THANKSGIVING: CONHEÇA TUDO SOBRE O TRADICIONAL FERIADO NORTE-AMERICANO

YZG | Cultura

21

NOV

Em filmes e seriados norte-americanos, é comum ver os personagens celebrando um feriado desconhecido para os brasileiros: o Thanksgiving ou Dia de Ação de Graças. Celebrado nos Estados Unidos e no Canadá, esse dia é uma parte muito importante da história e cultura dos dois países. Hoje o Yázigi traz para você todos os detalhes sobre o Thanksgiving:

HISTÓRIA

Nos Estados Unidos, o Dia de Ação de Graças foi declarado feriado nacional em 1939 pelo presidente Roosevelt, comemorado na última quinta-feira de Novembro. Sua origem é de 1620, quando imigrantes ingleses comemoravam uma farta colheita em uma plantação em Plymouth, Massachusetts, e convidaram os índios nativos americanos para dividir os alimentos e celebrar com eles. Esse ano, o Thanksgiving acontece em 24 de Novembro.

O feriado virou símbolo da gratidão e da solidariedade, que abre a temporada de festas de fim de ano, algumas semanas antes do Natal e do Ano Novo. A maior parte das pessoas comemora com a família ou amigos próximos, cozinhando uma grande refeição caseira e aproveitando para agradecer pelo tempo passado com pessoas queridas. Muitos aproveitam também o dia para participar de projetos de caridade para os menos afortunados.

No Canadá, o Dia de Ação de Graças é ligado às tradições europeias de festejar as boas colheitas após um inverno rigoroso. É comemorado normalmente na segunda-feira da segunda semana de Outubro, e esse ano aconteceu no dia 10. As celebrações são similares nos dois países, voltadas principalmente para o agradecimento e os momentos dedicados à família.

CELEBRAÇÃO

Além do famoso e farto jantar, uma das comemorações mais famosas do Thanksgiving nos Estados Unidos são os desfiles que acontecem nas principais cidades do país, com carros alegóricos temáticos e presenças de celebridades, televisionados nacionalmente. O desfile mais conhecido é a Macy’s Thanksgiving Day Parade que acontece em Nova Iorque e encerra-se com o aguardado carro do Papai Noel anunciando a chegada do Natal.

Outras cidades com desfiles tradicionais são Detroit, Filadélfia e Chicago. No Canadá, o festival Kitchener-Waterloo Oktoberfest (baseado no conhecido festival alemão Oktoberfest) acontece no período do Thanksgiving nas cidades de Kitchener e Waterloo, na região de Ontário, e parte de sua programação é o desfile tradicional do feriado, o maior do país.

A National Thanksgiving Turkey Presentation é outra celebração típica dos Estados Unidos: desde os anos 1940, o presidente em exercício é presenteado na Casa Branca com um peru em todo dia de Ação de Graças. A tradição iniciada pelo presidente Ronald Reagan em 1989 é de “poupar” o peru e mandá-lo para uma fazenda, ao invés de usá-lo para o jantar.

Nas escolas e universidades americanas, o Thanksgiving é um feriado que pode durar de quatro a cinco dias, sendo um período comumente aproveitado para viagens ao redor do país para encontrar e reunir toda a família. No Canadá, a tradição de encontrar os entes queridos é semelhante, mas o feriado é um pouco menor, com apenas três dias normalmente usados para descanso ou viagens curtas. Algumas famílias também celebram o dia de Ação de Graças com rituais próprios de sua religião.

COMIDA TÍPICA

O feriado de Thanksgiving é conhecido pela enorme variedade de pratos que compõem o jantar típico, que pode se estender por várias horas. Alguns dos pratos mais comuns são o peru, assado por várias horas e servido com stuffing (recheio semelhante à nossa farofa), o purê de batatas, o molho gravy, feito com caldo de carne e o molho de cranberry, que oferece um contraste agridoce ao paladar ao ser servido com os pratos salgados.

As sobremesas típicas da data são as famosas tortas: torta de abóbora (um pouco mais picante na versão canadense), torta de maçã, torta de noz pecã, dentre outras. Cookies com decoração tradicional e cheesecakes também podem ser encontrados na mesa de Thanksgiving.

Quer conhecer os Estados Unidos e o Canadá? O Yázigi Travel tem o programa ideal para você. Get up e vem ser um cidadão do mundo!

Tweetar
Compartilhar
+1

Cursos Relacionados

©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning