7 COISAS QUE VOCÊ PRECISA FAZER PARA SER UM YOUTUBER DE SUCESSO

YZG | Entretenimento

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FEV

Viagens internacionais, aparições em comerciais de televisão, carros importados e milhões de reais caindo na conta corrente.

Sim, com certeza os itens acima são corriqueiros na vida de um youtuber que se tornou celebridade. Porém, para se dar bem no YouTube, não é necessário bater recordes de visualizações e conquistar fãs mundo afora.

O principal termo associado ao sucesso na plataforma é a relevância. Imagine que você possui um canal com 100 mil inscritos, o que não é muito perto dos grandes expoentes do YouTube, porém esses 100 mil são muito ativos: assistem a todos os vídeos, compram o que você recomenda e comentam tudo o que você posta. Com esses números você se torna alguém influente no seu nicho e já é capaz de receber a atenção de muitas marcas.

Portanto, ser um youtuber de sucesso não significa apenas ter milhões e milhões de inscritos, mas também oferecer um conteúdo relevante que cative certo público. Nos itens a seguir, nós te damos algumas dicas para produzir vídeos de qualidade. Confira!

Escolher um tema

O primeiro passo é definir o eixo temático do canal, que pode ser música, cinema, literatura, esportes, games, política e por aí vai. Você também pode criar esquetes de comédia, pequenos curtas de terror ou romances com mais de uma hora de duração. São muitas as possibilidades, e você precisa encontrar a que mais te motiva a seguir com o projeto.

Por mais que no futuro você aborde outros assuntos, chame convidados e se arrisque em outras áreas, é fundamental que, desde o começo, seu canal possua um foco. As pessoas precisam saber que tipo de conteúdo encontrarão ao acessar sua página!

Definir um estilo

Invista na construção da sua marca! Pense em um nome e produza uma logo que represente de fato o seu canal. Busque referências nos principais expoentes do seu nicho, entendendo como eles fazem o próprio conteúdo. A partir disso, crie um estilo só seu, que demonstre a relação que possui com os temas tratados nos vídeos e transmita a sua identidade para o público.

Definir um público alvo

Simplesmente publicar o conteúdo para qualquer pessoa assistir não é o mais correto; é fundamental definir um público que o canal procura atingir. Com os resultados dos vídeos, você consegue acessar a plataforma e visualizar dados sobre gênero, faixa etária e localização do seu público, por exemplo. Utilize essas informações para produzir cada vez mais um conteúdo que se aproxima das preferências de quem o assiste. Com isso você se torna mais relevante para aquele determinado grupo, crescendo em número de inscritos e de visualizações.

Ser especialista na sua área

Para levar um conteúdo relevante até seu público, é fundamental estudar e se especializar nos assuntos de que você fala. Há certos temas delicados que pedem um aprofundamento maior, como a ciência e a política. Se o seu canal for focado em performances - artísticas, criativas ou de games, por exemplo - é essencial praticar bastante e estar cada vez melhor cantando, atuando ou jogando!

Investir em qualidade técnica

Por mais que haja exemplos de youtubers que alcançaram o estrelato gravando com uma webcam simples em casa, saiba que qualidade é muito importante. Faz toda a diferença se você aplicar técnicas de fotografia e captação de som aliadas a equipamentos profissionais, como câmeras, microfones e iluminação artificial.

Pense que a falta de rigor técnico pode fazer com que o público se desinteresse e nem assista aos seus vídeos, deixando o tema em segundo plano. Gravar um vídeo com qualidade técnica não quer dizer apenas ter as câmeras mais caras do mercado. É completamente possível cuidar dos elementos visuais sem gastar tanto; basta que você se prepare para isso!

Saber utilizar a plataforma

O Youtube não deve ser apenas a rede social em que você faz os uploads dos seus vídeos para as pessoas assistirem. É preciso que você o entenda como uma plataforma que segue regras próprias para o seu funcionamento. Por isso, estude o máximo que puder sobre tagueamento, monetização e direitos autorais, por exemplo. Não são exatamente todas as informações relativas ao algoritmo que estão disponíveis, porém é possível utilizar o que se tem para fazer um uso do YouTube mais profissional e estratégico.

Adaptar-se às tendências

Para se dar bem no YouTube, é fundamental que você também assista ao YouTube. Fique por dentro das principais tendências no Brasil e pelo mundo. Veja o que as pessoas estão fazendo e procure adaptar o que mais couber no seu canal. É claro que não deve fugir à sua proposta, mas é possível seguir as trends do momento e manter o seu estilo.

Ouça o seu público

Monitore constantemente os dados sobre inscrições, visualizações e compartilhamentos. Além disso, leia os comentários! Saiba o que dá certo e o que não funciona tão bem. Considere as opiniões dos fãs e dos haters. A partir disso tudo, aprimore o conteúdo pensando sempre no que você pode fazer para torná-lo mais relevante para as pessoas que o seguem.

Bônus: expandir o seu público

Não é porque você mora no Brasil que, necessariamente, precisa fazer um conteúdo restrito ao português, não é mesmo? Que tal criar vídeos em inglês e atingir mais pessoas mundo afora? Nós te damos algumas inspirações para ajudar. Confira!

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