Volta para o Futuro” traz a história de Marty McFly, um adolescente que é transportado para 1955 através de uma falha em um experimento de viagem no tempo feito pelo cientista Doc Brown. Marty acaba encontrando os próprios pais, Lorraine e George, quando tinham a idade dele, e a convivência com a sua mãe “adolescente” faz com que ela se apaixone por ele, colocando em risco a sua própria existência no futuro. Marty acaba assumindo o papel de “cupido” para os seus pais para garantir a sua volta ao futuro com segurança.

CURTINDO A VIDA ADOIDADO (1986)

O filme “Curtindo a Vida Adoidado” tem como protagonista o adolescente Ferris Bueller, que tem a “incrível habilidade” de matar aulas sem ser pego. No dia anterior à sua formatura, ele, a namorada e seu melhor amigo fogem para um dia de diversão pelas ruas de Chicago. Mas o diretor do colégio, Ed Rooney, está determinado a não deixar Ferris sair dessa sem nenhuma punição, e corre atrás do trio para pegá-los matando aula no ato. É uma divertida história sobre ser jovem e curtir a vida sem se importar com as regras.

FORREST GUMP (1994)

“Forrest Gump” é um clássico atemporal. O protagonista, Forrest Gump, é um simpático contador de histórias que divide a sua vida com quem se senta ao seu lado em um parque. Cada uma dessas histórias o coloca presente em momentos-chave da história dos Estados Unidos, desde o escândalo de Watergate até ensinar movimentos de dança para Elvis Presley, e revela o seu amor pela mãe e sua melhor amiga Jenny. É um filme sensível e divertido sobre um homem amável que sai do interior do Alabama para viver uma incrível jornada.

MATRIX (1999)

“Matrix” é um filme que revolucionou a ficção científica do século 20. Começa com a história de um jovem programador que tem uma vida dupla atuando também como hacker, com o apelido de Neo. Ele tem recorrentes pesadelos, nos quais sempre está conectado por cabos a um imenso sistema de computadores do futuro, o que faz com que ele passe a questionar a realidade a seu redor. Os misteriosos Morpheus e Trinity cruzam o seu caminho e ele descobre que é vítima da Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas e cria a ilusão de um mundo real para usar os seus cérebros e corpos para produzir energia. Representativo do estilo cyberpunk, o filme é uma obra extremamente bem conceituada, influenciando pesquisas e novos olhares sobre a era da informação.

QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO? (2009)

O protagonista de “Quem Quer Ser um Milionário?” é Jamal, um rapaz de 18 anos que vive uma vida muito difícil, convivendo com a violência e a miséria na Índia. Ele participa da versão indiana de um programa de TV de perguntas e respostas chamado "Quem Quer Ser um Milionário?”. Sua experiência de vida o ajuda a responder as perguntas do programa e ele acaba vencendo o prêmio máximo, mas a polícia desconfia da honestidade de Jamal. Ele deve, então, provar a sua inocência para recuperar o que é seu por direito. O filme revela questões de choque da cultura indiana com a ocidental e situações representativas da profunda desigualdade social do país.

Quais desses clássicos você já assistiu? Conta pra gente nos comentários! Não deixe de conferir também os 7 road movies que você precisa assistir.

Tweetar
Compartilhar
+1
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning