4 DICAS PARA LIDAR MELHOR COM A VOLTA ÀS AULAS

YZG | Entretenimento

08

FEV

As férias estão acabando e as aulas já estão batendo à porta. Para alguns, esse momento faz imaginar a saudade das maratonas de séries que logo se tornarão maratonas de estudos. Mas você não tem motivos para ficar apreensivo, OK? Nós organizamos uma série de dicas para você levar o novo ano letivo e a rotina corrida com muita tranquilidade. Se liga!

Crie uma rotina de estudos

Mesa com planner, celular e despertador

Aproveitar as primeiras semanas de aula para organizar a sua rotina de estudos pode ser fundamental para começar (e continuar) o ano com o pé direito. Concentre-se em determinar em quais horários do dia você irá pegar firme nas revisões dos conteúdos das aulas, evitando acumular as matérias para a véspera da prova.

Para isso, faça da agenda a sua melhor amiga! Vale comprar uma bem simples, de papel, ou pesquisar um pouquinho para encontrar um app que possa ajudar você a ter suas tarefas sempre à mão. Criar o hábito de anotar as provas e trabalhos, assim como seus afazeres diários, com certeza vai ajudar você a não deixar passar nenhum compromisso ou data importante.

Já para aqueles que não curtem essa ideia, vale investir em opções de organização mais visuais, como calendários de parede bem coloridos, ou mesmo usar os famosos post-its, por exemplo. Assim é mais fácil se lembrar das provas que estão chegando e não deixar de estudar tudo o que precisa.

Organize seu material e um cantinho de estudos

Menina estudando em mesa usando um notebook e anotando em um caderno

Não tem quem fique desanimado ao comprar os materiais e itens de papelaria para encarar o ano letivo. Que tal começar a organizar os seus? Antes de ir às compras, confira os cadernos que você pode reaproveitar ou onde você pode encontrar os livros didáticos por um preço mais em conta, por exemplo.

Vale dar uma olhadinha na grade de matérias e ter certeza de que você terá todos os cadernos necessários ou se o seu fichário tem a quantidade de divisórias adequadas - afinal, anotar as coisas em qualquer lugar é a receita para a bagunça quando o conteúdo começar a se acumular.

Aproveitar os dias antes do início das aulas para dar uma “geral” e organizar o quarto também é uma boa. Assim você pode guardar os materiais antigos de maneira adequada e deixar espaço livre para as novas apostilas. Ainda, é interessante preparar um cantinho de estudos, caso você não tenha um.

Certifique-se de que a mesa é adequada para sua postura, a cadeira é confortável e o ambiente tem uma boa iluminação. Estudar em um espaço organizado e apropriado, sem muito barulho ou movimentação intensa, pode fazer a diferença nas suas notas!

Deixe velhos hábitos para trás

Menina comendo salada sentada em cima de uma toalha estendida sobre um gramado

É hora de encarar a realidade: maus hábitos podem afetar o seu rendimento na escola e, aos poucos, comprometer as suas notas de uma maneira muito grave. Pode parecer óbvio, mas ir para cama mais cedo trará menos dificuldades na hora de acordar, e você se sentirá mais disposto pela manhã, prestando mais atenção na aula também.

Nos primeiros dias, levantar cedo será um desafio, já que as férias fizeram seu organismo se acostumar a ir deitar e levantar mais tarde, mas não vale desistir! A dica é ir para a cama cada dia um pouquinho mais cedo e, aos poucos, você irá se acostumar com a rotina novamente - e o horário não será mais uma tortura tão grande.

Uma alimentação saudável também pode ser a chave para um ano mais produtivo. Deixe de lado os alimentos mais gordurosos e privilegie uma dieta mais balanceada, preferindo frutas, legumes e lanches mais leves. Beber a quantidade de água necessária também faz bem para a saúde. Assim, além de mais disposto, você também melhora o seu humor e, de quebra, passa longe daquela gripe chata! Corpo são, mente sã, certo?

Defina novas metas

Mão feminina segurando planner escrito Make it happen

Um ano novo é a oportunidade perfeita para rever tudo aquilo que não deu muito certo no ano passado - assim como as pequenas atitudes que fizeram a diferença. Aproveite os dias antes da volta às aulas para refletir um pouquinho sobre os seus deslizes, e escreva todas as atitudes que podem ajudar você a garantir um ano melhor. Além de dormir mais cedo, que tal manter o quarto sempre organizado na sua lista?

A sua bucket list também pode incluir outras metas pessoais, como ler ao menos um livro a cada mês ou praticar exercícios físicos em alguns dias da semana, por exemplo. O importante é colocar no papel quais são as expectativas para o novo ano! A sensação de riscar tarefas tão bacanas da sua lista deixará você muito mais orgulhoso, otimista e determinado. ;)

E você, está pronto para voltar às aulas com tudo? Aproveite e comece a relembrar alguns conteúdos de inglês que não podem fazer falta para você mandar bem:

O que são question tags? Como utilizá-las?

Neither ou either? Qual a diferença?

Os 8 principais clássicos da literatura norte-americana

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um cidadão do mundo!

Tweetar
Compartilhar
+1
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning