TRADIÇÕES DO MUNDO: INGLATERRA

YZG | Cultura

22

MAR

A Inglaterra é um país de cultura riquíssima, com costumes que datam de séculos atrás e ainda marcam os hábitos de seu povo. Com uma longa história desde o século V, não faltam motivos para a singularidade dos costumes ingleses.

Quer conhecer algumas das mais legais tradições da Inglaterra? O Yázigi separou o que há de mais interessante no dia a dia dos ingleses para você. Take a look:

Chá

Tradição na INglaterra - Chá

É impossível começar a falar sobre a cultura da Inglaterra sem mencionar o famoso chá das cinco. Com origem na corte real do século XIX, a bebida é parte integral do dia a dia dos ingleses, consumido diversas vezes ao dia (e não só às cinco horas da tarde). A loucura dos ingleses pelo chá é tanta que durante a Copa do Mundo de 2014, foi identificado um aumento massivo no gasto de energia pelo uso de chaleiras elétricas durante os intervalos dos jogos do time da Inglaterra. A companhia elétrica National Grid precisou manter-se alerta ao fuso horário brasileiro para garantir que não houvesse uma queda de energia pela alta demanda.

O chá britânico tradicional é o chá preto, servido normalmente com leite e acompanhamentos típicos como scones e pudim de Yorkshire com geléia.

Os Bank Days

Tradição na Inglaterra - Os Bank Days

Na Inglaterra, os feriados normalmente não acontecem em um dia determinado, e sim em uma segunda-feira para garantir o fim de semana prolongado. Se algum feriado tiver um dia fixo no ano, ele pode ser “substituído” por um dia de folga na segunda-feira seguinte. A maior parte dos bancos e comércio fecham nos dias de feriado, e por isso eles são chamados de bank holidays.

O Dia do Trabalho é um desses feriados, comemorado sempre na primeira segunda-feira do mês de maio e chamado de May Day. As temperaturas costumam estar mais amenas no período e as celebrações da data envolvem muitas atividades ao ar livre: uma delas é assistir (ou mesmo dançar) a tradicional Morris Dancing, dança folclórica feita com lenços e espadas de origem no século XV.

Competições inusitadas

Tradições da Inglaterra - Competições inusitadas

Muita gente ainda não sabe, mas acontecem pela Inglaterra algumas das competições mais inusitadas do mundo. Uma delas é o Campeonato Mundial de Caretas (World Gurning Championship), que acontece desde 1267 na cidade de Egremont, no condado de Cumbria. A competição é parte de uma feira tradicional da cidade e tem regras bem simples: o participante deve subir ao palco com um arreio de cavalo ao redor do pescoço e fazer a sua “cara mais feia possível”, a ser analisada por uma comissão julgadora local. Quem conseguir superar todos os outros competidores, ganha um troféu pela sua careta.

E que tal correr e virar panquecas em uma frigideira ao mesmo tempo? Na cidade inglesa de Olney, é assim que se celebra o Shrove Day desde 1445. Vamos explicar: em toda terça-feira que precede a Quarta-feira de Cinzas é comemorado na Inglaterra a Shrove Tuesday, ou “terça-feira gorda”, que marca o dia anterior ao início da tradição cristã da Quaresma em que os fiéis deveriam confessar os seus pecados. Após as confissões, banquetes eram feitos com os alimentos que não poderiam ser consumidos durante o período, entre eles leite, ovos e manteiga, exatamente os ingredientes necessários para fazer panquecas.

A tradição de comê-las nesse dia é levada ao extremo em Olney, onde acontece uma corrida em que as mulheres da cidade devem correr com as panquecas na frigideira e virá-las no mínimo 3 vezes durante o percurso determinado. As competidoras devem usar aventais típicos para a corrida.

Já a capital do país levou o recorde no Guiness Book em uma outra competição um tanto incomum: no norte do rio Tâmisa, em Londres, aconteceu a maior corrida de patinhos de borracha já registrada: a Great British Duck Race. Em 2009, a competição reuniu mais de 200 mil patinhos, conquistando o título de maior corrida de patos de borracha do mundo. O evento aconteceu em prol de diversas instituições de caridade da Inglaterra, com cada pato “competidor” vendido a uma libra, e ainda acontece em diversas cidades pelo país.

Veja também tradições do Canadá

E que tal conhecer todas essas tradições de perto? Aqui no Yázigi, você aprende inglês para conversar na Inglaterra e em qualquer lugar do mundo. Aceite o nosso Desafio e deixe o idioma levar você para onde quiser. Inscreva-se no site e concorra a uma experiência internacional por mês.

Tweetar
Compartilhar
+1
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning